F1 - Marko revela que Red Bull não acreditava em pódio de Verstappen no México: "Ninguém quis apostar comigo"
Consultor da equipe de Milton Keynes ainda confirmou qual corrida o convenceu das chances de título para Max
Depois de conquistar três vitórias desde a volta das férias do meio do ano e superar as duas McLarens nas últimas corridas antes do GP do México, Max Verstappen admitiu que tinha chances - apesar de baixas - de conquistar o título da Fórmula 1 em 2025. Mesmo terminando em terceiro, o holandês deu uma freada nas esperanças de superar Lando Norris e Oscar Piastri.
A classificação na Cidade do México foi difícil para o tetracampeão. Ele largou apenas em quinto, reclamando que seu ritmo era muito menor do que o apresentado na sexta-feira. O clima na Red Bull estava dividido, segundo Helmut Marko.
O conselheiro da Red Bull afirmou que a equipe havia pilotado com uma altura de carro muito baixa na classificação e, por isso, estava batendo na prancha na Curva 9, mas que isso não seria uma desvantagem durante a corrida. Como resultado, o austríaco considerou o pódio ainda possível para Verstappen a partir da quinta posição de largada.
Marko disse a Verstappen para "pensar positivo
Um dia depois, Verstappen ainda estava no pódio na Cidade do México. Quando o Motorsport.com procurou Marko no paddock e observou que, afinal, ele estava certo, o conselheiro riu: "Você está vendo!"
Normalmente, o austríaco de 82 anos faz apostas nesse tipo de caso, mas no México ninguém da Red Bull se mostrou disposto a participar disso.
"Não, ninguém queria apostar comigo. Portanto, não havia graça nenhuma nisso. Ninguém acreditava que isso seria possível também". Isso incluiu Verstappen, mas Marko continuou: "Eu disse a Max no domingo de manhã para pensar positivo. E agora vocês estão vendo o que é possível".
Marko enfatizou mais uma vez que isso estava parcialmente ligado à altura do carro. "Na classificação, nossa altura de rodagem estava muito baixa. Mas se você pilota com o tanque cheio durante a corrida, automaticamente passa por essas curvas muito mais devagar. Assim, menos downforce é gerado e o carro não fica tão baixo. Como resultado, nosso assoalho não bateu mais no chão todas as vezes".
A sessão com pneus macios foi "típica de Verstappen"
Além desse aspecto técnico, Verstappen também impressionou Marko. "Antes, eu era o único que estava otimista. Mas sabemos que quando entramos em uma corrida com Max, a história é diferente. Então, ele esquece tudo e vai em frente".
Foi só na largada que as coisas ficaram emocionantes na visão de Marko, especialmente quando ele viu quatro carros correndo lado a lado em direção à primeira curva.
"Isso é o México. Acho que Max não tinha espaço e não aproveitou. Acho que os comissários lidaram bem com essas coisas." Sobre o momento com Lewis Hamilton, ele riu: "Quando esses dois se juntam, sempre há ação!"
Depois da primeira metade da corrida com pneus médios, Verstappen colocou pneus macios em seu RB21, e foi justamente a passagem pelo composto mais macio que mais impressionou Marko.
"Eu estava preocupado que os tempos de volta dele caíssem, mas ele continuou dirigindo em torno de 1.21.2 todas as vezes. Ele estava a menos de meio décimo [segundo, ed.] disso todas as vezes, mas sim, esse é o Verstappen - o Max típico".
Monza convenceu Marko das chances do título
Como resultado, Verstappen reduziu seu déficit no campeonato para 36 pontos. Quando perguntado se Marko estava começando a acreditar que isso ainda seria possível, ele respondeu.
"Comecei a acreditar depois da vitória em Monza", disse ele. No entanto, assim como Verstappen, o principal conselheiro enfatiza que tudo precisa ocorrer perfeitamente.
"Cada ponto é essencial. Acho que ainda restam 116 pontos a serem distribuídos e sabemos que temos que fazer tudo perfeitamente. Não podemos nos dar ao luxo de cometer pequenos erros com a configuração, como aconteceu neste fim de semana".
Perguntado se a Red Bull achava de antemão que o México seria a mais difícil das corridas restantes, ele se esquiva: "Não, não pensamos assim. Acreditamos que nosso carro e nosso piloto são bons o suficiente em todos os circuitos para competir na frente".
"Se compararmos os tempos de volta, no segundo período ele também estava praticamente no mesmo nível de Norris."
Para o próximo destino no calendário da F1, Marko pelo menos sabe o que poderia ajudar: chuva. "Espero que sim. Então, talvez tenhamos outro show de Verstappen".
Detalhes da BATIDA ATERRORIZANTE na Moto3, DIOGO MOREIRA LÍDER da Moto2 e ÁLEX MÁRQUEZ VICE! | M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.