F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”
Jovem piloto argentino mudou de opinião sobre o incidente envolvendo as ordens da equipe francesa nas últimas voltas de Austin

Após desobedecer a ordem da equipe no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, Franco Colapinto, piloto argentino da Alpine, mudou de opinião e afirmou que "as instruções da equipe devem sempre ser seguidas, não importa o que aconteça".
Apesar de ter parado antes de quase todos na corrida de Austin, na 13ª volta, Gabriel Bortoleto, da Sauber, pressionou Colapinto nas últimas 10 voltas, enquanto o brasileiro tentava 'escapar' do último lugar.
No entanto, Colapinto se viu preso atrás do companheiro de equipe Pierre Gasly, que ele estava alcançando por 0,7s por volta, quando Alpine o instruiu a manter as posições na volta 54. O argentino respondeu: "Espera, o quê? Manter posições? Mas ele é lento!"
Colapinto ultrapassou Gasly apesar da ordem da equipe e terminou em 17º, à frente de Bortoleto, com o francês terminando em último.

Pierre Gasly, Alpine, Franco Colapinto, Alpine
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
Agora, a Alpine parece ter repreendido seu piloto pelo comportamento na pista.
"A situação da equipe no domingo foi discutida internamente e está claro que as instruções da equipe devem ser sempre seguidas, não importa o que aconteça", disse Colapinto na prévia do GP do México da Alpine. "Estamos todos juntos e trabalhando com o mesmo objetivo de continuar melhorando a cada sessão e a cada fim de semana de corrida".
Isso contrasta fortemente com os comentários pós-corrida do novato no Circuito das Américas. "Eu tinha um ritmo um pouco mais forte do que o Pierre na última passagem e Bortoleto estava bem atrás, atacando com muita força, e ele era muito mais rápido do que nós", destacou Colapinto nos EUA.
"Eu não podia ajudar com a lentidão do Pierre, então acho que foi o melhor para a situação me colocar na frente e tentar não deixar os dois carros para trás".
"Eles nos deixaram correr em outras pistas; acho que aqui, na situação em que eu estava - fui muito atacado por Bortoleto -, provavelmente foi melhor me colocar na frente, caso contrário, seríamos ultrapassados pelos dois. Só precisamos ter todos os dados e analisar cada momento da corrida".
Perguntado se ficou surpreso ao receber uma ordem de equipe pela 17ª posição, Colapinto respondeu diplomaticamente: "Não sei - acho que a equipe está se esforçando muito para ser forte no próximo ano e estamos analisando todas as situações e tentando melhorar nelas".
"São esses momentos que são muito importantes em um fim de semana, e mesmo que não seja para ganhar pontos, estamos tentando fazer a melhor escolha possível todas as vezes".

Pierre Gasly, Alpine, Franco Colapinto, Alpine
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
Independentemente desse drama, a fase mais difícil da história da Alpine continua, já que a equipe terminou os últimos quatro GPs com seus dois carros fora das 15 primeiras posições.
"Foi um fim de semana desafiador em Austin, onde tive muitas dificuldades com o carro", declarou Colapinto no último comunicado à imprensa. "Com apenas uma sessão de treinos, as condições complicadas e a incapacidade de encontrar o equilíbrio certo, tudo isso contribuiu para um fim de semana difícil para mim".
"Precisamos entender melhor por que tivemos tantas dificuldades com o carro e trabalhar para corrigir isso daqui para frente, mesmo sabendo que teremos um final de ano difícil com o pacote que temos", concluiu.
Reportagem adicional de Ronald Vording
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.