As Mercedes polarizaram a briga pelo melhor tempo do primeiro treino livre para o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Postulantes ao título do Mundial de Pilotos, Lewis Hamilton e Nico Rosberg ratificaram o domínio da escuderia na sessão de abertura do final de semana em Austin, no Texas. Melhor para o britânico, que encerrou com a melhor marca (1min39s941).
[publicidade]Ao invés da Red Bull ou a Williams, a McLaren se mostrou como a ‘segunda força’ neste primeiro treino nos EUA. O britânico Jenson Button finalizou com o terceiro tempo. O russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso, ficou na quarta posição nesta sexta-feira.
O Brasil contou com dois representantes na primeira sessão de treinos em Austin. Além de Felipe Massa, o 11º colocado com 1min, a Williams também contou com Felipe Nasr, que terminou o treino com uma satisfatória oitava marca.
Duas novidades se apresentaram na primeira prática nos Estados Unidos. Além do brasileiro Felipe Nasr, que guiou uma Williams ocupou a vaga de Valtteri Bottas, que permaneceu todo o treino no paddock. O representante nacional na GP2 mostrou desenvoltura e permaneceu durante boa parte do treino na frente de Felipe Massa.
Quem também teve a primeira chance em uma sessão de Fórmula 1 foi Max Verstappen. O adolescente de 17 anos, contratado para ser titular da Toro Rosso em 2015, participou do treino e permaneceu entre os dez primeiros, impressionando o circo da categoria.
Além dos novos nomes, o primeiro treino em Austin apresentou modificações em alguns carros. A Ferrari de Kimi Raikkonen acabou reforçada por um ‘sensor’ externo – uma peça metálica colocada logo adiante do cockpit. Já a Lotus testou um novo bico no Texas.
Grandes favoritas dentro do final da semana, as Mercedes ratificaram o domínio somente na meia-hora derradeira da sessão. Hamilton e Rosberg polarizaram a briga pelas melhores marcas do dia e Austin, enquanto Jenson Button, da McLaren, surgiu como alternativa na disputa.
Na parte final do treino, as equipes diminuíram o ritmo em busca de voltas rápidas. A Mercedes, por exemplo, procurou economizar pneus e ditar um ritmo de corrida.
Restando pouco mais de 1min, Pastor Maldonado, da Lotus, por pouco não tumultuou uma prática tranquila. O venezuelano rodou, e a direção ameaçou erguer a bandeira amarela. O erro, no entanto, acabou corrigido rapidamente, e a sessão terminou sem problemas.
Confira a classificação do primeiro treino para o GP dos EUA:
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.