F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025
"Eu teria dito que ele era um idiota!", admitiu o tetracampeão quando questionado se acreditaria em quem lhe falasse sobre retomada

Max Verstappen conquistou sua quinta vitória do ano no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, a terceira após a pausa de verão.
Com duas pole positions e duas vitórias em Austin - incluindo a sprint - Verstappen aumentou a pressão sobre os dois pilotos da McLaren na luta pelo campeonato. O piloto líder da Red Bull agora reduziu seu déficit para apenas 40 pontos, depois de tirar nada menos que 64 pontos de Oscar Piastri nos últimos quatro finais de semana de corrida. Essa é uma reviravolta que ele admitiu nunca ter acreditado ser possível.
Questionado se ele teria acreditado em alguém prevendo esse cenário após seu GP de casa, no fim de agosto, quando a F1 retornou da pausa de verão, Verstappen respondeu: "Não. Eu teria dito que ele era um idiota!".
"Encontramos um bom caminho com o carro. É simples assim", adicionou. "É claro que colocamos algumas atualizações, mas também entendemos um pouco melhor o nosso carro, onde queríamos que ele tivesse um desempenho melhor. Todo fim de semana tentamos alcançar esse objetivo. Alguns são melhores do que outros, mas, em geral, tem sido muito mais simples nos últimos fins de semana".
O holandês elogiou um "fim de semana perfeito" em Austin, embora tenha enfatizado que a diferença de desempenho em relação à McLaren foi muito menor do que os resultados sugerem: "O que foi crucial foi o primeiro stint, no qual pude criar uma pequena diferença. Depois disso, a situação praticamente se estabilizou após o pit stop e até o final".

Charles Leclerc, Ferrari, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
"Acho que o gerenciamento dos pneus foi muito importante. E não foi muito simples, porque havia algumas voltas em a sensação era muito diferente. O equilíbrio, a aderência... melhor ou pior. É um daqueles dias em que você só precisa tentar e não cometer erros", explicou.
Verstappen conseguiu fazer exatamente isso, mas admitiu que a briga entre Lando Norris e Charles Leclerc ajudou. Isso deu ao atual campeão algum espaço para respirar e uma boa chance de cuidar dos pneus. Verstappen sabe que a história teria sido diferente se Norris tivesse mantido a posição na largada.
"Acho que teria sido uma corrida muito disputada", comentou o holandês. "Toda vez que Lando estava no ar, estávamos muito equilibrados. Talvez ele também estivesse um pouco mais rápido e aí não teria havido a diferença que houve no final".
Embora as mudanças de configuração da Red Bull tenham surtido o efeito desejado e o ritmo de corrida de Verstappen tenha sido significativamente melhor do que durante a sprint, ele ainda não estava completamente satisfeito: "Foi um pouco melhor hoje, embora ainda não esteja onde eu queria que estivesse".
Mais importante ainda, o tetracampeão sabe exatamente o que é necessário para ter uma chance real de conquistar o quinto título consecutivo, algo que apenas Michael Schumacher conseguiu até agora.
"Precisamos ser perfeitos até o final para ter uma chance", insistiu. "Nós nos recuperamos muito, mas, ao mesmo tempo, as diferenças são muito pequenas. Todo fim de semana você precisa tentar ser perfeito, e é isso que tentaremos fazer".
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.