Recomendado para você

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Benedetto Vigna falou sobre má fase da marca na principal categoria do automobilismo em evento para apresentar resultados e metas financeiras

Charles Leclerc, Ferrari SF-25

Charles Leclerc, Ferrari SF-25

Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network

O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, reafirmou o desejo da fabricante de encerrar seu jejum de títulos na Fórmula 1 após apresentar as metas econômicas da marca no Capital Markets Day (Dia dos Mercados de Capitais, em tradução livre), na última quinta-feira, em Maranello.

Leia também:

A equipe italiana, historicamente a mais vitoriosa da F1, não conquista o campeonato de construtores desde 2008, sendo o último título de pilotos conquistado por Kimi Raikkonen, em 2007. Apesar disso, a marca teve sucesso em outras categorias de destaque, sendo inclusive a tual líder do Mundial de endurance e tendo vencido as últimas três edições das 24h de Le Mans. 

O assunto foi abordado no Capital Markets Day da Ferrari, evento no qual a empresa apresenta sua estratégia de longo prazo e metas financeiras. “Da última vez, assumimos o compromisso de vencer nas pistas”, disse Vigna. “Conseguimos isso com o 499P no endurance, mas na Fórmula 1 precisamos melhorar. Precisamos vencer. Devemos isso aos nossos fãs leais em todo o mundo”.

O evento também foi uma oportunidade para a Ferrari apresentar sua visão tanto no lado esportivo quanto no setor automotivo: a fabricante revelou que espera uma receita de 7,1 bilhões de euros (R$44,8 bilhões, na cotação atual) para este ano, com projeção de crescimento para 9 bilhões de euros (R$56,8 bilhões) até 2030, além de lucros ajustados de pelo menos 3,6 bilhões de euros (R$22,7 bilhões).

O presidente da Ferrari, John Elkann, disse: "A Ferrari é única e o é em três dimensões: tradição, tecnologia e corrida. A combinação perfeita dessas três almas define a Ferrari. As corridas, uma história que começou nas pistas há quase 100 anos, definem quem somos. Quero deixar claro: isso é pessoal. Meu compromisso é como presidente, como acionista majoritário e, acima de tudo, como uma pessoa que viveu a Ferrari como uma paixão durante toda a vida". 

"Estou empenhado em garantir que cada decisão que tomarmos possa reforçar a singularidade da Ferrari. Estou comprometido com nosso pessoal, cujo talento e dedicação são a maior garantia para nosso futuro. Com nossos amados pilotos da Ferrari, que nos confiam seus sonhos. E com nossos leais fãs, ansiosos para nos ver vencer na F1, assim como estamos vencendo na Endurance. E é com orgulho que trouxemos para casa o troféu de Le Mans após três vitórias consecutivas", continuou. 

Os lucros projetados ficaram abaixo da taxa de crescimento que a Ferrari havia estimado em 2022, o que provocou uma forte queda nas ações da empresa — resultando no pior dia de negociações tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.

As ações da Ferrari despencaram 15% na Bolsa de Nova York, sua maior queda diária desde que passou a ser negociada lá, em 2015, e caíram mais de 14% em Milão, registrando também a maior perda em um único dia desde sua listagem na Itália, no início de 2016.

Essa queda histórica acabou ofuscando o dia em que a empresa revelou a tecnologia por trás de seu primeiro carro elétrico, previsto para estrear no próximo ano. Durante uma coletiva de imprensa convocada após o impacto negativo no mercado, Vigna comentou: "As pessoas esperavam uma receita maior, isso é claro, mas acho que o mais importante é executarmos aquilo que prometemos. Não podemos assumir compromissos com algo que não somos capazes de entregar". 

“Então, acredito que isso foi algo que o mercado entendeu. Acho também que as pessoas reconhecem as oportunidades — mas precisamos ser prudentes ao aplicá-las", finalizou. 

PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go

 

Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!


 

Artigo anterior F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros