F1: Equipes testaram em Abu Dhabi novo composto duro da Pirelli para 2023; entenda

Atual C1 virará C0 em 2023, enquanto novo composto será o C1 a partir do próximo ano

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT03

Os testes de pós-temporada da Fórmula 1 em Abu Dhabi foram importantes para além das equipes e dos pilotos, com a Pirelli colocando em jogo pela primeira vez os pneus de 2023, incluindo um novo composto duro que deve ficar entre o C1 e o C2.

Todas as dez equipes puderam colocar na pista dois carros, com ambos utilizando os pneus do próximo ano, o que aumentou a importância da participação dos jovens talentos.

Leia também:

As equipes já haviam feito testes nos TL2 de Austin e do México, mas as sessões eram 'às cegas'. Alguns pilotos usaram os mesmos pneus de Abu Dhabi, enquanto outros usaram versões experimentais.

A alocação de pneus entre os titulares e os jovens foi diferente, com os primeiros recebendo mais jogos.

Titulares - 10 jogos: 1 C1, 1 C2, 3 C3, 3 C4, 2 C5.

Novatos - 8 jogos: 2 C3, 4 C4, 2 C5.

McLaren Pirelli tyres and wheels

McLaren Pirelli tyres and wheels

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Para 2023, os cinco compostos slicks existentes não mudam, com a grande novidade sendo sua construção.

"A especificação de 2023 é diferente em termos de estrutura tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro, principalmente na frente. Trabalhamos muito na estrutura para melhorar a integridade, e reduzir um pouco a pressão do dianteiro em comparação ao que temos no momento".

A Pirelli ainda confirmou que haverá uma sexta escolha de composto em 2023, com o atual C1 virando o C0, e o novo C1 sendo introduzido para preencher a diferença entre o C1 e o C2 de 2022.

"O C0 será usado em circuitos mais duros, provavelmente Silverstone, Suzuka e Catar".

Medium tyres

Medium tyres

Photo by: Erik Junius

A Pirelli deve fazer ainda alguns testes com os carros de 2022 nos próximos meses. O foco deve estar em testes de pista molhada em Paul Ricard e Fiorano, enquanto os slicks devem ser testados em Portimão. Por enquanto, Ferrari, Aston Martin e AlphaTauri participação das sessões, enquanto a Mercedes demonstrou interesse.

Cobertores de pneus e compostos de chuva

Na semana passada, a Comissão da F1 se reuniu para discutir outras questões técnicas envolvendo o regulamento da categoria para 2023 e além. Um dos tópicos discutidos foi a polêmica relativa aos cobertores de pneus, que originalmente deveriam ser banidos em 2024, após a introdução de uma redução na temperatura dos cobertores para o próximo ano.

Testes em Austin e no México, porém, geraram forte reação de pilotos e equipes, que levantaram preocupações sobre colocar os carros na pista com pneus frios. A Comissão da F1 “decidiu adiar quaisquer decisões finais até julho de 2023, permitindo a coleta de dados adicionais".

Além disso, F1 e FIA estão estudando introduzir arcos nas rodas dos carros da categoria em corridas chuvosas para reduzir o problema do spray, que limita a visibilidade dos pilotos e gera um problema de segurança em provas com forte precipitação.

PÓDIO: Verstappen vence e LECLERC SEGURA PÉREZ pra ser vice-campeão em Abu Dhabi! VETTEL pontua

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'treta' entre Verstappen e Pérez no GP de São Paulo

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Sem saudade: Alonso se diz "mais do que 100%" feliz com mudança para Aston Martin
Próximo artigo F1 'aborta' retorno do GP da China ao calendário de 2023, diz BBC

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil