Últimas notícias

Ferrari confirma segundo sensor da FIA em bateria do motor

Maurizio Arrivabene diz que equipe vem trabalhando em colaboração com a FIA, mas insiste que isso não afetou a performance do carro

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images

Maurizio Arrivabene, chefe da Ferrari, confirmou a instalação de um sensor adicional da FIA às suas unidades de potência, embora insista que tal novidade não tenha interferido em nada no rendimento dos carros.

A unidade da Ferrari foi alvo de controvérsias na fase inicial da temporada, quando equipes rivais, sobretudo a Mercedes, suspeitavam da configuração que conta com duas baterias, o que poderia descumprir o regulamento da categoria.

Nas normas vigentes, as baterias podem alimentar o ERS com no máximo 120 kW por volta, o que dá uma potência estimada de 160 cv durante 33s em cada passagem.

Leia também:

A FIA investigou o assunto de forma detalhada e não encontrou irregularidades. No entanto, para fazer uma verificação mais precisa, a entidade instalou um segundo sensor nos carros equipados com a unidade de potência italiana.

Arrivabene confirmou os acontecimentos à emissora alemã RTL. “Nossa configuração de bateria é bem complexa”, disse Arrivabene. “Concordamos com o pedido da FIA para trabalharmos junto deles e, para facilitar o seu trabalho, acrescentamos um segundo sensor. Mas isso não muda de forma alguma nossa performance no carro.”

O chefe insiste que a verificação maior não afetou seu rendimento. “e forma alguma. Temos dados para confirmar isso. Nas retas, estávamos absolutamente à frente, e na Rússia fomos mais ou menos iguais à Mercedes. Nós perdemos foi nas curvas de baixa velocidade.”

A informação de que a Ferrari contaria com um segundo sensor nas provas recentes já havia vazado, e Arrivabene se mostrou alerta com isso. “Acho estranho que todos saibam sobre o segundo sensor. Eu disse que nossa bateria é muito complexa, mas também é uma propriedade intelectual da Ferrari”, argumentou.

“Espero, assim como todos sabem sobre o segundo sensor, que no futuro elas não sejam informadas de nossos projetos. Isso pode ser uma questão séria.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton: Compreensão do carro explica melhora da Mercedes
Próximo artigo Pirelli: Desgaste de pneus em Suzuka foi aumentado por tufão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil