F1: Dos boxes ao P3, Interlagos não foi único palco de remontadas de Verstappen; relembre histórico
Tetracampeão já protagonizou corridas espetaculares em diversos lugares pelo mundo
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Max Verstappen, mais uma vez, mostrou toda sua genialidade em Interlagos em 2025. Largando do pit lane - oficialmente em 19° -, o holandês terminou em terceiro, mesmo fazendo três paradas (uma obrigatória logo no início da corrida, porque seu pneu furou). Agora, o piloto soma 10 verdadeiras 'remontadas' na Fórmula 1. Vamos considerar uma remontada, uma largada na oitava colocação para baixo para terminar no pódio.
Ao todo, Verstappen tem 32 pódios conquistados sem largar entre os três primeiros. Mas vamos considerar que é muito mais fácil fazer apenas uma ou duas ultrapassagens ao longo das corridas do que largar no fundo ou no meio do pelotão e ainda assim levantar uma das taças.
GP de Spielberg de 2016
P8 para P2
Verstappen fez sua estreia em 2016, quando substituiu Daniil Kvyat na Red Bull. Foi o mesmo ano que ele conquistou sua primeira vitória no GP da Espanha, mas sua primeira remontada também aconteceu naquela temporada.
Na corrida austríaca, ainda em Spielberg, Verstappen se classificou apenas como oitavo. O jovem piloto teve problemas com as zebras revisadas do traçado ao longo de todas as sessões de treino livre.
A largada foi boa para o holandês, que se aproveitou bem de um começo complicado de Nico Hulkenberg. Verstappen ficou atrás apenas de Jensen Button, Nico Rosberg e Daniel Ricciardo e rapidamente conseguiu ultrapassar o alemão da Sauber pela quinta posição.
Max foi 'ajudado' por um Safety Car causado pelo abandono de Sebastian Vettel na volta 27 e assumiu a liderança quando os outros carros à sua frente entraram nos boxes. Ele conseguiu manter as duas Mercedes atrás de si com os pneus macios colocados na volta 15 apenas por alguns momentos, antes de Nico Rosberg - e na sequência Lewis Hamilton - ultrapassar a Red Bull #33.
O holandês subiu ao pódio em terceiro, já que a Ferrari enfrentou problemas e não conseguiu desafiar o jovem piloto que ainda estava longe de conquistar seu primeiro título mundial.7
GP da China de 2017
P16 para P3
Na classificação do GP da China de 2017, Verstappen teve problemas de falha de ignição no motor e não conseguiu marcar nenhuma volta rápida ainda no Q1. O holandês ficou apenas com a 19ª posição, antes de Romain Grosjean e Jolyon Palmer serem punidos e depois Antonio Giovinazzi também perdeu cinco posições.
Na corrida, o holandês ultrapassou nove carros em dois minutos, recebendo o título de Piloto do Dia. O piloto se aproveitou de um safety car, batidas de outros competidores e penalidades para, na relargada, estar em terceiro. Com a pista escorregadia, Verstappen terminou em terceiro, conseguindo ultrapassar Ricciardo, mas depois perdendo a posição para Sebastian Vettel.
Foto de: Sutton Images
GP dos Estados Unidos de 2018
P18 para P2
Verstappen teve um problema com a suspensão traseira direita depois de passar pela lombada na curva 15, mas passou para o Q2, se classificando em 15°, antes de ser punido e perder cinco posições no grid por trocar a caixa de câmbio. Ele terminou em 18° porque Pierre Gasly Brendon Hartley foram punidos em 35 e 40 posições.
O holandês teve uma boa largada, conseguindo fazer ultrapassagens e na volta 23, já estava lutando contra Valtteri Bottas pela terceira posição, concretizando mais uma remontada que se destaca na carreira do tetracampeão, que terminou em segundo.
GP da Rússia de 2021
P20 para P2
2021 foi o ano que Verstappen conquistou seu primeiro título, mas isso não significa que seus resultados nas classificações foram perfeitos. Por exemplo, em Sochi, o holandês não conseguiu marcar um tempo de volta e largou apenas em último, isso porque estava com problemas no motor, além disso, ele cumpriu uma penalização de três posições por ter batido em Hamilton uma etapa antes.
Na corrida, na primeira volta, Max ganhou três posições e continuou escalando o pelotão ao longo de toda a prova. O piloto tomou a decisão de parar mais cedo e trocar os pneus por slicks enquanto a chuva parava e a pista secava, isso permitiu o holandês terminar em segundo, atrás de Hamilton.
GP da Hungria de 2022
P10 para P1
No Q3, Verstappen travou os pneus e conseguiu apenas a sétima melhor volta. No segundo stint, o piloto, que estava com problemas na unidade de potência, não conseguiu fazer nenhuma mágica e terminou apenas em décimo.
Com a 'ajudinha' de um VSC, Verstappen conseguiu se aproximar dos rivais e abrir caminho para escalar o pelotão, acionando o DRS. O holandês chegou a disputar posições com Charles Leclerc, mas venceu a corrida.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
GP da Bélgica de 2022
P14 para P1
Essa foi mais uma corrida que o holandês foi punido por exceder o limite de trocas de motor, além disso, perdeu mais cinco posições por trocar a caixa de câmbio, depois de ter feito a pole position.
Na largada, Verstappen e Leclerc rapidamente conseguiram escalar o pelotão, ganhando posições importantes. Ao fim da primeira volta, Max já era o oitavo e seu triunfo foi conquistado logo na volta 12, depois de um safety car.
GP da Arábia Saudita de 2023
P15 para P2
O piloto passou facilmente para o Q2, no entanto, seu carro apresentou problemas mecânicos e Verstappen foi obrigado a abandonar, isso porque seu semi-eixo havia quebrado. O holandês, então, foi apenas o 15° para a largada, se recuperou muito bem para terminar em segundo, atrás apenas do companheiro de equipe na Red Bull, Sergio Pérez.
GP de Miami de 2023
P9 para P1
Na classificação, Verstappen estava pronto para abrir sua volta - e vinha em uma boa -, quando uma bandeira vermelha foi acionada por conta do acidente de Charles Leclerc. O holandês conseguiu apenas o nono melhor tempo.
A largada foi complicada para o tetracampeão, à época estava se encaminhando para o tricampeonato, já que ele perdeu uma posição antes de conseguir escalar o pelotão atrás de Valtteri Bottas e vencer a corrida.
GP de São Paulo de 2024
P17 para P1
Impossível falar de remontadas de Max Verstappen e deixar Interlagos 2024 de fora dessa lista. O piloto mostrou todo seu talento naquele dia depois de ter se classificado em uma posição bastante incomum no sábado - domingo de manhã, por conta da chuva torrencial. O holandês iria largar apenas na 12ª posição, mas decidiu trocar o motor e, com isso, perdeu cinco posições, sendo o 17° na corrida principal.
Naquele dia, a chuva e a bandeira vermelha que o permitiram fazer uma parada sem perder tempo algum sobre os rivais, ele triunfou à frente das McLarens e Ferraris, dividindo o pódio com as duas Alpines.
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP de São Paulo de 2025
Pit lane para P3
Esse ano, Max teve mais um fim de semana difícil no Brasil. A classificação foi simplesmente "uma merda", como o próprio classificou, e marcou a primeira vez que o piloto caiu no Q1 sem ter tido uma batida ou problemas no carro.
Como já estava em 16°, ele decidiu assumir o risco de ser punido e trocou o motor e a configuração de seu carro, que antes havia sido pensada para mais um domingo chuvoso. Verstappen largou do pit lane, sendo o 19°, à frente apenas de Gabriel Bortoleto, para terminar em terceiro, protagonizando ótimas ultrapassagens e sem dar chance de George Russell se defender pelo terceiro degrau do pódio.
DIOGO MOREIRA FALA AO PÓDIO CAST após QUASE TÍTULO em Portugal! MARTÍN VOLTA pós-SHOW de BEZZECCHI?
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.