É certamente uma das academias de pilotos mais controversas, considerando sua natureza implacável - Marko é conhecido por demitir indivíduos rapidamente - mas quase metade do grid da F1 em 2025 veio da Red Bull Junior Team.
Ela certamente é bem-sucedida por si só, e muito disso pode ser atribuído a Marko, portanto, aqui está tudo o que você precisa saber sobre a academia de pilotos da RedBull.
O que é a Red Bull Junior Team?
O Red Bull Junior Team é um programa de desenvolvimento de pilotos operado pelo conglomerado austríaco Red Bull GmbH, mais conhecido por sua marca de bebidas energéticas.
Foi oficialmente fundado em 2001 com o objetivo de contratar e desenvolver jovens pilotos de corrida, para que eles sejam capazes de estabelecer carreiras de sucesso no setor.
Para isso, a Red Bull identifica pilotos desde a Fórmula 2 até o karting para financiar e apoiar sua progressão nas categorias de monopostos, com aspirações de eventualmente chegar à F1.
SebastianVettel, por exemplo, recebeu o apoio da RedBull pela primeira vez no kart, enquanto Liam Lawson entrou para o programa aos 17 anos, antes de sua campanha de estreia na Fórmula 3.
Sebastian Vettel, terceiro piloto da BMW Sauber
Foto de: Sutton Images
A marca também possui duas equipes no principal campeonato de monopostos do automobilismo: Red Bull Racing e Racing Bulls. A Red Bull fez sua estreia na F1 em 2005, depois que a empresa comprou a Jaguar Racing e, assim, assumiu sua base em Milton Keynes.
ChristianKlien e VitantonioLiuzzi se tornaram os dois primeiros juniores da RedBull a competir na F1, já que ambos disputaram algumas etapas da temporada 2005 ao lado de DavidCoulthard, 13 vezes vencedor de GPs, que foi contratado da McLaren.
Não foi um ano de estreia brilhante para a Red Bull, que terminou em sétimo lugar no campeonato, mas na temporada seguinte a empresa expandiu sua presença no grid.
Isso porque a Red Bull comprou a Minardi, uma equipe italiana que esteve na F1 de 1985 a 2005 e não teve vitórias na categoria. A empresa rebatizou a equipe como Toro Rosso - que significa "RedBull" em italiano - para servir como a equipe júnior da Red Bull na F1.
Portanto, sempre que um piloto júnior da Red Bull faz sua estreia na F1, geralmente é com a equipe baseada em Faenza, na qual, se o piloto impressionar, será promovido para a equipe "A".
Desde sua estreia em 2006, a equipe italiana correu sob várias denominações, já que a "Toro Rosso" foi trocada pela "AlphaTauri", a marca de moda da Red Bull, em 2020, antes de ser rebatizada como "RB" em 2024. A partir de 2025, a escuderia-irmã passou a ser conhecida como Racing Bulls.
Sebastian Vettel, vencedor da corrida, Toro Rosso
Foto de: Sutton Images
Com o tempo, a Red Bull se tornou uma das equipes mais bem-sucedidas da história da F1, ganhando oito campeonatos mundiais de pilotos (Vettel, 2010-13, e Max Verstappen, 2021-24) e seis títulos de construtores (2010-13, 2022-23), além de quebrar muitos recordes, como o de mais vitórias em uma temporada (21), mais vitórias consecutivas (15) e mais pontos em uma campanha (860).
Mas nem todos os juniores da Red Bull chegarão à F1, pois muitos graduados do programa estão disputando outras formas de automobilismo, seja no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), na Indy ou até mesmo no DTM.
Quais pilotos de F1 se formaram na Red Bull Junior Team?
ArvidLindblad se tornará o 18º piloto de F1 a se formar no sistema júnior da RedBull quando fizer sua estreia na categoria em 2026.
O britânico de 18 anos será parceiro de Lawson na RacingBulls depois que Isack Hadjar, o 17º graduado da academia, se tornou o último piloto a ser promovido para a Red Bull.
A equipe austríaca, portanto, tem um longo histórico de contratações de pilotos de sua equipe irmã, com Vettel sendo o primeiro a dar esse salto em 2009, logo após vencer o GP da Itália de 2008.
O eventual tetracampeão mundial foi um catalisador para que os pilotos fizessem a mesma transição, já que DanielRicciardo e Verstappen se juntaram à RedBull diretamente da ToroRosso.
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB10
Foto de: Daniel Kalisz
Considerando que Vettel e Verstappen conquistaram, cada um, quatro campeonatos mundiais de F1 com a RedBull, enquanto Ricciardo venceu sete GPs com a equipe, o programa tem muitas histórias de sucesso.
Mas também é um programa muito cruel. Se um piloto não tiver um bom desempenho imediato, seu futuro dentro do sistema fica ameaçado.
Pierre Gasly, por exemplo, substituiu Ricciardo - que havia se juntado à Renault - em 2019, após uma temporada e um quarto com a ToroRosso. Mas o francês foi rebaixado de volta para a equipe "B" depois de apenas 12 GPs, tendo enfrentado dificuldades significativas contra Verstappen.
Seu sucessor também não se saiu muito melhor. Alex Albon foi promovido no meio de seu ano de estreia, mas foi retirado da equipe "A" depois de apenas uma temporada e meia.
Isso se seguiu a uma campanha muito decepcionante em 2020, quando Albon terminou em sétimo lugar no campeonato e 109 pontos atrás de Verstappen, que ficou em terceiro. Assim, o anglo-tailandês ficou fora do grid em 2021 antes de retornar à Williams em 2022.
No entanto, esses não são os únicos exemplos de rapidez da RedBull para puxar o gatilho, já que 2025 testemunhou talvez o exemplo mais extremo até agora. Lawson começou o ano como companheiro de equipe de Verstappen, mas foi rebaixado de volta à RacingBulls após dois finais de semana de corrida em que não conseguiu marcar nenhum ponto.
Max Verstappen, Red Bull Racing, Liam Lawson, Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Content Pool
Lawson e Albon também foram exemplos de juniores da RedBull competindo em outras formas de automobilismo, já que em 2021 ambos entraram no DTM como companheiros de equipe da AF Corse a bordo de uma Ferrari 488 GT3 - o neozelandês terminou em segundo lugar, com Albon em sexto.
Em outro lugar, SebastienBuemi, formado pela RedBull, tornou-se tetracampeão do WEC após sua passagem de três anos pela ToroRosso. AyumuIwasa, por sua vez, é um júnior da RedBull que se tornou campeão da SuperFormula em 2025, enquanto CallumIlott, da Indy, passou 2015 no programa - mas nenhum deles largou em um GP.
Em uma rara ocasião, a Red Bull também contratou um piloto de fora de sua categoria júnior, já que SergioPérez substituiu Albon em 2021 antes de permanecer com a equipe austríaca até o final de 2024.
Pérez estreou na F1 com a Sauber em 2011, sem nenhuma afiliação anterior com a marca de bebidas energéticas e, ao longo dos anos, construiu uma carreira respeitável, conquistando uma vitória e 10 pódios antes de sua mudança para a Red Bull.
No entanto, sua equipe anterior, a RacingPoint, optou por substituí-lo por Vettel em 2021, o que significa que Pérez ficou sem assento, apesar de ter terminado em quarto lugar no campeonato, o melhor resultado de sua carreira.
Assim, considerando as dificuldades de Albon, a RedBull rapidamente contratou o mexicano logo após a final de Abu Dhabi em 2020, já que na época não tinha nenhum piloto júnior capaz de substituir Alex.
Nyck de Vries, AlphaTauri AT04
Foto de: Erik Junius
Coulthard e MarkWebber também correram pela Red Bull, apesar de não terem passado por suas fileiras, assim como SebastienBourdais e Nyckde Vries na ToroRosso/AlphaTauri.
Todos os graduados da Red Bull Junior Team na F1
Piloto
Equipe(s) de F1
Ano(s) na F1
Títulos mundiais de F1
Vitantonio Liuzzi
Red Bull, Toro Rosso, Force India, HRT
2005-07; 2009-11
N/A
Scott Speed
Toro Rosso
2006-07
N/A
Christian Klien
Jaguar, Red Bull, HRT
2004-06; 2010
N/A
Sebastian Vettel
BMW-Sauber, Toro Rosso, Red Bull, Ferrari, Aston Martin
2007-22
4 (2010-13)
Sebastien Buemi
Toro Rosso
2009-11
N/A
Jaime Alguersuari
Toro Rosso
2009-11
N/A
Daniel Ricciardo
HRT, Toro Rosso, Red Bull, Renault, McLaren, AlphaTauri, RB
2011-24
N/A
Jean-Eric Vergne
Toro Rosso
2012-14
N/A
Daniil Kvyat
Toro Rosso, Red Bull, AlphaTauri
2014-17; 2019-20
N/A
Carlos Sainz
Toro Rosso, Renault, McLaren, Ferrari, Williams
2015 - presente
N/A
Max Verstappen
Toro Rosso, Red Bull
2015 - atual
4 (2021-24)
Brendon Hartley
Toro Rosso
2017-18
N/A
Pierre Gasly
Toro Rosso, Red Bull, Toro Rosso, AlphaTauri, Alpine
2017 - presente
N/A
Alex Albon
Toro Rosso, Red Bull, Williams
2019 - presente
N/A
Yuki Tsunoda
AlphaTauri, RB, Racing Bulls, Red Bull
2021 - 2025
N/A
Liam Lawson
RB, Red Bull, Racing Bulls
2023 - presente
N/A
Isack Hadjar
Racing Bulls, Red Bull
2025 - atual
N/A
Arvid Lindblad
Racing Bulls
A chegar para 2026
N/A
Quem são os atuais pilotos da academia?
Piloto
Ano de ingresso
Categoria em 2025
Oliver Goethe
2023
Fórmula 2
Enzo Tarnvanichkul
2023
Campeonato Eurocup-3/GB3
Tim Tramnitz
2023
Fórmula 3
Jules Caranta
2025
Eurocup-3
Rocco Coronel
2025
Campeonato Ginetta Junior
Christopher El Feghali
2025
F4 Espanhola
Scott Lindblom
2025
Campeonato Ginetta Junior, Campeonato da Arábia Saudita de F4
Fionn McLaughlin
2025
F4 Britânica
Ernesto Rivera
2025
Eurocup-3
Nikola Tsolov
2025
Fórmula 3
Chiara Battig
2025
F4 da Arábia Saudita
Mattia Colnaghi
2026
Eurocopa-3
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.