Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025
Últimas notícias

Hamilton ou Schumacher: Brawn dá sua opinião sobre o debate de qual seria o melhor

O diretor de esporte a motor da F1, Ross Brawn, trabalhou com ambos os pilotos em sua carreira e falou sobre as semelhanças e diferenças entre ambos

Ross Brawn, Managing Director of Motorsports, FOM

Nos últimos anos, um debate tem se tornado muito comum dentro do mundo da Fórmula 1: com os resultados que vem conquistando, já seria possível considerar que Lewis Hamilton ultrapassou Michael Schumacher como o melhor de todos os tempos?

A pergunta provoca debates acalorados sempre que levantada, por diversos motivos: os números e recordes de Schumacher que Hamilton ainda busca bater, as eras de dominância de cada piloto na Fórmula 1, e a existência de outros pilotos que também teriam credenciais para buscar esse título, como Fangio, Senna e Clark.

Leia também:

E, agora, temos mais uma pessoa dando sua opinião sobre esse assunto. Mas alguém com credenciais, por ter trabalho com ambos os pilotos em sua carreira: o atual diretor de esporte a motor da Fórmula 1, Ross Brawn.

Brawn esteve junto de Schumacher durante todos os sete anos em que o alemão foi campeão, como diretor tanto da Benetton (de 1991 a 1996) e da Ferrari (de 1997 a 2006). Anos depois, como chefe de equipe da Mercedes, ajudou a trazer Hamilton da McLaren para a equipe alemã.

Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, Brawn pesou as qualidades de ambos os pilotos.

"Eles são muito talentosos com o que fazem com um carro e têm aqueles momentos que tiram um coelho da cartola", afirmou Brawn. "Algumas das voltas de classificação que Lewis fez ao longo dos anos deixaram as equipes mudas. Michael fazia isso também. De vez em quando temos pilotos assim, com essa qualidade".

"Lewis... mereceu cada campeonato que conquistou. Ele sempre esteve na equipe certa no momento certo e agora ele está no ápice de sua performance".

"Ele não comete erros e é um piloto fantástico. Sua performance é excepcional. Não é como se Lewis estivesse ganhando por pura sorte. Ele está ganhando porque está entregando uma performance fantástica e precisamos dar esse crédito a ele".

Mas Brawn apontou uma diferença chave entre o britânico e o alemão.

"Eles prosperaram em diferentes eras, com competidores diferentes, diferentes tipos de carro, e personalidades diferentes. Personalidades muito diferentes. Lewis é um profissional incrível, dedicado e comprometido, mas Michael era intensamente detalhista com o carro, algo que Lewis não precisa. Michael cresceu em uma era em que não havia a tecnologia que existe hoje. A telemetria era muito crua. O envolvimento do piloto era muito maior".

"Agora, o piloto sai do carro e o engenheiro tem uma análise pronta do comportamento do carro em cada curva. Então o piloto não precisa falar muito".

"Quando eu trabalhei com Michael pela primeira vez, tínhamos uma folha com os números das curvas e ele tinha que explicar onde que o carro saía de traseira ou de frente e nós analisaríamos a partir disso. Agora, logo que o piloto liga o rádio, a equipe já tem a análise".

"Então as habilidades necessárias de um piloto são muito diferentes. Michael tinha aquela intensidade e envolvimento com o carro que Lewis não precisa ter, então não sei como ele agiria daquele jeito se corresse naquela época".

GALERIA: Veja 10 recordes de Schumacher que Hamilton ainda busca bater

Número de títulos consecutivos de Schumacher: 5

Artigo anterior Grosjean animado com planos "extraordinários" de etapa da F1 na Arábia Saudita
Próximo artigo Brawn quer que F1 abandone motorhomes "extravagantes"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros