Últimas notícias

Newey: Escudo é uma solução melhor que o halo para 2018

Diretor técnico da Red Bull acredita que questão depende de visibilidade, mas alerta para prazo curto até sua implementação

Draft of the Shield protection system, detailed

Foto de: Giorgio Piola

Justin Wilson, Andretti Autosport Honda
Draft of the Shield protection system, detailed
Draft of the shield protection system
Adrian Newey, Red Bull Racing
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13

Diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey afirmou que apoiaria a proteção de cockpit estilo escudo caso ela se mostre eficiente, mas destacou que o tempo está acabando para que as equipe incorporem a solução em seus carros de 2018.

A FIA indicou no mês passado que o escudo é a escolha preferida em relação ao halo, e que ela será testada na pista durante treinos livres a partir do GP da Itália. As conversas entre as equipes e a FIA continuaram em um encontro em Mônaco.

Newey afirmou que ficaria feliz em ver o escudo se tornando obrigatório em 2018, desde que não haja problemas como visibilidade.

“Acho que é uma solução melhor que o halo, com certeza. Acho que a primeira coisa a se checar com o escudo é a visibilidade. Se a distorção for muita, aí não dá nem para começar, obviamente”, disse Newey ao Motorsport.com.

“Em termos de ter um cockpit fechado, não acho que é uma grande coisa, para ser honesto. Mas acho que está bem em cima da hora para 2018.”

Newey indicou que o trabalho deveria continuar na redução de riscos associados à perda de rodas ou de outras peças maiores.

O acidente fatal de Justin Wilson na etapa de Pocono da Indy, em 2015, fez com que a categoria americana colocasse foco extra em medidas do tipo.

“Neste meio tempo, sinto que há outras coisas que podem ser feitas para minimizar o risco, especialmente em rodas voando ou detritos”, disse Newey.

“Os braços de suspensão das rodas não estão em seu 100% no momento, já que ainda vemos rodas se soltando dos carros. A Indy também reforçou algumas outras coisas, como asa dianteira, bico e asa traseira. Isso parece ser uma boa solução por enquanto.”

“Levantamos essa questão, nas até agora não houve muita ação. Acho que está tudo sendo discutido.” 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Mercedes nega alegações "infundadas" sobre saída da F1
Próximo artigo Hamilton segue como piloto mais bem pago em lista da Forbes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil