Sete semanas após o grave acidente ocorrido no Grande Prêmio do Japão, Jules Bianchi avançou em um processo de sua esperada longa recuperação. Nesta quarta-feira, a família do piloto da Marussia soltou um comunicado no qual afirma que o jovem francês de 25 anos saiu do coma induzido no Hospital de Mie, no Japão.
[publicidade]Na mensagem, a família do piloto trata as atuais condições clínicas como ‘estáveis’, o que permitirá mais uma mudança no tratamento. Jules Bianchi, agora fora do coma, será transferido para o Centro Hospitalar de Nice, na França, país-natal do piloto.
Jules Bianchi sofreu sérias lesões cerebrais por conta da colisão em Suzuka. O piloto da Marussia, responsável pelos dois pontos do time no atual campeonato, bateu em um trator localizado fora da pista, que realizava o trabalho de tirar o carro do alemão Adrian Sutil.
Diante do grave acidente no Japão, ocorrido em condições adversas no tempo – chovia muito na parte final da prova -, Bianchi foi encaminhado em minutos para o Hospital Universitário de Mie, onde permaneceu 55 dias internado, iniciando o processo de recuperação.
Confira o comunicado divulgado pela família de Jules Bianchi:
Nice, França
Quarta-feira, 19 de novembro de 2014
16.30hrs CET (horário central europeu, 13.30hrs de Brasília)
Os pais de Jules Bianchi, Philippe e Christine, gostariam de passar a seguinte informação sobre o estado de saúde de Jules, por meio de uma atualização à imprensa e seus fãs.
"Quase sete semanas depois do acidente de Jules no Circuito de Suzuka, e seguido por um período desafiador de cuidado neurológico intensivo, nós somos capazes de anunciar que Jules deu um passo importante.
Jules não está mais em coma artificial no qual ele foi colocado logo após o acidente, no entanto ele ainda está inconsciente. Ele está respirando sozinho, e seus sinais vitais estão estáveis, mas sua condição ainda é classificada como 'crítica'. Seu tratamento agora entra em uma nova fase com relação à melhoria de sua função cerebral.
A condição neurológica de Jules continua estável. Ainda que a situação continua sendo séria, e pode permanecer assim, foi decidido que Jules está suficientemente estável para ser repatriado a sua nação França. Nós estamos aliviados, portanto, por confirmar que Jules foi transferido de forma aeromédica na noite passada do Centro Médico Geral da Província de Mie em Yokkaichi, Japão, para o Le Centre Hospitalier Universitaire de Nice (CHU), onde ele chegou pouco tempo atrás. Jules está agora na UTI dos professores Raucoules e Ichai, onde seu cuidado também será monitorado pelo professor Paquis, chefe do serviço de neurocirurgia.
Nós somos agradecidos que a próxima fase do tratamento de Jules possa continuar perto de casa, onde ele pode ser cercado e apoiado por sua família e amigos de forma plena. Nós não temos nada, a não ser elogiar o excelente atendimento fornecido pelo Centro Médico Geral da Província de Mie desde o acidente. Devemos à equipe médica uma enorme dívida de gratidão por tudo o que fizeram por Jules, e também por nossa família, no que é um tempo muito difícil para nós. Em particular, nós gostaríamos de estender nosso agradecimento aos doutores Kamei e Yamamichi, e também ao senhor Ogura, todos parte da equipe de assistência pessoal a Jules no Japão."