Recomendado para você

Briga entre McLaren e Palou na Justiça chega a estágios finais com reivindicação milionária

Briga entre McLaren e Palou na Justiça chega a estágios finais com reivindicação milionária

Fórmula 1
Fórmula 1
Briga entre McLaren e Palou na Justiça chega a estágios finais com reivindicação milionária
F1 AO VIVO: Acompanhe em Tempo Real a corrida sprint do GP de São Paulo

F1 AO VIVO: Acompanhe em Tempo Real a corrida sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 AO VIVO: Acompanhe em Tempo Real a corrida sprint do GP de São Paulo
F1: Prefeitura do RJ revela investimento privado bilionário e capacidade de 120 mil do Autódromo de Guaratiba

F1: Prefeitura do RJ revela investimento privado bilionário e capacidade de 120 mil do Autódromo de Guaratiba

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Prefeitura do RJ revela investimento privado bilionário e capacidade de 120 mil do Autódromo de Guaratiba
F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026

F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026
F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo

F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo
MotoE: Líder, Zaccone vence a corrida 1 em Portugal; Granado é 2º e decisão do título fica para a corrida final

MotoE: Líder, Zaccone vence a corrida 1 em Portugal; Granado é 2º e decisão do título fica para a corrida final

MotoE
MotoE
MotoE: Líder, Zaccone vence a corrida 1 em Portugal; Granado é 2º e decisão do título fica para a corrida final
Moto3: Dettwiler segue em recuperação e poderá retornar à Suíça

Moto3: Dettwiler segue em recuperação e poderá retornar à Suíça

Moto3
Moto3
Moto3: Dettwiler segue em recuperação e poderá retornar à Suíça
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Portugal, com Acosta e Quartararo na primeira fila

MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Portugal, com Acosta e Quartararo na primeira fila

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Portugal, com Acosta e Quartararo na primeira fila
Últimas notícias

Mônaco segue sendo circuito à prova de DRS e Pirelli

Com média de ultrapassagens bem abaixo do restante da temporada, circuito de Monte Carlo privilegia a classificação

As corridas da Fórmula 1 andam movimentadas nas últimas duas temporadas, após a introdução da asa traseira móvel e dos pneus Pirelli, pensados para se degradar rapidamente. Mas a categoria segue tendo um circuito que parece à prova de qualquer modificação no calendário: o GP de Mônaco.

A comparação entre as médias de ultrapassagens nas últimas 10 temporadas e os números do Principado mostram que não é nada fácil colocar de lado no apertado traçado de rua, que está no calendário da Fórmula 1 desde o início da história da categoria, em 1950, não tendo sido realizado em apenas três oportunidades, em 51, 53 e 54.

O ano mais dramático foi em 2003, com nenhuma manobra realizada, algo que chegou perto de se repetir em 2010, quando todas as quatro ultrapassagens foram feitas por Fernando Alonso, que largara em último após bater no treino livre e não participar da classificação.

A partir do ano seguinte, mesmo com a adoção dos pneus Pirelli e da asa móvel, as ultrapassagens seguiram raras em Mônaco: foram 12 em 2012, bem menos que a média da temporada, de 52,1.

Por conta disso, os pilotos salientam que a classificação ganha importância. Nas últimas oito corridas, apenas uma foi vencida pelo pole position, mas a tendência é que a história seja diferente no Principado. “A gente sabe que talvez nosso carro não seja o mais rápido em classificação e podemos pagar mais em Mônaco por isso porque não é uma pista fácil de ultrapassar”, reconheceu Felipe Massa ao TotalRace.

E, se fazer a pole é uma vantagem considerável em Mônaco, os pilotos logo apontam a Mercedes, que largou na ponta nas últimas três etapas, como favorita. “Seria surpreendente se não largassem na frente. Como é mais difícil ultrapassar lá, talvez eles mantenham as posições por mais tempo”, acredita Alonso, cuja opinião é compartilhada por Kimi Raikkonen. “Acho que a Mercedes infelizmente será muito rápida e é difícil ultrapassar”, lamenta o vice-líder do mundial.

Artigo anterior “Com muros, não teríamos problemas”, diz Sutil sobre disputas
Próximo artigo Ferrari critica mudança nos pneus: "Memória curta"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros