Mercedes erra na tática, Kimi vence e adia penta de Hamilton
Equipe alemã tenta estratégia de duas paradas frente a plano de uma de concorrentes e leva ‘nó tático’ da Ferrari
Parecia que Lewis Hamilton tinha no roteiro uma vitória no GP dos EUA e o pentacampeonato. Mas Kimi Raikkonen tinha outras ideias. O finlandês, que não vencia desde o GP da Austrália de 2013, conseguiu sua primeira vitória desde seu retorno à Ferrari após uma pisada de bola da Mercedes na estratégia.
Saindo com pneus ultramacios, Kimi passou Hamilton na largada e liderou a maior parte da corrida. Se aproveitando de uma estratégia errada da Mercedes, fazendo duas paradas, Raikkonen fez apenas uma parada e triunfou pela 21ª vez na carreira.
Devido a um Safety Car Virtual, a Mercedes resolveu parar Hamilton no início da corrida tentando uma estratégia arrojada de dois pit stops. Com Kimi tentando uma parada, Lewis acabou ficando exposto no final de seu segundo stint, e parou uma segunda vez, retornando a 12s da liderança. Hamilton até tentou chegar no finlandês e Max Verstappen, segundo. No entanto, ele ficou represado atrás do piloto holandês, a menso de 2s de Kimi, e foi apenas o terceiro.
Com isso, Hamilton não conseguiu fechar o título, mesmo após um erro de Sebastian Vettel na primeira volta, quando rodou tocando com Daniel Ricciardo. Ele se recuperou e chegou em quarto, passando Valtteri Bottas na penúltima volta. Agora, a diferença entre os dois é de 70 pontos. Assim, uma simples sétima posição garante o título a Lewis no México mesmo que Vettel ganhe.
Depois de errar no treino classificatório, Verstappen largou de 18º e chegou em segundo, se utilizando de uma estratégia de pneus perfeita e de muita agressividade na corrida.
ATUALIZAÇÃO: Esteban Ocon e Kevin Magnussen, que originalmente terminaram na zona de pontuação, foram desclassificados da prova. Confira os detalhes.
A corrida
Na largada, Hamilton foi ultrapassado pro Raikkonen (que saiu de pneus ultramacios em vez de supermacios). Bottas conseguiu segurar Ricciardo pelo terceiro, enquanto Vettel tentava atacar o australiano. Na curva 12, Vettel tentou mergulhar em cima de Daniel, mas errou e acabou rodando. Ele recuou para 15º e teve de se recuperar.
Após o fim da primeira volta o top-10 era Raikkonen, Hamilton, Bottas, Ricciardo, Hulkenberg, Sainz, Ocon, Verstappen, Perez e Magnussen.
A primeira volta foi marcada por outros dois incidentes. Em um, Lance Stroll acertou Fernando Alonso e tirou o espanhol da prova. Em outro, Grosjean bateu em Leclerc, fazendo o monegasco rodar. O piloto da Haas abandonou. Stroll foi obrigado a fazer um drive-through.
Daniel Ricciardo abandonou com problemas de motor na volta 8. Para retirar seu carro, a direção de provas trouxe o Safety Car Virtual. Hamilton parou e voltou com os pneus macios. Logo após a saída do VSC, Bottas deixou Hamilton passar para ser o segundo.
O top-10 era Raikkonen, Hamilton, Bottas, Verstappen, Vettel, Hulkenberg, Sainz, Ocon, Perez e Magnussen.
Hamilton cortou a diferença de 9s para o finlandês e chegou perto para atacar o piloto da Ferrari. Ele pressionou Kimi até a volta 21, quando o finlandês foi para o box e deixou a liderança para Hamilton.
Bottas e Verstappen foram para os pits nas voltas seguintes, com o holandês passando o finlandês pelo undercut.
Raikkonen e Hamilton andavam no mesmo ritmo na metade da prova. O top-10 era Hamilton, Raikkonen, Verstappen, Bottas, Vettel, Hulkenberg, Sainz, Ocon, Perez e Magnussen.
A partir da volta 35 Kimi Raikkonen passou a se aproximar de Hamilton, que sofria com bolhas em seus pneus. Ele baixou a diferença de 17s para nove, virando cerca de 2s mais veloz a cada volta.
Na volta 38, Hamilton parou e retornou em quarto, a 12 segundos de Kimi. Ele fez a volta mais rápida e superou Bottas duas voltas depois. A partir daí Hamilton foi chegando em Verstappen aos poucos enquanto a corrida chegava em suas voltas finais.
No entanto, nas últimas voltas Hamilton não conseguiu entrar na zona de DRS da Red Bull e acabou ficando represado atrás de Verstappen, sem conseguir passa-lo.
Hamilton se aproveitou de um erro de Verstappen a três voltas do fim e tentou uma investida, mas não conseguiu passar o holandês e saiu da pista, tendo de ficar com o terceiro lugar. Vettel subiu para quarto a duas voltas do fim.
A próxima etapa da Fórmula 1 é no próximo final de semana, no México.
Confira o resultado:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 56 | 1:34'18.643 | 196.205 | 1 | 25 | ||||
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 56 | 1:34'19.924 | 1.281 | 1.281 | 196.161 | 1 | 18 | ||
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 56 | 1:34'20.985 | 2.342 | 1.061 | 196.124 | 2 | 15 | ||
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 56 | 1:34'36.865 | 18.222 | 15.880 | 195.575 | 1 | 12 | ||
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 56 | 1:34'43.387 | 24.744 | 6.522 | 195.351 | 1 | 10 | ||
6 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 56 | 1:35'45.853 | 1'27.210 | 1'02.466 | 193.227 | 1 | 8 | ||
7 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 56 | 1:35'53.637 | 1'34.994 | 7.784 | 192.966 | 1 | 6 | ||
31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 56 | 1:35'57.931 | 1'39.288 | 4.294 | 192.822 | 1 | ||||
20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 56 | 1:35'59.300 | 1'40.657 | 1.369 | 192.776 | 1 | ||||
8 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 56 | 1:35'59.723 | 1'41.080 | 0.423 | 192.762 | 1 | 4 | ||
9 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 55 | 1:34'49.995 | 1 Lap | 1 Lap | 191.636 | 1 | 2 | ||
10 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 55 | 1:34'51.284 | 1 Lap | 1.289 | 191.593 | 1 | 1 | ||
11 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 55 | 1:34'52.667 | 1 Lap | 1.383 | 191.546 | 2 | |||
12 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 55 | 1:35'15.821 | 1 Lap | 23.154 | 190.770 | 2 | |||
13 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 55 | 1:35'28.139 | 1 Lap | 12.318 | 190.360 | 2 | |||
14 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 54 | 1:34'40.494 | 2 Laps | 1 Lap | 188.463 | 3 | |||
dnf | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 31 | 54'52.714 | 25 Laps | 23 Laps | 186.499 | 2 | Retirement | ||
dnf | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 8 | 13'32.870 | 48 Laps | 23 Laps | 193.895 | Retirement | |||
dnf | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 2 | 4'39.025 | 54 Laps | 6 Laps | 138.090 | 2 | Collision | ||
dnf | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 1 | 2'13.811 | 55 Laps | 1 Lap | 139.629 | 1 | Collision |
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