Niki Lauda, tricampeão do mundo de Fórmula 1, morre aos 70 anos

Austríaco, tricampeão de F1 não resistiu a problemas renais e faleceu nesta segunda-feira
Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1, morreu nesta segunda-feira. O austríaco vinha enfrentando problemas de saúde desde meados do ano passado, incluindo um transplante de pulmão em agosto, que exigiu uma internação de dois meses.
Leia também:
- Mundo do automobilismo presta homenagem a Niki Lauda
- "Herói insubstituível", diz chefe da Mercedes sobre Niki Lauda
- GALERIA: Relembre todas as 25 vitórias de Niki Lauda na Fórmula 1
- Ator que viveu Lauda nos cinemas faz sua homenagem ao ídolo
- Niki Lauda, 1949-2019: Relembre a carreira da lenda da Fórmula 1
Ele foi hospitalizado novamente por um curto período no início de 2019 após contrair uma infecção por gripe. Houve relatos da imprensa austríaca nos últimos dias de que ele estava recebendo diálise renal na Suíça.
Infelizmente, agora foi confirmado que ele sucumbiu à sua saúde, falecendo nesta segunda-feira, cercado pela família.
"Com profunda tristeza, anunciamos que nosso amado Niki passou pacificamente com sua família nesta segunda-feira", disse sua família em um comunicado divulgado à mídia austríaca.
"Suas conquistas únicas como piloto e empresário são e permanecerão inesquecíveis, seu incansável entusiasmo pela ação, sua franqueza e coragem permanecem.”
"Um modelo e uma referência para todos nós, ele era um marido amoroso e atencioso, pai e avô longe do público, e ele fará falta."
CARREIRA ÚNICA NO AUTOMOBILISMO
Lauda foi um gigante do paddock da Fórmula 1 por mais de quatro décadas. Ele estreou em 1971, ganhou sua primeira corrida em 1974 depois de entrar para a Ferrari e, em 1975, conquistou o primeiro título.
Na temporada seguinte, ele teve a sorte de sobreviver a um acidente com fogo em Nurburgring, que o deixou gravemente queimado. Notavelmente, ele só perdeu duas corridas, fazendo um dos retornos mais incríveis da história do esporte, e só perdeu o campeonato por um único ponto para James Hunt, da McLaren.
O segundo título veio em 1977, antes de Lauda se mudar para Brabham para a temporada de 1978. Lauda se aposentou da Fórmula 1 no meio do treino para o GP do Canadá de 1979.
Ele então se concentrou em seu negócio de voos charter na Áustria até 1982, quando fez seu retorno à Fórmula 1 com a McLaren. Essa relação rendeu um terceiro campeonato duas temporadas depois, quando ele bateu o companheiro de equipe, Alain Prost, por apenas meio ponto.
Após sua segunda aposentadoria em 1985, ele teve um papel de chefia de consultoria na Ferrari na década de 1990, que foi seguido pelo trabalho da equipe na Jaguar, que aceitou em 2001, mas durou apenas até 2002.
Em 2012, ele se tornou o diretor não-executivo da Mercedes e foi uma figura chave no esquadrão, até sua doença do ano passado.
CONFIRA IMAGENS DA CARREIRA VITORIOSA DE NIKI LAUDA
Niki Lauda, Ferrari

Foto de: Ercole Colombo
Niki Lauda, Ferrari

Foto de: Ercole Colombo
Niki Lauda, McLaren MP4/2 TAG Porsche

Foto de: LAT Images
Da esquerda para direita: Niki Lauda, James Hunt e Clay Regazzoni, o pódio do GP da Holanda de 1975

Foto de: LAT Images
Niki Lauda, Ferrari

Niki Lauda

Foto de: Jean-Philippe Legrand
Niki Lauda

Foto de: Jean-Philippe Legrand
Niki Lauda, Brabham BT46B Alfa Romeo

Foto de: LAT Images
Niki Lauda no GP da Bélgica de 1976

Foto de: LAT Images
Niki Lauda, McLaren MP4/2B TAG Porsche

Foto de: LAT Images
Mario Andretti lidera com Niki Lauda, quase ao seu lado durante GP da Suécia de 1978

Foto de: LAT Images
Carlos Reutemann comemora vitória do GP do Brasil de 1977, com James Hunt, em segundo e Niki Lauda em terceiro

Foto de: LAT Images
Niki Lauda, Ferrari 312T

Foto de: Sutton Motorsport Images
Niki Lauda, Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
Pódio do GP de Portugal de 1984: Alain Prost, vencedor, Niki Lauda, segundo colocado, Ayrton Senna em terceiro

Foto de: Sutton Motorsport Images
Niki Lauda conversa com Mauro Forghieri e Luca di Montezemolo durante fim de semana do GP da Alemanha de 1974

Foto de: Sutton Motorsport Images
Niki Lauda, Brabham BT45C

Foto de: Sutton Motorsport Images
Niki Lauda, Brabham BT46B

Foto de: Sutton Motorsport Images
Niki Lauda, Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
Niki Lauda, Ferrari 312B3

Foto de: Sutton Motorsport Images
Niki Lauda, Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
Niki Lauda, McLaren MP4/1B

Foto de: LAT Images
Pódio do GP do Brasil de 1976: Niki Lauda, vencedor, Patrick Depailler, terceiro e Tom Pryce em segundo

Foto de: LAT Images
Niki Lauda, Ferrari

Foto de: LAT Images
Niki Lauda e Luca Di Montezemolo

Foto de: Sutton Motorsport Images
Niki Lauda, Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
Niki Lauda, Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
Niki Lauda, March 721X Ford

Foto de: LAT Images
Niki Lauda lidera GP da Áustria de 1975

Foto de: Sutton Motorsport Images

Artigo anterior
VÍDEO: Verstappen e Gasly guiam Red Bull em Zandvoort, que receberá GP da Holanda em 2020
Próximo artigo
Mundo do automobilismo presta homenagem a Niki Lauda

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |