Hamilton sofre, mas leva tetra no México; Verstappen vence
Inglês se envolve em toque com Vettel nas curvas iniciais, mas consegue o suficiente para garantir o quarto título mundial
A F1 coroou mais um campeão mundial neste domingo. Mesmo que tenha tido atuação repleta de contratempos no GP do México, Lewis Hamilton garantiu matematicamente seu tetracampeonato em 2017, já que Sebastian Vettel foi apenas o quarto colocado.
A prova no Hermanos Rodriguez teve seu lance fundamental nos metros iniciais. Max Verstappen, Vettel e Hamilton se envolveram em toques ainda nas primeiras curvas durante a disputa pela liderança, o que jogou os dois protagonistas do campeonato para o fundo do pelotão.
O alemão da Ferrari fez boa prova de recuperação, mas precisava ficar entre os dois primeiros para se manter vivo na disputa. Assim, Hamilton, mesmo fechando em nono, igualou o número de títulos mundiais de Alain Prost e do próprio Vettel.
Verstappen venceu a prova sem grandes sustos, praticamente de ponta a ponta. Valtteri Bottas foi segundo colocado, à frente de Kimi Raikkonen. Felipe Massa também enfrentou contratempos e foi o 11º colocado.
A corrida
Vettel manteve a ponta no arranque, mas sofreu o ataque de Verstappen por fora na aproximação da curva 1. O holandês mergulhou com agressividade e o alemão não recuou, o que resultou em um toque na tomada para a segunda curva.
Ali, houve o primeiro dano na asa dianteira de Vettel. Hamilton aproveitou a confusão para ganhar terreno, mas foi tocado por um Vettel que ainda tinha dificuldades. Assim, o inglês da Mercedes sofreu um furo em seu pneu traseiro direito.
Ambos os favoritos tiveram de fazer pitstops prematuros para reparos, de modo que ocupavam as duas últimas posições do pelotão nos giros iniciais. Carlos Sainz e Massa também fizeram uma parada cedo – o brasileiro sofreu um furo lento no pneu dianteiro direito.
Verstappen aproveitou o momento para disparar na frente, abrindo vantagem confortável para Bottas, que vinha a seguir. Já Ocon, Hulkenberg, Pérez e Raikkonen vinham relativamente próximos na disputa por uma posição de pódio.
Ocon, Hulkenberg e Pérez foram aos boxes antes dos demais líderes para colocar pneus macios. Já Hamilton, no fundo do pelotão, enfrentava dificuldades para superar os carros à sua frente, de modo que ele tomou uma volta de Verstappen já na 22ª passagem.
Na 26ª volta, Hulkenberg encostou seu carro na área de escape e abandonou a prova. Com isso, Vettel, que fazia boa prova de recuperação, já era promovido à zona de pontos, em 10º.
Verstappen já tinha quase 10s de vantagem para Bottas quando Brendon Hartley abandonou com problemas mecânicos. Isso provocou o acionamento do safety car virtual na volta 32, o que fez com que os líderes fossem aos boxes para trocar pneus – e Vettel também retornou para um segundo pitstop, calçando ultramacios.
A prova teve bandeira verde poucas voltas mais tarde, sendo que a ordem passava a ser após a rodada de pitstops: Verstappen, Bottas, Raikkonen, Ocon e Stroll. Vettel já era o oitavo, com Massa em 10º.
Verstappen seguia andando forte, com vantagem já superior a 12s para Bottas. Assim, a Red Bull passou a pedir para que o holandês segurasse o ritmo e apenas controlasse a distância para o finlandês da Mercedes.
Na 51ª volta, Vettel superou Pérez e assumiu o sexto lugar. Hamilton também fazia sua corrida de recuperação: duas voltas depois, superou Vandoorne e foi ao 11º posto.
O alemão subiu ao quinto posto ao deixar Stroll para trás na volta 55, pouco depois, despachou Ocon para ir a quarto. Enquanto isso, Hamilton tirava Massa da zona de pontos ao chegar em 10º.
O problema para Vettel é que seus rivais a seguir estavam muito à sua frente: Raikkonen estava a mais de 20s, com Bottas outros 27s. Já Hamilton superou Alonso a três voltas e foi ao nono lugar, posição suficiente para garantir o título mesmo se Vettel chegasse em segundo.
Verstappen cruzou a linha com grande vantagem para Bottas. Raikkonen completou o pódio. Ocon, Stroll, Pérez, Magnussen, Hamilton e Alonso completaram a zona de pontos; já Massa foi 11º.
Resultados completos - GP do México:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Pits | Aposentadoria | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 71 | 1:36'26.550 | 189.970 | 1 | 25 | ||||
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 71 | 1:36'46.228 | 19.678 | 19.678 | 1 | 18 | |||
3 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 71 | 1:37'20.557 | 54.007 | 34.329 | 1 | 15 | |||
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 71 | 1:37'36.628 | 1'10.078 | 16.071 | 2 | 12 | |||
5 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 70 | 1 lap | 1 volta | 1 volta | 1 | 10 | |||
6 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 70 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 1 | 8 | |||
7 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 70 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 2 | 6 | |||
8 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 70 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 1 | 4 | |||
9 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 70 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 2 | 2 | |||
10 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 70 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 1 | 1 | |||
11 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 70 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 1 | ||||
12 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 70 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 1 | ||||
13 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Renault | 70 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 1 | ||||
14 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 69 | 2 laps | 2 voltas | 1 volta | 1 | ||||
15 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 69 | 2 laps | 2 voltas | 0.000 | 2 | ||||
dnf | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 59 | 3 | Aposentadoria | ||||||
dnf | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 55 | 2 | Aposentadoria | ||||||
dnf | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Renault | 30 | Aposentadoria | |||||||
dnf | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 24 | 1 | Aposentadoria | ||||||
dnf | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 5 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.