Fórmula 1 GP de Mônaco

F1 - Vasseur rebate críticas 'exageradas' de Leclerc e Sainz: "Se o carro é tão difícil, não ficaríamos a 0s1 da pole"

Chefe da Ferrari diz que críticas são feitas no calor do momento, porque imprensa "fica em cima deles cinco minutos após a classificação"

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

O chefe da Ferrari na Fórmula 1, Fréderic Vasseur, afirma que seus pilotos exageram nas críticas sobre as dificuldades de guiar o carro da temporada 2023, considerando que Charles Leclerc ficou a apenas 0s1 da marca do pole Max Verstappen no GP de Mônaco.

Leclerc superou uma punição por atrapalhar a volta de Lando Norris na classificação para terminar na sexta posição no GP, mas criticou o SF-23 como um carro "muito difícil de guiar no tráfego". Já Carlos Sainz teve problemas para atacar Esteban Ocon, escapando na Mirabeau para terminar em oitavo.

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Enquanto isso, uma versão atualizada do assoalho em Miami foi concebida para tornar o carro mais "benigno", como dito por Jock Clear, responsável pelos pilotos.

Mas Vasseur afirma que o SF-23 não pode ser tão complicado assim de guiar, considerando que Leclerc perdeu a pole em Mônaco por apenas 0s106 antes da punição.

Falando com veículos de imprensa, incluindo o Motorsport.com, Vasseur disse: "É preciso manter a calma. Se o carro é tão difícil de guiar, não teríamos ficado a 0s1 de Verstappen".

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

Photo by: Alessio Morgese

Para Vasseur, Leclerc e Sainz exageram em suas críticas porque as declarações são feitas logo após o fim das sessões, sem ter tempo de refletir.

"Muitas vezes vocês estão em cima dos pilotos cinco minutos após a classificação. Entendo perfeitamente a frustração, mas os comentários que eles fazem meia hora depois são diferentes".

Em busca de reduzir a diferença para os times da frente, Vasseur diz que a equipe precisa mirar na consistência do carro em vez de simplesmente aumentar o downforce.

"Se estamos sofrendo com algo, é a consistência na volta, ao longo da corrida, de curva para curva. É onde temos que melhorar, principalmente para as corridas. Estamos trabalhando nisso. Acho que demos um passo decente, mas é verdade que em Miami fomos inconsistentes".

Enquanto a Mercedes estreou a evolução do W14 em Mônaco, Vasseur reforçou que a Ferrari não vai mudar o conceito no meio da temporada, acreditando no potencial da plataforma atual.

"Não é só sobre potencial, pacote e atualização. Temos que operar o carro em uma janela melhor. O primeiro objetivo para nós não é só colocar downforce no carro. Temos que ter um carro mais consistente. Temos janela para melhorar a performance do carro atual. Enquanto eu acreditar que é possível melhorar o carro atual, vejo como um erro fazer uma mudança total durante o ano".

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