F1: Bortoleto reconhece dificuldades nos EUA; piloto também foi multado
Em fim de semana ruim, Gabriel Bortoleto diz que Circuito das Américas é o primeiro a lhe trazer dificuldades; brasileiro foi multado por excesso de velocidade no pit lane
Gabriel Bortoleto não se deu bem no Circuito das Américas, palco do GP dos Estados Unidos — pelo menos nos treinos e classificação. O brasileiro, em entrevista para o Motorsport após o Q3, reconheceu as suas dificuldades na pista texana. Para pior a situação, Bortoleto ainda levou uma multa de 100 euros por excesso de velocidade no pit lane.
"Acho que está claro para mim, é só uma dificuldade, sabe, é o primeiro fim de semana do ano em que realmente sinto que estou com dificuldades em uma pista de corrida", disse Bortoleto.
"Honestamente, desde Melbourne, que foi minha primeira corrida com este carro, eu tinha muita confiança em levá-lo ao limite, mas neste fim de semana eu estava com zero confiança, sabe. Sinto que toda vez que vou levá-lo ao limite, vou perdê-lo", comentou o brasileiro.

Gabriel Bortoleto, Sauber
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
"Sabemos que com o nosso carro ele funciona em uma janela muito estreita e sinto que consegui encontrá-la agora na última volta. Mas, sabe, era tarde demais e também para mim... Veja bem, meu primeiro e segundo setores não são tão ruins, mas depois você vai para o terceiro setor, onde você realmente precisa estar confiante em levar o carro ao limite, eu simplesmente sinto que ainda não cheguei lá. Então, é isso."
Bortoleto disse que estava usando uma configuração similar a de Hulkenberg. Contudo, o brasileiro confirmou que chegou a testar a configuração do colega de equipe, mas não a achou rápida para o seu estilo de pilotagem.
"[...] Temos usado configurações parecidas, só que para ele tem dado certo, mas tem sido assim o ano todo. Não usamos exatamente a mesma configuração, cada um de nós tenta encontrar uma boa. E para ele, neste fim de semana, ele se mostrou muito confortável com o carro. Quando tento usar o que ele está usando, simplesmente não sinto que seja rápido o suficiente para mim, então tento encontrar outra coisa e acho que foi um pouco tarde demais no fim de semana"
Finalizando a entrevista, Bortoleto reforçou que vê que o problema deste fim de semana está nas dificuldades no fim do setor 2 e todo o setor 3.
"Sinto que vou perder o controle o tempo todo [no setor 3], sinto que estou com understeer e o carro simplesmente não está conectado com o meu jeito de pilotar neste fim de semana. E, honestamente, preciso que eu me adapte ao carro, não é o carro se adaptando ao piloto. Essa também não é a mentalidade que eu deveria ter", concluiu o brasileiro.
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.