Fórmula 1
02 jul
-
05 jul
Treino Livre 3 em
02 Horas
:
57 Minutos
:
24 Segundos
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
11 dias
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
53 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
60 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Canceled
24 set
-
27 set
Próximo evento em
81 dias
08 out
-
11 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
109 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
116 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
130 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
144 dias

Hamilton ou Schumacher: Brawn dá sua opinião sobre o debate de qual seria o melhor

compartilhar
comentários
Hamilton ou Schumacher: Brawn dá sua opinião sobre o debate de qual seria o melhor
8 de fev de 2020 18:19

O diretor de esporte a motor da F1, Ross Brawn, trabalhou com ambos os pilotos em sua carreira e falou sobre as semelhanças e diferenças entre ambos

Nos últimos anos, um debate tem se tornado muito comum dentro do mundo da Fórmula 1: com os resultados que vem conquistando, já seria possível considerar que Lewis Hamilton ultrapassou Michael Schumacher como o melhor de todos os tempos?

A pergunta provoca debates acalorados sempre que levantada, por diversos motivos: os números e recordes de Schumacher que Hamilton ainda busca bater, as eras de dominância de cada piloto na Fórmula 1, e a existência de outros pilotos que também teriam credenciais para buscar esse título, como Fangio, Senna e Clark.

Leia também:

E, agora, temos mais uma pessoa dando sua opinião sobre esse assunto. Mas alguém com credenciais, por ter trabalho com ambos os pilotos em sua carreira: o atual diretor de esporte a motor da Fórmula 1, Ross Brawn.

Brawn esteve junto de Schumacher durante todos os sete anos em que o alemão foi campeão, como diretor tanto da Benetton (de 1991 a 1996) e da Ferrari (de 1997 a 2006). Anos depois, como chefe de equipe da Mercedes, ajudou a trazer Hamilton da McLaren para a equipe alemã.

Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, Brawn pesou as qualidades de ambos os pilotos.

"Eles são muito talentosos com o que fazem com um carro e têm aqueles momentos que tiram um coelho da cartola", afirmou Brawn. "Algumas das voltas de classificação que Lewis fez ao longo dos anos deixaram as equipes mudas. Michael fazia isso também. De vez em quando temos pilotos assim, com essa qualidade".

"Lewis... mereceu cada campeonato que conquistou. Ele sempre esteve na equipe certa no momento certo e agora ele está no ápice de sua performance".

"Ele não comete erros e é um piloto fantástico. Sua performance é excepcional. Não é como se Lewis estivesse ganhando por pura sorte. Ele está ganhando porque está entregando uma performance fantástica e precisamos dar esse crédito a ele".

Mas Brawn apontou uma diferença chave entre o britânico e o alemão.

"Eles prosperaram em diferentes eras, com competidores diferentes, diferentes tipos de carro, e personalidades diferentes. Personalidades muito diferentes. Lewis é um profissional incrível, dedicado e comprometido, mas Michael era intensamente detalhista com o carro, algo que Lewis não precisa. Michael cresceu em uma era em que não havia a tecnologia que existe hoje. A telemetria era muito crua. O envolvimento do piloto era muito maior".

"Agora, o piloto sai do carro e o engenheiro tem uma análise pronta do comportamento do carro em cada curva. Então o piloto não precisa falar muito".

"Quando eu trabalhei com Michael pela primeira vez, tínhamos uma folha com os números das curvas e ele tinha que explicar onde que o carro saía de traseira ou de frente e nós analisaríamos a partir disso. Agora, logo que o piloto liga o rádio, a equipe já tem a análise".

"Então as habilidades necessárias de um piloto são muito diferentes. Michael tinha aquela intensidade e envolvimento com o carro que Lewis não precisa ter, então não sei como ele agiria daquele jeito se corresse naquela época".

GALERIA: Veja 10 recordes de Schumacher que Hamilton ainda busca bater

Número de títulos consecutivos de Schumacher: 5

Próximo artigo
Grosjean animado com planos "extraordinários" de etapa da F1 na Arábia Saudita

Artigo anterior

Grosjean animado com planos "extraordinários" de etapa da F1 na Arábia Saudita

Próximo artigo

Brawn quer que F1 abandone motorhomes "extravagantes"

Brawn quer que F1 abandone motorhomes "extravagantes"
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1