F1: 'Hamilton e eu pensamos nisso todos os dias', admite Wolff sobre Abu Dhabi 2021
Final de temporada polêmica marcou primeiro título de Max Verstappen
Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG, with Lewis Hamilton, Mercedes-AMG
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Apesar da reviravolta incrível de Max Verstappen durante a segunda metade deste ano, o holandês não conseguiu garantir o pentacampeonato e o título de 2025 da Fórmula 1 ficou com Lando Norris, da McLaren. Porém, mesmo que o tetracampeão não tenha saído vitorioso, uma outra final envolvendo o piloto da Red Bull ainda é assunto até hoje: o GP de Abu Dhabi de 2021.
Na ocasião, Verstappen chegou a última corrida do campeonato empatado com Lewis Hamilton, ainda na Mercedes. O britânico liderava com certa tranquilidade quando Nicholas Latifi, da Williams, bateu, ocasionando um safety car. A prova acabaria dessa maneira e Hamilton chegaria ao oitavo título, porém, o diretor de prova, Michael Masi, escolheu permitir que apenas os retardatários entre o heptacampeão e Verstappen (que era segundo colocado mas tinha ido ao box e estava com pneus macios novos) fossem realocados.
Se a regra tivesse sido seguida, ou todos os retardatários deveriam ter sido reposicionados ou todos os carros permaneceriam na posição que estavam, e o safety car deveria permanecer por mais uma volta, que, nesse caso, seria a última. Com a decisão de Masi, Verstappen chegou em Hamilton e o ultrapassou na última volta, vencendo a prova e garantindo o primeiro título. Chefe da Mercedes, Toto Wolff admitiu que esse episódio continua como um assunto recorrente de discussão entre ele e o heptacampeão.
"Nós não superamos. Falei com o Lewis ontem sobre isso. Penso nisso todo dia e ele também. E a equipe também", falou Wolff ao The Telegraph no fim de semana do GP de São Paulo.
"Os dois eram campeões merecedores, mas, usando termos de futebol, o juiz tomou a decisão errada e você não pode revertê-la. O gol foi marcado e a o jogo acabou", explicou.
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.