F1: McLaren justifica problemas de Piastri em Interlagos
Australiano larga apenas em quarto, enquanto Norris é pole
Oscar Piastri larga apenas em quarto no GP de São Paulo, enquanto seu companheiro de equipe Lando Norris conquistou a pole position para mais um domingo de Fórmula 1. Agora Andrea Stella, chefe do time, explicou onde estão as dificuldades do australiano no traçado de Interlagos.
Com falta de ritmo nas últimas corridas, Piastri foi superado por Norris em todas as fases de classificação — tanto no sprint quanto na classificação para a corrida — em Interlagos. A diferença variou de 0s043 no Q2 a 0s390 no Q1, com uma média de 0s247 atrás ao longo das seis sessões.
Na sprint, o australiano abandonou da terceira posição após tocar na zebra molhada na sexta volta, ampliando sua desvantagem no campeonato para nove pontos em relação a Norris.
Stella afirmou que Piastri vinha sendo "muito competitivo, muito rápido" desde o início do fim de semana e que se sentia melhor com o carro do que no Texas e no México, mas destacou que as condições de pouca aderência provocadas pela chuva dificultaram a vida do piloto de 24 anos.
"Hoje, as condições tinham muito menos aderência na pista em comparação com ontem", disse o italiano após a classificação.
"Algumas das técnicas necessárias para guiar o carro rapidamente lembram as que foram exigidas em Austin e no México. Como o Oscar ainda está aprendendo e incorporando esse estilo, pode levar um pouco mais de tempo para ele conseguir aplicar isso de forma natural — especialmente quando, em condições como as de hoje, você nunca sabe exatamente quanta aderência vai encontrar em cada curva por causa do vento. Isso até pegou o Lando de surpresa na primeira tentativa do Q3".
Piastri admitiu ter experimentado um estilo de pilotagem diferente na corrida do México, e Stella acredita que as condições recentes simplesmente favorecem mais Norris.
"Acho que para o Lando, nesse regime de pouca aderência, é mais natural fazer o que ele normalmente faz e ainda conseguir extrair tempo de volta", acrescentou. "Por algum motivo, nas últimas três etapas, tivemos condições de pouca aderência. É preciso fazer o carro reagir do jeito que você quer, mesmo quando ele está escorregando".
"Para o Oscar, isso ainda é um processo de aprendizado, mas sabemos que ele aprende na velocidade da luz, e espero uma corrida muito forte dele amanhã".
Questionado sobre por que o problema de baixa aderência de Piastri não foi resolvido antes, Stella respondeu:
"Não só ele nunca enfrentou uma sequência tão longa de condições parecidas, como também é algo anômalo ter os pneus e a aderência se comportando desse jeito nas últimas três corridas — não no primeiro dia aqui no Brasil, mas certamente no segundo, quando praticamente não havia aderência. É preciso fazer o carro deslizar e controlar o comportamento enquanto ele escorrega. São condições estranhas, muito estranhas".
"Ao mesmo tempo, o esporte é tão competitivo que a diferença está no último 1%. E mesmo que digamos 'ah, o Oscar já esteve no Brasil', é só a terceira vez que ele corre aqui, e todo ano as condições mudam sutilmente".
Stella também lembrou das dificuldades que o próprio Norris teve com o comportamento do carro no início da temporada, quando Piastri levava vantagem.
"Se pensarmos no Lando, ele também levou um tempo para se adaptar ao comportamento do MCL39”, disse. “Conversamos até com vocês no começo da temporada sobre entender o que os pneus dianteiros estavam fazendo, qual era o limite de aderência e quando o carro passava a escapar de traseira. Levou bastante tempo e muito trabalho com o Lando, e quando ele ainda não tinha esse feeling com o carro, era ele quem estava atrás. As diferenças são mínimas".
A equipe do Motorsport.com está em peso em Interlagos e traz a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1. Não perca nosso conteúdo aqui no site, nas redes sociais e também na Motorsport.tv Brasil no YouTube.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.