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F1 declara uso obrigatório dos coletes de resfriamento em Austin; saiba mais

Aqueles que optarem por não colocar o sistema, deverão adicionar 0,5kg ao carro

Charles Leclerc, Ferrari

Depois dos pilotos de Fórmula 1 serem obrigados a usar o colete de resfriamento durante o GP de Singapura (ou carregaram um lastro no carro durante as sessões para aqueles que optassem não usar o sistema), agora o mesmo acontecerá na corrida em Austin, já que há o risco das temperaturas alcançarem mais de 31°C.

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É esperado que a temperatura ambiente durante a Sprint seja de 34°C, o que já ultrapassa o limite imposto pela categoria no documento que declara o heat hazard. No domingo, a máxima prevista é de 31°C.

Com a obrigatoriedade sendo declarada oficialmente nos documentos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para Austin, os pilotos terão as mesmas duas opções do último fim de semana: usar o colete de resfriamento ou adicionar uma carga de 0,5kg ao carro.

Durante a etapa de Singapura, Charles Leclerc, Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto foram alguns dos pilotos que optaram por usar o sistema que faz uma água gelada circular por partes do macacão, os mantendo resfriados por mais tempo.

No entanto, para o piloto da Ferrari, a baixa temperatura só se manteve por cerca de cinco voltas, enquanto Alonso declarou que se sentiu mais resfriado por pelo menos uma hora.

Lando Norris, McLaren

Foto de: Clive Rose / Formula 1 via Getty Images

"Foi físico, mas, para ser honesto, eu esperava mais", declarou Bortoleto, que já sabia sobre as dificuldades e exigências das altas temperaturas de Singapura.

"Não sei se o colete de resfriamento tem algo a ver com isso, mas definitivamente todo mundo estava dizendo que seria a corrida mais difícil do ano e, sei lá, simplesmente não parecia. Mas ainda assim foi difícil".

"Liguei [o colete] nas primeiras 10-15 voltas e depois disso ele fica bem quente, então é melhor desligá-lo".

Enquanto isso, Max Verstappen e Lewis Hamilton foram dois pilotos que criticaram bastante o uso do sistema. As principais críticas são referentes ao conforto do piloto dentro do carro com os tubos, apesar de finos. As pernas e tórax ficam ainda mais apertados em um cockpit que já é bastante pequeno.

Além disso, como relatado por Bortoleto, a água que circula pelos tubos esquenta rapidamente e, assim, o efeito pode ser contrário.

BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA

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