F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin
O toque do britânico no líder do campeonato em Singapura gerou "repercussões", mas o australiano colocou fim ao caso depois de bater no companheiro em Austin
Depois do toque em Singapura entre Lando Norris e Oscar Piastri, a McLaren decidiu impor "repercussões" ao piloto britânico até o fim da temporada de Fórmula 1. Essa 'punição', como apurado no paddock deste fim de semana, seria que o australiano teria prioridade para escolher a ordem de saída dos carros na classificação.
No entanto, nesta quinta-feira (23), que antecede o GP do México, Piastri revelou que as "repercussões" foram retiradas depois da batida entre os dois carros na sprint de Austin. Isso aconteceu porque o líder da temporada assumiu um "grau de responsabilidade" pelo abandono duplo.
Em Marina Bay, após análise, a McLaren assumiu que Norris foi responsável pelo toque na Curva 3 e decidiu impor ao britânico as "repercussões".
Duas semanas depois, Piastri se envolveu em uma confusão com Nico Hulkenberg e acabou batendo na lateral de Norris, tirando os dois carros da corrida de curta duração.
O líder do campeonato diz que parte da responsabilidade pelo confronto foi dele após a revisão da McLaren, observando o corte de volta quando ele trocou de posição para tentar passar por dentro de Norris - e que a equipe voou para o México com uma "ficha limpa", já que Max Verstappen agora está pronto para desafiar os dois pilotos pelo título de pilotos de 2025.
"Passamos por isso novamente; passamos por isso todo fim de semana, independentemente do que aconteceu", disse Piastri. "Acho que há um grau de responsabilidade da minha parte no sprint e estamos começando este fim de semana com uma ficha limpa para nós dois".
"Estamos apenas correndo e vendo quem pode sair por cima. As consequências do lado do Lando foram removidas - sim, em última análise, foi [o corte]. Há muitos fatores envolvidos, mas, em última análise, sim, foi isso que foi decidido".
Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images
Piastri acrescentou que a pressão recebida de Norris e Verstappen no campeonato - com Norris 14 pontos atrás e Verstappen a 40 pontos de distância - não mudou sua abordagem, mas observou que a Red Bull encontrou uma consistência muito maior depois de "lampejos" de boa forma no início do ano.
Analisando sua posição, o australiano acrescentou que era uma situação "assustadoramente" semelhante ao seu título de Fórmula 3 de 2020 e seu título de Fórmula Renault em 2019, em que Victor Martins colocou Piastri sob escrutínio nas quatro rodadas finais do campeonato - e estava apenas 7,5 pontos atrás no final do ano.
"Claramente, nos últimos finais de semana de corrida, a Red Bull e Max certamente encontrou consistência. Houve lampejos desse tipo de desempenho no início da temporada, mas acho que nos últimos finais de semana eles têm sido muito consistentes", disse Piastri.
"Tenho certeza de que eles serão uma ameaça novamente neste fim de semana e faremos o possível para tirar o máximo proveito do nosso carro e ver onde vamos parar".
"Há algumas semelhanças [com meu título da F3]. Acho que, no final das contas, neste campeonato eu me sinto mais forte do que naquele ano e algumas coisas são um pouco diferentes. Acho que também é parecido com o campeonato de Fórmula Renault que tive - em alguns aspectos, assustadoramente parecido. Acho que a coisa boa que tenho é a prova de que posso fazer isso e que ganhei esses dois campeonatos. Sem dúvida, são coisas boas para se lembrar".
"Também sei que o fato de eu já ter feito isso antes não significa que desta vez isso vai acontecer automaticamente. É bom relembrar como lidei com essas situações no passado, a experiência que tenho agora e como posso aplicar isso neste ano".
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.