Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

Daly fecha segundo dia de treinos livres da Indy 500 na ponta; Collet é 18º e Castroneves 23º

Indy
Indianápolis (Misto)
Daly fecha segundo dia de treinos livres da Indy 500 na ponta; Collet é 18º e Castroneves 23º

Há 76 anos, acontecia o primeiro GP de F1; relembre prova histórica

Fórmula 1
Há 76 anos, acontecia o primeiro GP de F1; relembre prova histórica

F1: Red Bull terá novo túnel de vento em 2027 para melhorar problema com correlação de dados

Fórmula 1
F1: Red Bull terá novo túnel de vento em 2027 para melhorar problema com correlação de dados

Stock Car retorna a Goiânia após 537 dias e Hankook foca na complexidade técnica do novo asfalto

Stock Car
Goiânia
Stock Car retorna a Goiânia após 537 dias e Hankook foca na complexidade técnica do novo asfalto

F1: FIA confirma alterações no calendário e esclarece regulamento do ADUO

Fórmula 1
GP do Canadá
F1: FIA confirma alterações no calendário e esclarece regulamento do ADUO

Verstappen indica principais desafios das 24h de Nurburgring

Endurance
Verstappen indica principais desafios das 24h de Nurburgring

Reginaldo Leme inaugura AutoMotor Experience, exposição inédita com relíquias históricas e imersão no automobilismo

Geral
Reginaldo Leme inaugura AutoMotor Experience, exposição inédita com relíquias históricas e imersão no automobilismo

ANÁLISE: Como explicar a ascensão da Aprilia na MotoGP 2026?

MotoGP
GP da França
ANÁLISE: Como explicar a ascensão da Aprilia na MotoGP 2026?
Últimas notícias

Marussia e Caterham brigam por 10º lugar que vale milhões

Cyril Abitebou, chefe da Caterham e John Booth, da Marussia conversaram sobre disputa entre os times. TotalRace acompanhou

Em uma Fórmula 1 extremamente cara, que não encaixa no mundo em crise econômica, cada 15ª posição é disputada como uma vitória. É uma briga silenciosa, que não passa na televisão.

Disputa essa que não é forte o suficiente para chamar pontos e atenção, mas que pode render uma economia na casa dos milhões de dólares e uma sobrevida em um universo elitista e fechado como o da Fórmula 1.

O campeonato de Construtores pode parecer desinteressante para o público, mas é disputado à tapa pelas equipes - principalmente as mais fracas e pobres. Segundo o regulamento, as dez melhores ao fim de cada ano, além do prêmio em dinheiro, têm boa parte dos custos de logística e transporte abatidos pela organização. O que dá um grande alívio no bolso dos times.

Porém, como são 11 equipes no grid, uma fica de fora desta lista. Cruelmente, a "azarada" sempre é uma das pequenas. Neste ano, esta briga desesperadora acontece entre Caterham e Marussia e pode ser decidida por um 12º lugar - como nenhuma das duas conseguiu pontuar, o desempate fica por conta da melhor posição obtida e os russos possuem um 13º lugar de Jules Bianchi na Malásia. A Caterham não passou da 14ª posição até o momento.

Personagens dos bastidores desta briga silenciosa, Cyril Abiteboul (chefe da Caterham) e John Booth (chefe da Marussia) foram reunidos para uma conversa bastante competitiva - e isso quer dizer que a corrida em Interlagos vai pegar fogo. Pelo menos no fundão. O TotalRace acompanhou o papo:

Cyril Abiteboul - Caterham

Começando com você, Cyril. Esta é a última chance de tentar conquistar essa décima posição no campeonato. Na perspectiva da Caterham, qual o preço que será pago pela última posição? Vocês conseguirão dar conta se isso acontecer?
Cyril Abiteboul: Como vocês sabem, não posso responder. Acho que custará muito é para a moral da equipe. Todos acreditavam que nós merecemos, mas, com todo o respeito, acho que fizemos um bom trabalho, mas os fatos tendem a dizer que merecemos mais que os outros. Então, creio que será uma corrida literal. Acho que, não importa o resultado, estamos comprometidos com o esporte. Isso dará uma bela dor de cabeça ao nosso diretor financeiro.

Com as grandes mudanças para o ano que vem, qual é o benefício de ter um piloto mais experiente, como Heikki Kovalainen, por exemplo?
CA: Aproveitando, quero deixar claro que a Lotus não ficará com ele. Mas, apesar de tudo, é bom ter experiência. Tudo está mudando no ano que vem e essa experiência é um ponto, pois o desenvolvimento e a interação precisarão ser muito rápidas no ano que vem em particular. Você precisa de um piloto que todos os engenheiros e equipe podem confiar. Sendo assim, você quer um feedback apropriado, apurado, para poder melhorar dia após dia. É disso que precisamos, de um piloto transparente.


John Booth - Marussia

John, a décima posição no campeonato: você sente que pode perder neste fim de semana?
John Booth: Acho que concordo muito com Cyril neste ponto. Pode haver uma consideração financeira, mas o valor esportivo é mais importante. Somos a menor equipe, como o menor orçamento, mas somos corredores e queremos melhorar. A décima posição será uma grande conquista.

Acredito que você não vai concordar com Cyril que a Caterham merece mais que a Marussia, né…
JB: Esta tem sido uma boa briga neste ano. Existiu um período no ano em que a Caterham mostrou uma força bem maior. Tivemos uma boa corrida na emana passada e acho que estamos chegando no limite. Esta foi uma temporada longa e conquistamos aquela décima posição no campeonato na Malásia, sem atualizar o carro desde Barcelona. Segurar esta posição, na verdade, vem sendo um teste de nervos!
.
 

Artigo anterior A Williams pode ser uma virada para Massa? O TotalRace opina
Próximo artigo Vettel supera largada ruim e parada lenta e iguala Schumacher

Principais comentários