F1 - Wolff comenta chances de título de Verstappen após Interlagos: "Barco já partiu"
Chefe de equipe da Mercedes descartou uma recuperação do tetracampeão nos três últimos finais de semana da temporada 2025
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, não acredita que Max Verstappen ainda possa manter a dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, pressionados pelo título de 2025 da Fórmula 1, depois de ficar 49 pontos atrás após o GP de São Paulo.
O atual campeão mundial da Red Bull, Verstappen, teve um início ruim no fim de semana do GP do São Paulo, com um quarto lugar na sprint e uma queda surpreendente no Q1. Mas, largando do pitlane, o holandês conseguiu uma recuperação extraordinária para terminar no pódio, atrás de Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes.
No entanto, com a vitória do líder do campeonato, Lando Norris, tanto na sprint quanto na corrida principal, ele ficou 24 pontos à frente do companheiro de equipe Piastri e 49 pontos à frente de Verstappen.
Portanto, Wolff acha que agora é o fim do jogo para Verstappen e suas aspirações de conquistar o quinto título mundial consecutivo, já que faltam apenas três etapas.
"Esse barco já partiu", disse Wolff. "Acho que basta deixá-los correr, não fazer contato, mas a diferença que Lando tem agora é muito, muito sólida. Mas ele também não pode se dar ao luxo de ter um abandono, porque aí a coisa muda de figura".
Toto Wolff, Mercedes
Foto de: Jim Watson / AFP via Getty Images
"Obviamente, do ponto de vista do espectador, você gostaria de ver isso na última corrida, pontos iguais ou semelhantes, mas [Norris] foi impressionante nas últimas corridas, como ele controlou os nervos e como marcou os pontos".
Wolff concordou com a convicção de Andrea Stella, seu colega da McLaren, de que a batalha entre Norris e Piastri não vai se estender. Quando perguntado se a situação da equipe de Woking ficou mais tensa, ele disse: "Sem dúvida, mas, como chefe de equipe, você só precisa manter o controle e não permitir que haja nenhum ataque externo".
"Acho que a maneira como eles lidam com a situação é muito boa, deixando-os correr. Não vejo uma situação em que eles estejam se enfrentando".
Quando perguntaram a Stella se o campeonato de 2025 era agora para a Norris perder, ele respondeu: "Para mim, a única maneira de olhar para a classificação é fazer uma corrida de cada vez e garantir a maximização dos pontos que marcamos".
"Olhar para isso como se fosse agora um campeonato do qual Lando 'é dono, ele não é dono', é muito acadêmico. Só temos de nos concentrar em nós mesmos e em executar os finais de semana como Lando fez aqui no Brasil ou no México e, por exemplo, com Oscar, garantir que nossas oportunidades sejam aproveitadas".
"Honestamente, quando se trata de pontos, vamos dar uma olhada no final de Las Vegas, onde estamos, e da mesma forma depois de Catar e Abu Dhabi", concluiu o chefe da McLaren.
DIOGO MOREIRA FALA AO PÓDIO CAST após QUASE TÍTULO em Portugal! MARTÍN VOLTA pós-SHOW de BEZZECCHI?
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.