McLaren considera hipotecar coleção histórica de carros de F1 para arrecadar fundos e sobreviver à crise
A equipe busca arrecadar até R$ 2 bilhões ao hipotecar sua histórica coleção de carros e a sede da empresa em Woking

A crise causada pela pandemia da Covid-19 está afetando a economia mundial, e algumas empresas já estão buscando soluções para arrecadar fundos e conseguir navegar por essa fase. Entre elas, está a McLaren, que está fazendo de tudo para sobreviver a esse momento, inclusive hipotecar seus carros históricos da Fórmula 1.
Segundo informações do canal britânico Sky News, a McLaren está considerando hipotecar não apenas sua coleção de carros da F1 como também a sede da empresa em Woking, na busca de arrecadar até 275 milhões de libras (R$ 2 bilhões).
Leia também:
Caso isso aconteça, a McLaren terá feito algo similar ao da Williams, que fez um empréstimo com Michael Latifi, pai de seu piloto para 2020 e que, coincidentemente, também é acionista da McLaren. A equipe de Grove também usou sua coleção de mais de 100 carros de F1 e a fábrica como garantia.
A Sky News também informou que a estratégia foi pensada pela McLaren e a JP Morgan, empresa de consultoria, após ter o pedido negado de um empréstimo de 150 milhões de libra ao governo do Reino Unido.
Embora muitos carros tenham sido vendidos ao longo das décadas, a equipe possui uma coleção enorme, incluindo muitos de seus campeões mundiais, sendo que os pilotados por Ayrton Senna são considerados os mais valiosos.
Em maio de 2018, o MP4/8 vencedor do GP de Mônaco de 1993 foi leiloado e comprado por um conhecido piloto pelo equivalente a 3,7 milhões de libras (R$ 26 milhões).
A Sky acredita que a coleção de carros da McLaren está avaliada em até 250 milhões de libras e a instalação em 200 milhões, o que totalizaria R$ 3,2 bilhões.
Como empresas do mundo todo, a McLaren Racing e a empresa irmã, McLaren Automotive, foram duramente afetadas pela crise atual, graças à falta de corridas e a queda global na venda de carros. Funcionários de todas as partes da organização estão de licença nas últimas semanas.
A McLaren se recusou a fornecer detalhes sobre os planos para arrecadar dinheiro. Um porta voz disse ao Motorsport.com: "Como qualquer outra empresa britânica, a McLaren foi gravemente afetada pela pandemia atual e, portanto, estamos explorando uma variedade de opções de financiamento para ajudar a navegar por essas interrupções comerciais a curto prazo".
Alguns dos carros mais importantes da McLaren foram vinculados a um acordo financeiro anterior, de 2017, quando a empresa estava no processo de recomprar a participação acionária de Ron Dennis, no momento de sua saída.
Na época, 13 dos carros mais importantes da coleção foram colocados como garantia, em relação a um pagamento de 37,5 milhões de libras que Dennis deveria receber em relação ao acordo firmado com os demais acionistas em junho daquele ano.
O pagamento acabou sendo feito conforme o planejado, e os carros permaneceram na McLaren.
O mais antigo daquela lista era o MP4-1, o primeiro carro de fibra de carbono, fabricado para a temporada de 1981, quando o Project 4 de Dennis se uniu à McLaren. Os outros carros vencedores incluíam os de Niki Lauda (1984), Alain Prost (1989), Senna (1990 e 1991), Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Lewis Hamilton (2008).
Também estava na lista o último MP4 / 8, na qual Senna venceu o GP da Austrália de 1993 e o único MP4 / 8 com motor Lamborghini daquela temporada, que o brasileiro pilotou antes de Dennis decidir não usar o motor adaptado pela Chrysler.
GALERIA: Relembre todos os carros e pilotos da história da McLaren na Fórmula 1































































VÍDEO: Senna, Prost e cia: quem são os maiores pilotos da McLaren na F1?
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Domínio da Alfa Romeo, animais na pista e Moss barrado: veja sete curiosidades do primeiro GP, que completa 75 anos

Além da F1, Andretti planeja entrada na F2 e F3 para promover talentos americanos

F1: Andretti inaugura nova fábrica em Silverstone em meio a negociações para entrada em 2026


Sem comprador, McLaren deve fechar equipe da Fórmula E após temporada 2025

F1 - Horner: Punição de Piastri em Silverstone comprova que Russell deveria ter sido penalizado no Canadá

F1: McLaren dá veredito sobre pedido de Piastri por ordens de equipe no GP da Grã-Bretanha
Últimas notícias

Stock Car anuncia cancelamento da etapa de BH em 2025; entenda

F1 - Ferrari revela erro com Hamilton: "Estávamos completamente cegos"

Costa e Bassani conquistam 5º lugar na abertura do Endurance Challenge da Porsche Cup Brasil em Portugal

Em estreia na Porsche Cup, Reis garante segundo lugar na dupla com Menossi em Portugal
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.