Recomendado para você

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia
Últimas notícias

Mansell relata choque em morte de Villeneuve, mas critica segurança da F1 atual; entenda

Em entrevista a jornal britânico, o campeão de 1992 comparou a segurança na F1 em sua época com o momento atual

Podium: Race winner Nigel Mansell, Williams

Autor de uma longa carreira na Fórmula 1, com 187 GPs disputados entre 1980 e 1995 e 31 vitórias, além do título mundial de 1992, Nigel Mansell é um dos pilotos que marcaram a história da categoria. Além disso, o inglês presenciou momentos de crueldade deste esporte.

Mansell fez sua estreia na elite do esporte em agosto de 1980, apenas duas semanas após a morte de Patrick Depailler em um teste em Hockenheim. Em 1982, quando disputava apenas sua segunda temporada como titular, viu de perto a morte de dois colegas da categoria.

Leia também:

O primeiro foi Gilles Villeneuve, que perdeu a vida durante o treino classificatório para o GP da Bélgica. Já o segundo foi Riccardo Paletti, que morreu logo após a largada do GP do Canadá, em sua segunda prova na categoria. Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Mansell falou sobre seu período na F1 e, principalmente, sobre como a morte do lendário piloto canadense o afetou como piloto.

"Naquela época, os pilotos morriam com certa regularidade, o que poderia causar sérias repercussões no psicológico", disse o britânico. "Gilles era meu amigo, nos tornamos amigos próximos. Ele me deu bons conselhos. Jamais esquecerei a tragédia que o atingiu em Zolder".

"Eu vinha logo atrás dele e vi tudo. Vi o carro subindo no ar e caindo. Vi ele sendo jogado para fora do carro, batendo na cerca. Passei ao lado e lembro de dizer a mim mesmo que suas chances de sobreviver eram quase nulas. Nunca testemunhei algo tão chocante. Fiquei chateado e ainda fico chateado".

La voiture de Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2, après l'accident

Mansell falou sobre um contraste marcante - e crítico - entre o tempo que ele correu na F1, marcado por diversas mortes, incluindo a de Senna em Ímola em 1994, e o atual, em que houve um grande progresso em termos de segurança, atenuando bastante os riscos de um resultado trágico.

"A F1, nas décadas de 80 e 90, era uma profissão muito séria", insistiu. "Se não nos matamos, corremos o risco de sermos feridos com os trilhos na beira das pistas. Nunca sabíamos o que poderia acontecer".

"A morte de Ayrton foi um dia catastrófico para o automobilismo, e isso o mudou para sempre. O esporte evoluiu em várias maneiras, boas e ruins, porque os circuitos ao redor do mundo foram esterilizados".

"Isso foi um erro terrível. A F1 era um esporte incrível, onde você seria recompensado se dirigia bem e era punido se ia mal. Você não poderia entrar em uma curva a 320 km/h se não tinha talento. Agora, tudo mudou de maneira inconcebível".

"Lewis [Hamilton] teria um bom desempenho nessas circunstâncias, mas é muito, muito difícil comparar épocas. Muitos pilotos brilhantes quebraram suas pernas ou braços em acidentes, e alguns não conseguiram continuar suas carreiras".

"Agora, os bons pilotos cometem erros excruciantes e não se machucam. Mal suam no carro. No final da corrida, é como se tivessem acabado de sair do cabeleireiro. Algo maravilhoso do meu tempo é que se tivéssemos completado 180 GPs e ainda estivéssemos vivos, nos parabenizaríamos e diríamos a nós mesmos que tivemos uma boa carreira", completou Mansell, que ainda foi campeão da Indy após deixar a F1.

VÍDEO: Live com Reginaldo Leme: histórias com Senna, Fittipaldi, Piquet e ex-Beatle

PODCAST: Massa revela 'causos' hilários com Schumi, Kimi, Leclerc e cia

 

Artigo anterior Brawn: F1 não vai apressar a volta dos fãs às corridas; tudo será feito com cautela
Próximo artigo Brawn diz que F1 não procura novas equipes, apesar de “criar ambiente econômico viável”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros