F1: Hulkenberg explica derrota para Bortoleto nas classificações
Alemão está perdendo na disputa de treinos classificatórias para o novato do carro #5 por 6 a 11

Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images
Nico Hulkenberg é considerado um forte classificador, mas na temporada 2025 da Fórmula 1 a situação é diferente. Desde seu pódio em Silverstone, o alemão não marcou mais pontos – também porque frequentemente fica atrás no treino classificatório, perdendo na disputa com o companheiro de equipe Gabriel Bortoleto.
“As classificações estão difíceis para mim este ano”, explicou 'Hulk' em Singapura. “Isso se deve à característica do carro no limite. Não me sinto totalmente confortável, falta um pouco de confiança".
Os números confirmam sua impressão: no duelo direto de classificação com Bortoleto, Hulkenberg está atrás por 6 a 11 após 17 finais de semana de corrida. Desde o Canadá, em junho, ele sempre ficou atrás do jovem brasileiro aos sábados. Em média, Hilkenberg perde apenas 0s12 por classificação para Bortoleto – uma diferença que, no apertado meio do pelotão, é decisivoentre avançar para o Q2 ou ser eliminado no Q1.
Ao ser questionado se as dificuldades podem ser resolvidas com ajustes no carro, Hulkenberg negou. “Claro que sempre trabalhamos na configuração para tentar otimizar o equilíbrio e a sensação. Mas não está diretamente ligado a isso. É mais uma questão de sensação e confiança".
Essa falta de confiança lhe custa aqueles décimos decisivos que fazem a diferença no meio do pelotão. “As diferenças são pequenas – alguns centésimos ou um décimo. Se falta a última parte da confiança, você fica de fora".
Com isso, Hulkenberg descreveu um problema que o acompanha desde o início da temporada. “Está presente o tempo todo, não é algo que mudou com o desenvolvimento do carro”, afirmou. A fraqueza nas classificações, portanto, não é um deslize momentâneo, mas uma constante – e uma que dificulta seu trabalho durante a corrida.
Mais forte em ritmo de corrida – mas faltam pontos
Na distância da corrida, Hulkenberg é, em média, mais rápido que Bortoleto. Em ritmo de prova, ele tem vantagem de 0s09 por volta. “É um trabalho em andamento, um processo”, explicou Hulk. “Tento ser consistente a cada volta e tirar o máximo. Porém, como geralmente largo de posições atrás, acabo preso no tráfego e perco a chance de conquistar mais pontos".
*Duelo nas equipes: média na temporada 2025
Liderança média em segundos por volta
Delta de ritmo de classificação / Delta de ritmo de corrida / Ritmo de classificação x ritmo de corrida
No meio do pelotão, onde muitas vezes apenas meio segundo separa o top 10 das posições de trás, essa fraqueza pesa bastante. Hulkenberg sabe que a classificação será decisiva especialmente no circuito pouco propício a ultrapassagens de Singapura.
“Não estou excessivamente otimista, mas devemos ser competitivos. A pista aqui é dominada por [curvas de] baixa velocidade, o que nos ajuda mais”, comenta, olhando para o Circuito de Rua de Marina Bay. Mas sem uma solução para seu problema nas classificações, ele corre o risco de não conseguir explorar suas reais forças durante a corrida no futuro.
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.