Recomendado para você

GP de Singapura de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Marina Bay, com F1 Academy

GP de Singapura de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Marina Bay, com F1 Academy

Fórmula 1
GP de Singapura
GP de Singapura de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Marina Bay, com F1 Academy
ANÁLISE: Os números do domínio de Verstappen em Nordschleife

ANÁLISE: Os números do domínio de Verstappen em Nordschleife

VLN
NLS9
ANÁLISE: Os números do domínio de Verstappen em Nordschleife
F1: Cadillac já testou carro em simulador e se 'arma' com contratações para 2026

F1: Cadillac já testou carro em simulador e se 'arma' com contratações para 2026

Fórmula 1
Testes da Haas em Mugello
F1: Cadillac já testou carro em simulador e se 'arma' com contratações para 2026
MotoGP - Bagnaia brinca sobre Ducati 'fumegante' no Japão: "Eu não tinha ideia"

MotoGP - Bagnaia brinca sobre Ducati 'fumegante' no Japão: "Eu não tinha ideia"

MotoGP
GP do Japão
MotoGP - Bagnaia brinca sobre Ducati 'fumegante' no Japão: "Eu não tinha ideia"
MotoGP - "Márquez tem a mesma motivação que eu", diz Mick Doohan

MotoGP - "Márquez tem a mesma motivação que eu", diz Mick Doohan

MotoGP
GP do Japão
MotoGP - "Márquez tem a mesma motivação que eu", diz Mick Doohan
Veja números do heptacampeonato da MotoGP de Marc Márquez

Veja números do heptacampeonato da MotoGP de Marc Márquez

MotoGP
GP do Japão
Veja números do heptacampeonato da MotoGP de Marc Márquez
F1: O que McLaren precisa para ser campeã em Singapura?

F1: O que McLaren precisa para ser campeã em Singapura?

Fórmula 1
Testes da Haas em Mugello
F1: O que McLaren precisa para ser campeã em Singapura?
Alonso reflete sobre 'azar': Não vencer na F1 desde 2013 "não parece certo"

Alonso reflete sobre 'azar': Não vencer na F1 desde 2013 "não parece certo"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Alonso reflete sobre 'azar': Não vencer na F1 desde 2013 "não parece certo"

F1: McLaren explica por que considera penalidade de Piastri "muito severa"

Andrea Stella discorda do veredicto dos comissários, apontando fatores que seriam atenuantes

O chefe da McLaren, Andrea Stella, explicou por que achou que a penalidade de 10 segundos de Oscar Piastri, que lhe custou a vitória no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, foi "muito severa".

Leia também:

Antes do reinício após safety car, na 21ª volta de uma corrida com um clima misto entre chuva e tempo seco, o líder Piastri pisou nos freios na reta do Hangar no momento em que as luzes do SC se apagaram para sinalizar a relargada na volta seguinte.

Atrás dele, Max Verstappen teve que desviar para evitar uma colisão, passando rapidamente do lado de Piastri e expressando descontentamento com o australiano.

Os comissários aplicaram uma penalidade de 10 segundos ao piloto da McLaren porque consideraram que a forma brusca com que ele desacelerou foi irregular e imprevisível.
 

"O carro 81 freou bruscamente e de forma repentina (59,2 psi de pressão de freio) e reduziu a velocidade no meio da reta entre T14 e T15, de 218 km/h para 52 km/h, fazendo com que o carro 1 tivesse que tomar medidas evasivas para evitar uma colisão", escreveram os comissários da FIA.

"O artigo 55.15 do Regulamento Esportivo da FIA exigia que o Carro 81 prosseguisse em um ritmo que não envolvesse nenhuma frenagem errática ou qualquer outra manobra que pudesse colocar em risco outros pilotos a partir do ponto em que as luzes do safety car fossem desligadas. O que o carro 81 fez foi claramente uma violação desse artigo."

Oscar Piastri, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing

Oscar Piastri, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images via Getty Images

O chefe da equipe, Andrea Stella, que estudou as imagens e os dados antes de falar com a imprensa escrita, achou que a penalidade foi "muito severa", pois os comissários não levaram em conta as circunstâncias atenuantes.

"Tenho que dizer que a penalidade ainda parece muito severa", disse ele. "Há alguns fatores que gostaríamos que os comissários levassem em conta. Em primeiro lugar, o safety car foi chamado muito tarde, não deixando muito tempo para o líder realmente reiniciar, em condições em que você perde a temperatura dos pneus e dos freios, e o mesmo aconteceu com todos. Os 50 bar são uma pressão que se vê durante o safety car quando se faz alguma frenagem e aceleração."

Referindo-se aos comentários de Verstappen pelo rádio, ele acrescentou: "Gostaríamos de ver também se outros competidores fizeram a situação parecer pior do que é, porque sabemos que, como parte da corrida para alguns competidores, definitivamente há também a capacidade de fazer com que outros pareçam estar causando uma infração grave quando não estão. Portanto, há algumas coisas a serem revisadas". 

Verstappen disse mais tarde que achava que a penalidade de 10 segundos de Piastri era "extrema".

Nico Hulkenberg, Sauber, Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Nico Hulkenberg, Sauber, Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Andy Hone / LAT Images via Getty Images

Stella disse que a McLaren, que ainda conseguiu um 1-2 com Norris vencendo a corrida, não tomaria mais nenhuma medida em relação à penalidade, mas ainda gostaria de acompanhar o incidente com o órgão regulador.

"Agora a penalidade foi decidida, foi cumprida e seguimos em frente", falou. "Veremos se há algo a aprender do nosso lado, e tenho certeza de que Oscar usará essa motivação para ser ainda mais determinado nas próximas corridas. Acho que teremos uma boa conversa com a FIA e com os comissários e veremos como essa situação poderia ter sido interpretada de forma diferente."

"Achamos que era apropriado discutir depois da corrida porque acho que deveríamos ter verificado em detalhes a opinião dos pilotos envolvidos. E deveríamos ter verificado por que o safety car foi chamado tão tarde, então juntar todos os elementos para que a decisão fosse a mais justa possível", finalizou. 

Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Norris 'cola' em Piastri e ambos se afastam de Verstappen: veja a tabela da F1 2025 pós-Silverstone
Próximo artigo F1 - Alonso para Aston Martin: "É uma loucura que vocês nunca acertem comigo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros