F1: FIA anuncia grandes mudanças no GP de Singapura; entenda
Federação fará testes envolvendo o pitlane nos treinos livre da etapa em Marina Bay

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) testará velocidades mais rápidas no pitlane durante os treinos livres do GP de Singapura de Fórmula 1, numa tentativa de abrir mais opções estratégicas para as equipes.
Singapura é um dos vários circuitos no calendário, incluindo Mônaco e Zandvoort, que geralmente têm um limite de velocidade mais rigoroso na pitlane de 60 km/h em vez dos habituais 80 km/h, implementado por razões de segurança devido ao espaço curto de tal área.
Após uma tentativa bem-sucedida de aumentar o limite em Zandvoort, o órgão regulador da F1, a FIA, agora também testará subir a velocidade máxima no pitlane para 80 km/h em Singapura. Apurou-se que a medida será aplicada nos primeiros e segundos treinos de sexta-feira, após os quais será avaliada com base no feedback dos comissários e equipes.
Se a FIA estiver satisfeita de que o aumento do limite não representa risco à segurança, ele será mantido para o restante do fim de semana. Nenhuma alteração física precisou ser feita para permitir as velocidades mais altas, apesar de relatos anteriores afirmarem que o pitlane foi alargado em um metro.

Foto por: Steven Tee / Motorsport Images
Os pilotos da F1 há muito desejavam o aumento dos limites de velocidade, pois isso reduz um tempo valioso nos pit stops. Em um pitlane de 400 metros, aumentar o limite em 20 km/h tornará as paradas seis segundos mais rápidas, abrindo mais opções estratégicas. Isso é especialmente relevante em Singapura, que historicamente tem sido uma corrida de uma parada.
Como no ano passado, a Pirelli traz os compostos C3, C4 e C5, com os pneus médios e duros facilmente capazes de completar a maior parte da corrida de 62 voltas.
Ao reduzir o tempo das paradas, uma estratégia de duas paradas será mais atraente no papel, dependendo dos níveis de degradação deste fim de semana. Mas a medida será particularmente importante em caso de intervenção do safety car, reduzindo a janela necessária para fazer uma parada adicional. E com os muros sempre próximos ao redor do circuito de Marina Bay, de 4,940 km, isso nunca é uma possibilidade remota.
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.