F1 - Piastri sobre vitória no GP da Bélgica: "Largar em segundo lugar não é tão ruim"
Australiano da McLaren ultrapassou o pole Lando Norris na primeira volta e se manteve na ponta até o final da corrida
Oscar Piastri ultrapassou o companheiro de McLaren e pole Lando Norris, na primeira volta do GP da Bélgica, e se manteve na ponta até o fim da corrida, garantindo a vitória em Spa-Francorchamps, a sexta na temporada 2025 da Fórmula 1. Sobre a largada, mesmo em movimento, o australiano brincou sobre preferir largar em segundo, ao contrário da largada da sprint de sábado, que largou em primeiro, mas foi passado por Max Verstappen.
Entrevistado pelo ex-F1 Jolyon Palmer após a corrida, Piastri revelou o que sentia depois da conquista, destacando a boa primeira volta que foi essencial para a vitória: "Animado. Muito animado. Não, eu sabia que a primeira volta seria provavelmente a minha melhor chance de vencer a corrida".
"E, sim, consegui uma boa saída da Curva 1 e, então, levantei [o pé do acelerador] o mínimo que pude na Eau Rouge. E, sim, isso foi o suficiente. Então, no restante da corrida, conseguimos nos sair muito bem".
No entanto, Oscar destacou as dificuldades nas últimas voltas pela escolha dos pneus médios, contra a opção de Norris por compostos duros, que fez o britânico se aproximar de Piastri no final da prova, mas sem tempo para ameaçar o atual líder do campeonato.
"Tivemos um pouco de dificuldade no final. Talvez o [pneu] médio não fosse o melhor nas últimas cinco ou seis voltas. Mas, não, tivemos quase tudo sob controle, que era o que eu queria. Eu estava bastante decepcionado comigo mesmo depois de ontem, mas parece que largar em segundo lugar em Spa não é tão ruim assim".
Quando perguntado sobre a largada em movimento e sobre a curva Eau Rouge em condições de chuva, Piastri disse: "Fiquei um pouco decepcionado por ter sido uma largada em movimento, pois pensei que isso me tiraria algumas oportunidades. Mas consegui uma boa saída na Curva 1 e, quando cheguei perto, sabia que ia levantar um pouco menos [o pé] do que o Lando".
"E, sim, o carro estava um pouco agitado na subida da colina, mas, não, consegui mantê-lo na pista. E, a partir daí, o pneu me ajudou. Portanto, não, estou orgulhoso da minha primeira volta".
Sobre a decisão de optar pelos pneus médios, Piastri disse que o plano seria o mesmo se não tivesse conseguido ultrapassar Norris: "Eu tinha o mesmo plano se fosse ficar em segundo. Então, não, eu sabia que essa seria, sabe, uma decisão provável para ele. Acho que, para mim, o pneu médio era o mais seguro naquele momento".
"Nunca se sabe se alguém vai bater e haverá um safety car, então, nesse momento, você quer um pneu médio para a relargada. Além disso, o médio pareceu muito bom na sprint de ontem. Então, sim, acho que foi [uma boa decisão]...".
"Não fez muita diferença. Mas, sim, você sabe, quando se está lutando assim, 1-2, você sempre tentará obter uma vantagem de uma forma ou de outra, e acho que fizemos a coisa mais segura".
Sobre as expectativas para Hungaroring, palco da primeira vitória do australiano no GP da Hungria de 2024 e próxima etapa da etapa, Piastri confirmou o otimismo e as boas memórias: "Sim, vai ser emocionante voltar. É uma pista que eu gosto".
"E, sim, lembrar da minha primeira vitória no ano passado. Então, estou ansioso para voltar e espero que possamos continuar com o ritmo, porque neste fim de semana o ritmo tem sido incrivelmente forte", concluiu.
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.