Relato da corrida
Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

Hamilton domina corrida na Inglaterra com drama para Vettel

Piloto da casa comanda GP em Silverstone do início ao fim e vence sem ser incomodado em dia de crise de pneus no fim da prova; Massa é 10º

Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08

O inglês Lewis Hamilton venceu o GP da Grã-Bretanha neste domingo (16), em Silverstone. O piloto da Mercedes não teve concorrência à altura e liderou de ponta a ponta a corrida em seu país. Esta foi sua vitória de número 57 na carreira e sua quinta na Inglaterra, empatando com Jim Clark e Alain Prost – recordistas de triunfos da corrida.

Atrás de Hamilton, a disputa pelos outros lugares do pódio foi animada, com Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel, Valteri Bottas e Max Verstappen. Vítima do déficit de desempenho da Red Bull, Verstappen até que tentou, mas não conseguiu se segurar na briga após as paradas e foi o quinto.

Raikkonen tinha a segunda posição até as últimas três voltas, mas acabou vendo um de seus pneus dianteiros falhar e teve que ir aos pits. Bottas se aproveitou de uma estratégia diferente (largando com os pneus macios e terminando com os supermacios) para passar por Vettel nas últimas voltas e ficar com o segundo lugar após largar de nono.

Sebastian Vettel, que seria o terceiro, teve dia difícil. Seu pneu dianteiro esquerdo acabou falhando uma volta depois de Raikkonen em um ponto pior da pista, onde Vettel acabou saindo da pista. No fim, Sebastian foi o sétimo, após trocar seu pneu na última volta. Ele viu sua vantagem de 20 pontos reduzir para apenas um ao fim desta prova.

O brasileiro Felipe Massa largou bem, e foi de 13º no grid (após o abandono de Palmer antes da largada) para décimo. O brasileiro apresentou um bom ritmo e manteve o ponto até o fim da prova, pressionando as Force Indias que terminaram em oitavo e nono.

A corrida

Na volta de apresentação, Jolyon Palmer parou com seu carro na reta do Hangar com problemas hidráulicos O piloto deixou seu carro em posição perigosa e a primeira largada foi abortada. Com isso, uma volta foi tirada da distância original da prova.

Na largada, Hamilton manteve a ponta com Raikkonen em segundo e Verstappen ganhando a posição de Vettel. Hulkenberg perdeu mas recuperou o quinto lugar de Ocon. Massa subiu para décimo.

Na primeira volta, os dois carros da Toro Rosso bateram na curva Becketts tirando Carlos Sainz Jr da prova e levando Daniil Kvyat aos pits. Pelo acidente, o russo foi investigado e punido com drive-through.

O Safety Car veio à pista. Na volta, o top-5 permaneceu inalterado, com Hamilton, Raikkonen, Verstappen, Vettel e Hulkenberg.

Bottas passou por Ocon e Hulkenberg e assumiu a quinta posição. Ele se aproximou de Vettel e Verstappen quando os dois começaram a duelar pelo terceiro lugar. Na volta 19, o alemão foi para os boxes para tentar superar Verstappen. O piloto retornou rápido e conseguiu superar Max, que acabou tendo um delay na roda traseira esquerda.

Kimi Raikkonen parou e retornou à frente de Vettel. Hamilton parou na volta 26 e retornou à frente de Bottas, continuando em primeiro.

Bottas foi o último dos primeiros a parar. O top-5 ficou Hamilton, Raikkonen, Vettel, Bottas e Verstappen.

Bottas aproveitou o desgaste de pneus da Ferrari e ficou em segundo. Vettel teve que ir aos pits na última volta e ficou apenas em sétimo.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece na Hungria, no dia 30 de julho.

Resultado:

Pos.PilotoChassiMotorDif.
1 united_kingdom Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes  
2 finland Valtteri Bottas  Mercedes Mercedes 14.063
3 finland Kimi Raikkonen  Ferrari Ferrari 36.570
4 netherlands Max Verstappen  Red Bull TAG 52.125
5 australia Daniel Ricciardo  Red Bull TAG 1'05.955
6 germany Nico Hulkenberg  Renault Renault 1'08.109
7 germany Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 1'33.989
8 france Esteban Ocon  Force India Mercedes 1 volta
9 mexico Sergio Perez  Force India Mercedes 1 volta
10 brazil Felipe Massa  Williams Mercedes 1 volta
11 belgium Stoffel Vandoorne  McLaren Honda 1 volta
12 denmark Kevin Magnussen  Haas Ferrari 1 volta
13 france Romain Grosjean  Haas Ferrari 1 volta
14 sweden Marcus Ericsson  Sauber Ferrari 1 volta
15 russia Daniil Kvyat  Toro Rosso Renault 1 volta
16 canada Lance Stroll  Williams Mercedes 1 volta
17 germany Pascal Wehrlein  Sauber Ferrari 1 volta
Abn spain Fernando Alonso  McLaren Honda  
Abn spain Carlos Sainz Jr.  Toro Rosso Renault  
Abn united_kingdom Jolyon Palmer  Renault Renault  

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Nasr mira Indy em tentativa de voltar às pistas
Próximo artigo Hamilton cola em Vettel após GP da Inglaterra; veja tabela

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil