Fórmula 1 GP da Espanha

F1: Quem pode se dar bem no GP da Espanha

Será que este circuito versátil entregará outro domínio da Red Bull ou abrirá as portas para os rivais? Aqui estão algumas dicas para este fim de semana

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Esta temporada viu a Red Bull dominar a frente do pelotão e há pouco para sugerir que as coisas serão diferentes quando a F1 for para Barcelona, um lugar que geralmente recompensa os melhores carros mais do que a maioria.

Sua mistura de longas retas e curvas variadas combina com um pacote bem equilibrado, mas nesta temporada algumas mudanças podem ter efeito.

Barcelona é normalmente usada como um local de testes de pré-temporada, mas não nesta temporada. No passado, essa sessão de testes permitiu que as equipes ajustassem suas máquinas ao limite, facilitando o ritmo para o fim de semana de corrida. Desta vez, as equipes terão mais alguns pontos de interrogação do que antes.

Outro desafio em potencial é a remoção da chicane final, substituída por uma curva para a direita para fazer a curva final. Essa configuração foi usada pela última vez em 2006 - portanto, o único piloto no grid que experimentou esse layout no passado é Fernando Alonso, da Aston Martin.

Barcelona é tradicionalmente onde vemos as primeiras grandes atualizações dos carros, mas geralmente é realizada muito no início da temporada. Este ano, a maioria das equipes já introduziu desenvolvimentos, mas você ainda pode esperar mais atualizações aqui, e de todas as pistas até agora, é aqui que as mudanças podem ter mais efeito.

Então, com tudo isso em mente, enquanto a F1 segue para o Circuito da Catalunha, vamos dar uma olhada em alguns pontos.

POTENCIAL DE POLE

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Photo by: Erik Junius

Charles Leclerc venceu a Red Bull de Max Verstappen para a pole no ano passado por impressionantes três décimos de segundo, com Carlos Sainz em terceiro. Isso, no entanto, foi em um momento em que a Ferrari estava melhor.

A Ferrari tem mostrado um ritmo decente na classificação novamente nesta temporada, com Leclerc conquistando a pole no Azerbaijão e perdendo por pouco o primeiro lugar em Mônaco, mas em uma pista como Barcelona, suas chances de 7/2 podem não ser boas o suficiente.

Um tiro decente um pouco mais longo poderia ser Alonso a 37/5, mas a dupla da Red Bull será difícil de vencer e a batalha pela pole provavelmente será entre Verstappen e seu companheiro de equipe Sergio Pérez, tornando as chances deste último de 4/1 um valor razoável.

DESAFIOS PARA O PÓDIO

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Lewis Hamilton tem o melhor recorde em Barcelona como seis vezes vencedor. Sua equipe Mercedes introduziu atualizações em Mônaco que melhoraram o ritmo de seu carro, mas uma sétima vitória será difícil, a menos que outras equipes sofram problemas - um fato refletido em suas chances de 27/1 para a vitória.

Verstappen e Pérez fizeram uma dobradinha no ano passado, com Pérez terminando a 13 segundos de seu companheiro de equipe, mas quase 20 segundos à frente do resto do pelotão. Se o par tiver novo 1-2, espere que seja mais apertado, então chances de 2/1 para uma margem de vitória de menos de 5 segundos podem ser uma oferta interessante.

Pérez parece sofrer todo o azar na garagem da Red Bull, e se for um confronto direto novamente, deve ser com Verstappen. As probabilidades também dizem isso, com Verstappen em 37/100 e Perez em 16/5.

George Russell conquistou o último pódio na Espanha no ano passado e com quartos lugares nos circuitos de alta velocidade da Arábia Saudita e Miami nesta temporada, juntamente com as atualizações nas quais a equipe depositou tanta esperança, pode ser a hora de o piloto britânico abriu caminho para o pódio - Lewis Hamilton já havia conseguido na Austrália, onde terminou em segundo. Na verdade, esses dois fatos podem fazer com que as chances de 34/1 da Mercedes para a vitória valham a pena.

No entanto, o adversário mais provável da Red Bull será o astro da casa Fernando Alonso, que está em 9/1 para a vitória e estará ansioso para conquistar o primeiro lugar na pista de F1 mais próxima de sua cidade natal, Oviedo. Ele venceu a corrida espanhola em 2013 e dez anos depois, no Aston Martin em boa forma, poderia lhe dar outra chance, especialmente se a dupla da Red Bull brigar na frente.

PARA A ZONA DE PONTOS

Esteban Ocon, Alpine F1 Team A523

Esteban Ocon, Alpine F1 Team A523

Photo by: Alpine

Os quatro grandes, Red Bull, Aston Martin, Mercedes e Ferrari estão bem estabelecidos na frente agora, deixando muito pouco espaço nas posições de pontos para o resto, se os pilotos das quatro primeiras equipes chegarem ao final.

Valtteri Bottas foi o piloto mais bem colocado fora dos campos da Red Bull, Mercedes ou Ferrari no ano passado, terminando na sexta posição, mas a Alfa Romeo F1 Team Stake não teve um início tão brilhante nesta temporada. Ele terminou em oitavo na abertura da temporada e está em 18/5 para terminar entre os 10 primeiros.

A Haas alcançou o oitavo e 10º lugar na Espanha no ano passado, então pode haver alguma esperança para Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, com ambos em 51/20 para terminar nos pontos. Os candidatos a pontos mais prováveis são Esteban Ocon e Pierre Gasly na Alpine, então não é de surpreender que suas chances sejam de 29/100.

A equipe conquistou o dobro de pontos em Miami e as chances de isso acontecer na Espanha são de 33/50. Ocon estava no pódio em Mônaco, embora ajudado significativamente por uma boa qualificação e uma pista estreita, mas um retorno aos três primeiros na Espanha é decente dia 17/1.

OPORTUNIDADES

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Photo by: Erik Junius

A Red Bull teve a maior parte das voltas mais rápidas este ano e Sergio Pérez conquistou na Espanha no ano passado, enquanto tentava perseguir seu companheiro de equipe. São 4/5 para um dos pilotos da equipe conseguir isso na Espanha.

Se Verstappen definir a pole e se mandar na frente, há uma boa chance de o piloto holandês querer agarrar uma rara chance de garantir uma passagem limpa - cujas chances (para qualquer piloto conseguir) são 3/1.

A corrida não costuma ser tumultuada, com apenas um ou dois abandonos em cada uma das últimas quatro corridas. As chances de acontecer são de 11/10.

Enquanto isso, se a frente do grid estiver cheia de grandes nomes, o potencial para um abandono precoce pode oferecer uma recompensa decente. Se o primeiro piloto a sair for um dos pilotos da Red Bull, Hamilton, Alonso ou Carlos Sainz, as probabilidades são 25/1.

NOTA: As probabilidades neste artigo se baseiam no momento da produção do texto.

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