F1: McLaren dá veredito sobre pedido de Piastri por ordens de equipe no GP da Grã-Bretanha
Equipe papaia revelou o que pensa sobre o pedido do australiano para trocar de lugar com Lando Norris na corrida de domingo

O chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, disse que não tem problemas com o pedido de Oscar Piastri para considerar as ordens de equipe após sua penalidade no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1.
Piastri viu sua tentativa de vencer em Silverstone ser arruinada quando foi punido por ter freado de forma irregular atrás do safety car na 21ª volta, forçando Max Verstappen, segundo colocado, a manobrar de forma evasiva. Ele cumpriu a penalidade de 10 segundos no pitstop seguinte, permitindo que seu companheiro de equipe, Lando Norris, tivesse caminho livre para a vitória em casa.
No final da corrida, Piastri sugeriu à sua equipe que o deixasse ultrapassar Norris para corrigir o que ele achava ser uma injustiça.
"Não acho que a penalidade anterior tenha sido muito justa", disse o líder do campeonato pelo rádio da equipe. "Sei que é uma grande pergunta, mas se você também não acha que foi justa, acho que deveríamos trocar de volta e correr".
Explicando sua curiosa mensagem de rádio mais tarde, Piastri disse que sabia muito bem que a equipe não concordaria com seu pedido, mas achou que deveria tentar mesmo assim.
"Eu sabia qual seria a resposta antes de pedir, mas só queria um pequeno vislumbre de esperança de que talvez pudesse recuperá-la. Mas não, eu sabia que isso não ia acontecer", admitiu.

Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Steven Tee / LAT Images via Getty Images
Stella disse que não tinha problemas com o pedido 'ousado' de Piastri, pois a equipe prefere que seus pilotos falem o que pensam do que guardem as coisas para si. "Sempre dizemos aos nossos pilotos que não guardem as coisas na cabeça enquanto pilotam", explicou.
"Se você tem um ponto de vista, se tem uma sugestão, se quer nos dizer o que está pensando, diga. E então avaliaremos [as opiniões de] outras pessoas, tomaremos uma decisão e voltaremos a falar com você".
"O que Oscar fez foi exatamente o que incentivamos nossos pilotos a fazer; ele se comunicou, expressou sua opinião, que nós avaliamos".
A McLaren disse que Piastri poderia ter mantido sua liderança na eventualidade de um safety car, mas como a pista passou a permitir o uso de pneus slicks, Stella achou que era justo deixar a situação como estava.
Piastri entrou nos boxes durante a volta 43 para calçar pneus médios, mas cumprindo os 10 segundos, enquanto Norris entrou na volta seguinte e voltou para pista com uma vantagem de seis segundos.

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Steven Tee / LAT Images via Getty Images
"A maneira como gerenciamos a situação hoje foi permitir que Oscar, no caso de um safety car, mantivesse a liderança, porque se houvesse um safety car, os dois carros teriam ido para o box", acrescentou Stella. "Oscar teria pago a penalidade, Lando teria esperado e as duas McLarens teriam saído na mesma ordem em que entraram".
"Mas, no momento em que precisávamos fazer a transição para os pneus secos, a penalidade foi paga e, naquele momento, achamos que ele deveria manter a ordem natural novamente. Portanto, acho que foi justo para ambos, e tenho certeza de que Oscar entenderá e concordará com esse ponto de vista", concluiu.
HULK PÓDIO, Norris VENCE, Piastri e Max MAL, novatos ERRAM: Bortoleto abandona! NASCAR Cup e Porsche
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.