Últimas notícias

Jornal: médico que operou Schumacher nega tratamento com células-tronco

Responsável por atender o ex-piloto alemão em Paris, Philippe Menasché nega boatos sobre o tratamento

Michael Schumacher, Ferrari, celebrates his 1st position on the podium

Michael Schumacher, Ferrari, celebrates his 1st position on the podium

LAT Images

O médico que tratou Michael Schumacher no Hospital Georges Pompidou, em Paris, na França, disse que não foram feitos experimentos usando células tronco com o heptacampeão mundial da Fórmula 1.

Leia também:

Especialista em cardiologia, Philippe Menasché tem larga experiência em pesquisas com células-tronco e foi o responsável por atender o ex-piloto alemão no começo de setembro na capital francesa.

Questionado pelo jornal espanhol Marca sobre o suposto tratamento de Schumi com células embrionárias, o médico afirmou: “Eu não faço milagres. Minha equipe não está fazendo nenhum experimento - termo abominável que não corresponde com a visão do que seria a medicina".

Relembre a carreira de Michael Schumacher na Fórmula 1:

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs

Foto de: LAT Images

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs

Foto de: Sutton Motorsport Images

1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs

1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs

Foto de: LAT Images

1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs

1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs

Foto de: Sutton Motorsport Images

1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs

1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs

Foto de: Sutton Motorsport Images

1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs

1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs

Foto de: LAT Images

1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs

1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs

Foto de: XPB Images

1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs

1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs

Foto de: LAT Images

1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs

1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs

Foto de: Sutton Motorsport Images

1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs

1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs

2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs

2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs

Foto de: Ercole Colombo

2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs

2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs

Foto de: Brousseau Photo

2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs

2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs

Foto de: LAT Images

2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs

2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs

Foto de: Sutton Motorsport Images

2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs

2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs

Foto de: XPB Images

2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs

2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs

Foto de: Sutton Motorsport Images

2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs

2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs

Foto de: XPB Images

2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs

2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs

2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

20

Menasché também falou sobre a utilização de células-tronco para o tratamento de pacientes em geral: "Tivemos muito progresso nos últimos 20 anos, mas o certo é que ainda sabemos muito pouco sobre as células-tronco".

Quer assistir F2, F3 e Indy de graça? Se inscreva no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Atendimento em Paris

Desde o acidente de esqui nos alpes franceses no final de 2013, muito pouco se sabe sobre as reais condições de saúde de Schumacher, já que a família faz questão de não dar mais informações.

A notícia de que Schumi estava no hospital parisiense foi veiculada pelo jornal francês Le Parisien, que afirmou que o alemão estava realizando um “tratamento secreto” e havia chegado à unidade hospitalar coberto por um lençol azul.

Relembre todos os carros de Michael Schumacher na Fórmula 1:

Toutes les F1 pilotées par Michael Schumacher

Toutes les F1 pilotées par Michael Schumacher

Jordan 191 de 1991

Jordan 191 de 1991

Este foi o carro que Michael Schumacher estreou na F1, que só correu uma prova para substituir o belga Bertrand Gachot, no GP da Bélgica.
Benetton B191 de 1991

Benetton B191 de 1991

Os resultados na Bélgica fizeram Flavio Briatore chamá-lo para preencher a vaga na Benetton-Ford
Benetton B192 de 1992

Benetton B192 de 1992

Michael Schumacher ganhou sua primeira e única vitória da temporada no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
Benetton B193 de 1993

Benetton B193 de 1993

Com uma vitória e nove pódios, Michael Schumacher começava a aparecer na F1.
Benetton B194 de 1994

Benetton B194 de 1994

Neste ano o alemão conseguiu seu primeiro campeonato mundial.
Benetton B195 de 1995

Benetton B195 de 1995

Michael Schumacher foi coroado com o bicampeonato.
Ferrari F310 de 1996

Ferrari F310 de 1996

A escuderia dá as boas vindas a Schumacher.
Ferrari F310B de 1997

Ferrari F310B de 1997

Neste ano Schumacher bateu intencionalmente em Villeneuve. Ele não só perdeu o campeonato, como a FIA o puniu com a perda de pontos obtidos na temporada.
Ferrari F310B versão carbon de 1997

Ferrari F310B versão carbon de 1997

O modelo foi um pouco mais simplificado, mas ainda faltava potência do motor e pacote aerodinâmico.
Sauber C16  de 1997

Sauber C16 de 1997

Michael Schumacher guiou o modelo em segredo.
Ferrari F300 de 1998

Ferrari F300 de 1998

Equipado com o motor 3.0 V10 projetado por Rory Byrne
Ferrari F399 de 1999

Ferrari F399 de 1999

Quase idêntico ao modelo anterior, com pequenas alterações no novo spoiler dianteiro.
Ferrari F1-2000 de 2000

Ferrari F1-2000 de 2000

Michael Schumacher conseguiu nove vitórias e levou a equipe ao seu primeiro campeonato mundial após 21 anos de fila.
Ferrari F2001 de 2001

Ferrari F2001 de 2001

O carro foi projetado com as novas alterações do regulamento que exigiam a construção de uma asa dianteira superior, a fim de reduzir downforce.
Ferrari F2001 de Monza em 2001

Ferrari F2001 de Monza em 2001

Foi a primeira corrida de F1, após os ataques de 11 de setembro. Pela memória das vítimas, a Ferrari pintou o bico de preto, além de não fazer publicidade.
Ferrari F2002 de 2002

Ferrari F2002 de 2002

Foi um dos carros de maior sucesso da F1 de todos os tempos. Desenhado por Ross Brawn, Rory Byrne e Paolo Martinelli
Ferrari F2003GA de 2003

Ferrari F2003GA de 2003

O carro foi nomeado "GA" em homenagem a Gianni Agnelli, presidente da Fiat que havia falecido na época.
Ferrari F2004 de 2004

Ferrari F2004 de 2004

Continua o sucesso da equipe desde 1999, ganhando o quinto campeonato consecutivo de pilotos e o sexto de construtores.
Ferrari F2005 de 2005

Ferrari F2005 de 2005

O modelo não foi competitivo em quase toda a temporada, a única vitória deste carro foi no GP dos Estados Unidos.
Ferrari 248F1 de 2006

Ferrari 248F1 de 2006

A temporada de 2006 não poderia ter começado melhor para ele e para Ferrari, após o fraco desempenho de 2005, com a pole no GP do Bahrein, sendo a 65º, igualando o recorde histórico de Ayrton Senna.
Mercedes W01 de 2010

Mercedes W01 de 2010

Em 23 de dezembro de 2009 torna-se oficial o retorno de Schumi para a F1 para a temporada 2010, com a equipe Mercedes GP inicialmente para três anos.
Mercedes W02 de 2011

Mercedes W02 de 2011

Schumacher melhora o desempenho e esteve muito mais perto de Nico Rosberg. Novamente com um quarto lugar como melhor resultado pessoal e da equipe, Michael esteve apenas 13 pontos atrás de seu companheiro de equipe.
Mercedes W03 de 2012

Mercedes W03 de 2012

A má sorte de Schumacher parecia ter terminado no GP da Europa, realizado em Valência, quando obteve seu primeiro pódio desde o retorno à F1 em 2010. O anúncio da contratação de Lewis Hamilton pela equipe em 2013 deixou Michael sem assento. Poucos dias depois, Schumacher confirmou nova aposentadoria.
24

A publicação também adiantou que o ex-piloto estava aos cuidados do Dr. Menasché. O tratamento consistiria em transfusões para se obter uma "ação anti-inflamatória sistêmica", mas o médico não confirmou a informação.

Ainda segundo o jornal, Schumacher já teria visitado a unidade anteriormente duas vezes durante a última primavera europeia, vindo de helicóptero de Genebra, onde reside. Depois, uma enfermeira do Georges Pompidou disse que o heptacampeão da F1 estava consciente.

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube

Sebastian Vettel posa com seu herói Michael Schumacher

Sebastian Vettel posa com seu herói Michael Schumacher

Foto de: XPB Images

Ainda durante os anos 90, Schumacher inspirou um menino que ainda iria lhe dar muito trabalho na pista no fim de sua carreira.
O primeiro pódio

O primeiro pódio

Foto de: Williams F1

Em 2015 a Fórmula 1 retornou ao México. A última visita ao Circuito Hermanos Rodriguez havia sido em 1992, quando Nigel Mansell ganhou e um certo Michael Schumacher abria o champanhe pela primeira vez. Ainda naquele ano ele venceria sua primeira corrida, na Bélgica.
O primeiro título

O primeiro título

Foto de: XPB Images

Schumacher se sagrou campeão pela primeira vez na F1 em 1994 na Austrália. Ele jogou seu carro contra Damon Hill após bater e quebrar a suspensão traseira de sua Benetton. O abandono duplo dava o título a ele.
O valioso tri

O valioso tri

Foto de: XPB Images

Campeão com a Benetton em 1994 e 1995, Schumacher foi para Ferrari tentar trazer a histórica equipe de volta aos dias de glória. Demorou cinco anos, mas o tri chegou em 2000. O fim do jejum de 21 anos da Ferrari foi comemorado como poucas conquistas.
A sequência

A sequência

Foto de: Ferrari Media Center

Schumacher teve pequena oposição de David Coulthard durante o início de 2001. No entanto, com a piora da McLaren na metade do ano, o piloto teve caminho livre para se sagrar campeão em agosto, no GP da Hungria.
O fim do domínio

O fim do domínio

Foto de: BMW AG

2004 foi o ano mais dominante de Schumacher. Ele ganhou 13 corridas em 18 realizadas (recorde batido por Vettel em 2013). Na foto, a última de cinco dobradinhas dos irmãos Ralf e Michael na F1.

"Fim" por cima

Foto de: XPB Images

Depois de um ano ruim em 2005, 2006 provou ser a grande despedida de Schumacher da F1. Ele lutou até a última prova pelo título com Alonso, perdendo o mundial por azares nas duas últimas provas do ano.
O último pódio

O último pódio

Foto de: XPB Images

Depois de uma volta à F1 mal-sucedida em 2010 pela Mercedes, em 2012 o alemão disse adeus de vez à categoria. Ele não foi bem, mas não saiu de mãos vazias. Ele foi o terceiro no GP de Valência de 2012.
A última prova

A última prova

Foto de: XPB Images

Schumacher se despediu da F1 em uma corrida cheia de alternativas em Interlagos em 2012. A prova decidia o título da temporada, entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel. O alemão acabou sendo tri.
Mensagens de despedida

Mensagens de despedida

Foto de: XPB Images

"A vida é feita de paixões. Agradeço por compartilhar a minha", foi o que escreveu no capacete em sua última prova, além desta mensagem na lateral de seu carro.
10

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Villeneuve: "Vettel estava mais rápido e merecia ficar à frente"
Próximo artigo Verstappen completa 22 anos: relembre vitórias do holandês na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil