Hamilton vence Rosberg em 1º treino nos EUA; Massa é 11º
Piloto britânico voa com pneus macios e derrota líder do campeonato por boa margem no cronômetro. Resto do grid fica a quase 2s das Mercedes
Com 33 pontos de desvantagem para o parceiro Nico Rosberg no campeonato, Lewis Hamilton provou que não foi aos EUA para brincar neste final de semana. O tricampeão mundial cravou o tempo mais rápido do primeiro ensaio da Fórmula 1 no Circuito das Américas nesta sexta-feira (21).
Vencedor três vezes do GP dos EUA em Austin, Hamilton marcou o tempo de 1min37s428 com os pneus macios, ficando 0s315 na frente de Rosberg, que também fez sua melhor volta com o mesmo composto.
Max Verstappen foi o melhor do resto, a 1s951 do melhor tempo de Hamilton, mas sem utilizar os pneus macios (usou apenas os médios). Logo atrás dele veio a Ferrari de Kimi Raikkonen e a Force India de Nico Hulkenberg, fechando o top-5
O brasileiro Felipe Massa fez boa sessão. Ele ficou grande parte do treino em posições razoáveis dentro top-10, e terminou o primeiro ensaio do final de semana em Austin na 11ª posição
Felipe Nasr foi o 12º após colocar os pneus supermacios no final do treino. Seu companheiro, Marcus Ericsson, sofreu com problemas mecânicos no fim da sessão e foi 16º.
Após as checagens de rotina nos carros no início do TL1, Nico Rosberg anotou o tempo de 1min40s223 ainda antes de terminada a primeira meia hora de treino. Hamilton tomou o primeiro lugar do companheiro de equipe com 1min39s246. Raikkonen e Vettel vinham logo atrás.
Jolyon Palmer acabou protagonizando a primeira saída de pista do treino após rodar no último setor do circuito, na curva 18. Enquanto isso, Hamilton voltou a melhorar seu tempo com 1min38s943 e depois 1min38s701.
Utilizando os pneus macios, Nico Rosberg superou o tempo de Lewis Hamilton com meia hora para o fim da sessão. O alemão cravou 1min37s743, 0s958 mais rápido que o companheiro de equipe.
Hamilton devolveu na mesma moeda, cravando 1min37s428, voltando ao primeiro lugar. Enquanto isso, a curva 18 fez outra vítima: Daniil Kvyat.
A sessão ainda entrou em regime de Safety Car Virtual após Sebastian Vettel ter perdido um pedaço de seu carro ao passar por uma zebra.
A segunda sessão de treinos livres terá início às 17h no horário de Brasília.
Resultado
Pos. | Piloto | Chassi | Motor | Vts. | Tempo | Dif. | Int. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 25 | 1'37.428 | ||
2 | Nico Rosberg | Mercedes | Mercedes | 27 | 1'37.743 | 0.315 | 0.315 |
3 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 28 | 1'39.379 | 1.951 | 1.636 |
4 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 21 | 1'39.407 | 1.979 | 0.028 |
5 | Nico Hulkenberg | Force India | Mercedes | 27 | 1'39.712 | 2.284 | 0.305 |
6 | Valtteri Bottas | Williams | Mercedes | 30 | 1'39.776 | 2.348 | 0.064 |
7 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 26 | 1'39.963 | 2.535 | 0.187 |
8 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 15 | 1'39.988 | 2.560 | 0.025 |
9 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Ferrari | 16 | 1'40.131 | 2.703 | 0.143 |
10 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Ferrari | 26 | 1'40.140 | 2.712 | 0.009 |
11 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 27 | 1'40.191 | 2.763 | 0.051 |
12 | Felipe Nasr | Sauber | Ferrari | 16 | 1'40.287 | 2.859 | 0.096 |
13 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 26 | 1'40.362 | 2.934 | 0.075 |
14 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 15 | 1'40.826 | 3.398 | 0.464 |
15 | Esteban Gutierrez | Haas | Ferrari | 15 | 1'40.970 | 3.542 | 0.144 |
16 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 17 | 1'41.170 | 3.742 | 0.200 |
17 | Alfonso Celis Jr. | Force India | Mercedes | 27 | 1'41.422 | 3.994 | 0.252 |
18 | Jenson Button | McLaren | Honda | 21 | 1'41.663 | 4.235 | 0.241 |
19 | Kevin Magnussen | Renault | Renault | 22 | 1'41.942 | 4.514 | 0.279 |
20 | Jordan King | Manor | Mercedes | 29 | 1'42.012 | 4.584 | 0.070 |
21 | Jolyon Palmer | Renault | Renault | 31 | 1'42.332 | 4.904 | 0.320 |
22 | Esteban Ocon | Manor | Mercedes | 27 | 1'43.874 | 6.446 | 1.542 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.