Últimas notícias

Fisioterapeuta lembra que Raikkonen quase perdeu estreia na F1

Josef Leberer fala que precisou acordar finlandês poucos minutos antes de entrar no carro na Austrália em 2001

Kimi Raikkonen, Sauber

Foto de: Sutton Motorsport Images

Campeão da Fórmula 1 em 2007, Kimi Raikkonen fez sua estreia no mundial em 2001 pela Sauber e marcou seu primeiro ponto no campeonato logo em sua primeira corrida em Melbourne, com um sexto lugar. Mas o fato de Kimi ter largado naquele dia quase não aconteceu.

O finlandês, agora um veterano com 292 GPs, só tinha 23 largadas em corridas de carro quando Peter Sauber assumiu o risco de promove-lo a seu time na F1.

Até mesmo a FIA tinha objeções quanto à presença do piloto de 21 anos na Fórmula 1, dada a sua experiência de corrida muito limitada, e Raikkonen foi forçado a começar a temporada com uma superlicença provisória.

Para qualquer piloto – muito mais para um jovem que competia de kart apenas 15 meses antes daquilo – uma estreia na F1 seria um dos momentos de maior tensão ​da carreira.

No entanto, não parecia assim para Raikkonen. Em Melbourne, na ocasião, ele não era encontrado a apenas 30 minutos do início do GP da Austrália, como lembra vividamente o fisioterapeuta da Sauber, Josef Leberer.

"Ele estava dormindo", lembrou Leberer falando ao site oficial da Fórmula 1.

"Eu disse: 'Kimi, em alguns minutos, você tem que fazer sua primeira corrida'. Ele disse 'Oh, Josef, me deixe dormir só mais cinco minutos'. Eu nunca vi isso antes, e eu nunca vi depois.”

"É uma frieza extrema. Ele não está atuando, é natural. Deixei ele dormir mais alguns minutos. O descanso é importante."

Apesar do sono, Raikkonen se recuperou na prova. Ele havia qualificado em 13º e fez uma corrida consistente para terminar em sétimo. Ele foi promovido em uma posição após o francês Olivier Panis da BAR ter tomado uma penalidade de 25 segundos por ultrapassar em uma área de bandeiras amarelas, subindo assim para a zona de pontos.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Schumacher “está nas melhores mãos”, diz família
Próximo artigo Grosjean é mais rápido do que Button, diz Magnussen

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil