F1: Como uma "filosofia diferente" ajudou a Red Bull a liberar o potencial do RB21
Segundo Verstappen, o novo assoalho introduzido em Monza corresponde apenas a uma pequena parte da melhora da equipe

Depois de enfrentar dificuldades na primeira metade do ano com um carro que operava em uma janela muito estreita, a Red Bull deu uma guinada nas últimas corridas. Max Verstappen conquistou duas vitórias consecutivas na temporada 2025 da Fórmula 1 e diz que o avanço no desempenho é mais do que apenas peças novas.
Com duas vitórias dominantes em Monza e Baku, e uma largada na primeira fila em Singapura, a Red Bull demonstrou um progresso significativo nas últimas semanas. Isso até faz de Verstappen um fator em potencial na luta pelo título - embora o próprio holandês não queira se empolgar muito ainda.
O fim de semana do GP de Singapura demonstrou, até agora, que o ressurgimento da Red Bull não se limita a pistas de baixo consumo de combustível, como Monza e Baku.
Singapura exige uma configuração de alto downforce e, mesmo com essa configuração, a equipe se manteve competitiva, pelo menos em ritmo de classificação. Verstappen terá que largar atrás de George Russell - , em parte devido ao seu momento de frustração com Lando Norris - , mas ele ainda está à frente das duas McLarens.
Verstappen "não poderia ter imaginado isso" em Zandvoort
"Funcionou muito bem", disse Verstappen quando perguntado se o teste de alto downforce para a Red Bull tinha saído como planejado. "Se você tivesse me dito antes do fim de semana que as coisas seriam assim, eu teria assinado o contrato imediatamente. Essa sempre foi uma pista muito difícil para nós. O fato de estarmos lutando seriamente pela pole position já é um sinal muito bom".
Isso destaca a tendência ascendente - uma que nem mesmo o próprio Verstappen poderia ter imaginado em Zandvoort. "Ninguém esperava isso, para ser honesto. Mas, é claro, há razões pelas quais as coisas estão funcionando melhor agora. Só não posso dizer quais são essas razões", acrescentou com um sorriso.
Acredita-se que um dos motivos seja o novo assoalho que a Red Bull introduziu em Monza. Ele ajudou, mas Verstappen deixou claro durante sua coletiva com a mídia holandesa no paddock de Singapura que esse não é o fator principal.

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Mark Thompson / Getty Images
"Bem, tudo ajuda, é claro, mas esse não é o motivo total", explicou. Perguntado sobre qual é o fator mais importante, Verstappen respondeu: "Uma filosofia diferente".
Isso se refere a uma nova abordagem de trabalho - que parece estar dando resultado nos últimos finais de semana. Verstappen não quer entrar em detalhes, mas a Red Bull não precisou reformular completamente a configuração do carro depois da sexta, algo que acontecia com frequência no início desta temporada. "É isso mesmo. Agora podemos ajustar melhor o carro durante o fim de semana, e isso é o mais importante".
O RB21 tinha (muito) mais potencial no início deste ano?
Naturalmente, isso levanta outra questão importante: será que esse potencial estava no carro o tempo todo? É um cenário de "e se" que, em última análise, não muda nada na classificação, mas ainda é intrigante, pois sugere que o RB21 pode não ter sido tão ruim quanto muitos pensavam. Em vez disso, talvez a Red Bull simplesmente não tenha conseguido desbloquear seu desempenho de forma consistente.
Quando perguntado sobre essa teoria pelo Motorsport.com, Verstappen a confirmou pela primeira vez: "Isso está bem claro, sim. Mas não há nada que possamos fazer sobre isso agora".

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
Ele admitiu que, com as lições que a Red Bull aprendeu nas últimas semanas, a equipe poderia ter extraído mais do seu desafiante de 2025 no início do ano. "No início da temporada, com certeza - com certeza", admitiu Verstappen.
Esse conhecimento pode ter chegado tarde demais para um quinto título mundial, mas tornou a Red Bull muito mais competitiva nos estágios finais da temporada. Quando perguntado se Singapura prova que a Red Bull agora pode ser competitiva em qualquer circuito, Verstappen acrescentou uma pequena nota de cautela.
"Você ainda precisa encontrar a configuração ideal a cada fim de semana", explicou. "As diferenças são tão pequenas agora que um pequeno erro na configuração ou qualquer outra coisa pode ter grandes consequências. Temos que analisar isso cuidadosamente a cada fim de semana".
Ainda assim, Verstappen reconheceu que a execução aprimorada da equipe é um grande ponto positivo nesse sentido, tornando muito mais provável acertar o ponto ideal. "Essa é definitivamente a coisa mais encorajadora, sim".
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.