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Organizadores do GP da Austrália mudam pista para F1; entenda

Responsáveis pelo circuito de Albert Park ampliaram pitlane. Além disso, planejam aproveitar o adiamento até novembro para fazer uma reforma da pista

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, Sebastian Vettel, Ferrari SF90, Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, Charles Leclerc, Ferrari SF90, and the rest of the field as they head for the first corner

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Por vários anos, o projeto de reforma do circuito de Albert Park, em Melbourne, que sediou a primeira corrida de F1 na maioria das temporadas desde sua chegada ao calendário em 1996, esteve sobre a mesa. Antes da pandemia, que causou o cancelamento da edição de 2020 e obrigou os organizadores a remarcá-la para novembro de 2021, várias ideias já estavam sendo discutidas.

Em uma reunião no final do ano passado, foi levantada, em primeiro lugar, a questão do recapeamento da pista que até agora manteve o asfalto original, com o objetivo de a estar pronta para a edição de 2021. Em segundo lugar, foi necessário modificar algumas curvas (11, 12 e 13) para favorecer as ultrapassagens e melhorar o show.

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Os últimos ajustes do projeto estão previstos para 2022, tanto por conta da crise sanitária, quanto por coincidência com a chegada do novo regulamento técnico. No entanto, de alguma forma também não é impossível tentar fazer algo agora neste sentido.

Falando ao Speedcafe, o CEO da Australian Grand Prix Corporation, Andrew Westacott, explicou que uma grande mudança já foi feita com a expansão do pitlane. Esta é uma modificação pequena, mas que pode ter um impacto significativo no lado estratégico, pois deve permitir que o limite de velocidade no pit road passe de 60 km/h para 80 km/h, reduzindo significativamente o tempo total das paradas.

“Desde que o circuito foi construído e o pitlane montado - acho que os planos foram feitos em 1994-1995 para a primeira corrida em 1996 - os carros são maiores. Então, nós expandimos, abrindo a pista um pouco mais. Alargamos o pit lane em dois metros."

Sobre o adiamento da data do GP e como isso afeta os planos, Westacott observou: "O adiamento da corrida para novembro nos permite ver como podemos aproveitar essa janela e fazer o trabalho. Queríamos tentar fazer depois desse evento. Agora pode ser antes, já que é novembro e não mais em março."

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