F1: Presidente da FIA pede cautela com possível expansão das sprints
Mohammed Ben Sulayem discutiu a possibilidade de aumentar o número de corridas curtas nos próximos anos

Mohammed ben Sulayem, FIA President
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, deu seu veredito sobre a possibilidade de aumentar o número de corridas sprint na Fórmula 1 no futuro.
Em 2026, as corridas curtas serão realizadas nos GPs da China, Miami, Canadá, Grã-Bretanha, Holanda e Singapura. Com a confirmação do calendário do próximo ano, o CEO da F1, Stefano Domenicali, deu a entender que haverá um aumento no número de sprints para as próximas temporadas. O Motorsport.com entende que estão em andamento conversas sobre a introdução de 10 corridas curtas para 2027.
Sulayem explicou ao Viaplay que entende a posição de Domenicali, mas teme o impacto que um número maior de corridas sprint teria sobre a equipe da FIA: "Comercialmente, eu entendo a posição dele. Stefano é um bom amigo, nos falamos cinco vezes por semana, mas também sempre considero a carga adicional sobre nossa equipe. Eles já viajam bastante e é muito cansativo conseguir mais corridas", disse ele.
"Também temos que nos perguntar se isso é bom para as equipes. Há vários interesses em jogo. Se você se concentrar apenas no lado esportivo, terá problemas comerciais e vice-versa. Os dois lados devem ser equilibrados", adicionou.

Oscar Piastri, McLaren MCL38, Lando Norris, McLaren MCL38, Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, e o restante da equipe na volta inicial
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Os fins de semana com sprint têm apenas uma sessão de treinos, seguida pela classificação da sprint, a sprint, a classificação para o GP e, no domingo, a corrida principal. "Devo dizer que, além de alguns fãs mais antigos e obstinados, todos querem fins de semana de sprint", disse Domenicali antes do GP da Itália. "Os promotores pressionam por esse formato e agora os pilotos também estão interessados".
"Estou sendo um pouco provocativo, mas os treinos livres atraem os superespecialistas. As pessoas que querem ver mais ação preferem um fim de semana de sprint. Há mais coisas a serem discutidas e comentadas a partir de sexta-feira, há uma sessão de classificação, mas entendo que isso precisa se tornar parte da cultura da F1", avaliou.
"A direção é clara: posso garantir que em alguns anos haverá a demanda para que todos os finais de semana tenham o mesmo formato. Não estou dizendo que chegaremos ao nível da MotoGP, que tem uma sprint em cada etapa, isso é um passo muito grande. Eu vejo isso mais como um processo de amadurecimento, que respeita uma abordagem mais tradicionalista", finalizou.
MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | Com FELIPE BAPTISTA, piloto da Stock Car
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.