Últimas notícias

Ferrari lança novo carro para temporada 2020 da F1

Equipe mais popular da categoria mostrou modelo pela primeira vez em um teatro perto de Maranello

Ferrari SF1000

A Ferrai exibiu nesta terça-feira o novo modelo que tentará acabar com a supremacia da Mercedes na F1. No ano passado foram 235 pontos a menos que a equipe alemã. Assim como em 2019, a escuderia terá Sebastian Vettel, tetracampeão mundial, e o jovem Charles Leclerc, que encarará seu segundo ano no time, o terceiro na F1.

Confira imagens do evento de lançamento da Ferrari

A nova Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Evento aconteceu nesta terça na Itália
Bandeira da Ferrari estendida do lado de fora do teatro
Charles Leclerc com o público antes do evento
Mattia Binotto, chefe da equipe Ferrari, antes do início do evento
Sebastian Vettel tirou fotos e distribuiu autógrafos
Charles Leclerc antes do início do evento
Sebastian Vettel, Charles Leclerc, Marc Gene, Mattia Binotto minutos antes do início do evento
Louis Camilleri, CEO of Ferrari
Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Mattia Binotto com a Ferrari SF1000
Sebastian Vettel e Charles Leclerc com a Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Detalhe lateral da asa dianteira
Detalhe da traseira do SF1000
Detalhe do bico do SF1000
Detalhe do halo do SF1000
Detalhe da asa dianteira
Detalhe da suspensão dianteira
Detalhe do SF1000
23

A expectativa - para os comandantes da Ferrari - é que a equipe quebre um incômodo de jejum, tanto no mundial de pilotos como no de construtores. Kimi Rikkonen foi o último a ganhar o título vestindo vermelho, enquanto que no ano seguinte, Felipe Massa ajudou a escuderia a levar o de construtores, mesmo com o vice.

Leia também:

Para isso, a tensão entre Vettel e Leclerc, iniciada no ano passado, tendo como ponto alto o GP do Brasil com ambos se tocando na pista e sendo obrigados a abandonar, terá que ser melhor organizada, para tentar impedir o heptacampeonato da Mercedes, antes da introdução das novas regras da F1 em 2021.

O lançamento do novo carro foi realizado no Teatro Municipal Romolo Valli, na cidade de Reggio Emilia, a cerca de 35 quilômetros de Maranello, sede da montadora italiana. O evento contou com a presença da imprensa e com os principais nomes da Ferrari, como o chefe de equipe Mattia Binotto e os pilotos Sebastian Vettel e Charles Leclerc.

O nome do carro da escuderia para 2020 é SF1000, com o nome em homenagem ao fato da equipe completar nesta temporada 1000 GPs disputados na principal categoria do automobilismo mundial. O evento teve a apresentação do embaixador da escuderia, Marc Gené e da assessora da Ferrari, Silva Jofer.

O primeiro discurso da noite foi do CEO da Ferrari, Louis Camilieri, que destacou, entre outras coisas, o esforço dos funcionários da Ferrari na construção do carro de 2020.

"Nós estamos aqui hoje, porque dividimos uma paixão, com milhões de outras pessoas, com o cavalo rampante. Algo que só a Ferrari consegue fazer. Estamos muito cientes da responsabilidade que temos e estamos muito focados no objetivo principal, que é a vitória. E eu acho que temos o talento e a determinação para conseguirmos atingir esse objetivo. Estamos cobrando de nós mesmos mais do que jamais fizemos".

Em seguida, foi a vez do chefe da equipe Ferrari, Mattia Binotto, assumir o microfone e falar para o público. Entrevistado por Marc e Silvia, ele começou falando sobre a história da Ferrari e sua importância dentro da Fórmula 1 em seus 70 anos.

“Abro com a citação de Enzo Ferrari. Peça a uma criança para desenhar um carro e ele certamente fará o carro vermelho. A Ferrari sempre esteve presente e é a equipe de maior sucesso de todos os tempos. Chegar ao seu milésimo GP é uma coisa incrível”.

Binotto falou sobre os objetivos da equipe para a temporada de 2020 e o desafio em conciliar a temporada atual com o desenvolvimento do carro para o ano seguinte.

"É um ano muito particular, enfrentaremos o desenvolvimento da máquina, não apenas a de 2020, mas também a de 2021. Teremos que melhorar nossos erros anteriores, por exemplo, trabalhar muito em confiabilidade".

Ferrari SF1000

Ferrari SF1000

Photo by: Ferrari

Após a fala de Binotto, o SF1000 foi oficialmente apresentado para o público, junto dos pilotos da equipe. Antes dos pilotos falarem, Binotto reassumiu o microfone para falar sobre algumas das mudanças que o SF1000 teve em relação ao carro do ano passado.

"Os regulamentos permanecem estáveis, por isso é difícil transformar completamente o carro. O ponto de partida é o carro do ano passado, o SF-90, mas certamente fomos extremos em todos os conceitos, tanto quanto pudemos. Tentamos obter o máximo desempenho aerodinâmico e tentamos maximizar o nível de downforce, para que todo o carro, o monocoque, o layout da unidade de potência e a caixa câmbio tenham sido realmente embalados para ter uma forma mais estreita e fina. Eu acho que isso é bem visível."

Em seguida foi a vez dos pilotos falarem. Vettel foi o primeiro, e destacou o trabalho da equipe no desenvolvimento do carro, e disse estar muito feliz com o resultado final.

"É uma conquista incrível. São muitas horas investidas no desenvolvimento. Estou muito feliz com o resultado final. É um pouco mais vermelha que a do ano passado, eu achei muito bonita. Eu já estou gostando do SF1000, é diferente em relação ao de 2019. Foi um ótimo trabalho, como vocês podem ver aqui".

Em seguida, foi a vez de Charles Leclerc, que também elogiou o trabalho investido no SF1000, mas comentou sobre sua preparação para a temporada e os objetivos pessoais.

"Mal posso esperar para começar a nova temporada. Fiz um ótimo trabalho para me preparar fisicamente e não repetir os erros de 2019".

O último a falar, antes do fim do lançamento, foi o presidente da Ferrari, John Elkann: "Somos a Itália e estamos muito orgulhosos de representá-la para o mundo. Vencemos 238 das 991 corridas que participamos, mas apesar disso, nossa fome de triunfos é sempre a mesma e muito alta".

Relembre todos os carros da Ferrari na F1

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
72
In this article
Erick Gabriel
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Brawn tinha preocupações com Zandvoort antes de inclinação de curva
Próximo artigo Chefe da Ferrari destaca design extremo e mudança de foco em carro de 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros