F1 - Vasseur rebate críticas 'exageradas' de Leclerc e Sainz: "Se o carro é tão difícil, não ficaríamos a 0s1 da pole"
Chefe da Ferrari diz que críticas são feitas no calor do momento, porque imprensa "fica em cima deles cinco minutos após a classificação"
O chefe da Ferrari na Fórmula 1, Fréderic Vasseur, afirma que seus pilotos exageram nas críticas sobre as dificuldades de guiar o carro da temporada 2023, considerando que Charles Leclerc ficou a apenas 0s1 da marca do pole Max Verstappen no GP de Mônaco.
Leclerc superou uma punição por atrapalhar a volta de Lando Norris na classificação para terminar na sexta posição no GP, mas criticou o SF-23 como um carro "muito difícil de guiar no tráfego". Já Carlos Sainz teve problemas para atacar Esteban Ocon, escapando na Mirabeau para terminar em oitavo.
Enquanto isso, uma versão atualizada do assoalho em Miami foi concebida para tornar o carro mais "benigno", como dito por Jock Clear, responsável pelos pilotos.
Mas Vasseur afirma que o SF-23 não pode ser tão complicado assim de guiar, considerando que Leclerc perdeu a pole em Mônaco por apenas 0s106 antes da punição.
Falando com veículos de imprensa, incluindo o Motorsport.com, Vasseur disse: "É preciso manter a calma. Se o carro é tão difícil de guiar, não teríamos ficado a 0s1 de Verstappen".
Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari
Photo by: Alessio Morgese
Para Vasseur, Leclerc e Sainz exageram em suas críticas porque as declarações são feitas logo após o fim das sessões, sem ter tempo de refletir.
"Muitas vezes vocês estão em cima dos pilotos cinco minutos após a classificação. Entendo perfeitamente a frustração, mas os comentários que eles fazem meia hora depois são diferentes".
Em busca de reduzir a diferença para os times da frente, Vasseur diz que a equipe precisa mirar na consistência do carro em vez de simplesmente aumentar o downforce.
"Se estamos sofrendo com algo, é a consistência na volta, ao longo da corrida, de curva para curva. É onde temos que melhorar, principalmente para as corridas. Estamos trabalhando nisso. Acho que demos um passo decente, mas é verdade que em Miami fomos inconsistentes".
Enquanto a Mercedes estreou a evolução do W14 em Mônaco, Vasseur reforçou que a Ferrari não vai mudar o conceito no meio da temporada, acreditando no potencial da plataforma atual.
"Não é só sobre potencial, pacote e atualização. Temos que operar o carro em uma janela melhor. O primeiro objetivo para nós não é só colocar downforce no carro. Temos que ter um carro mais consistente. Temos janela para melhorar a performance do carro atual. Enquanto eu acreditar que é possível melhorar o carro atual, vejo como um erro fazer uma mudança total durante o ano".
Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.