Depois de tanto tentar, Sergio Perez levou a Sauber para o topo da tabela de tempos no terceiro dia da última bateria de testes pré-temporada. O mexicano e o time suíço quebraram o domínio da Red Bull com o melhor tempo registrado até o momento no circuito de Barcelona em 2011.
Depois de cortar uma chicane e cair de primeiro para quarto no dia inicial de testes, Perez fez valer a marca de 1min21s761, registrada em uma simulação de classificação, composta de voltas rápidas isoladas com pouco combustível pela manhã, impressionando os presentes na pista catalã. Nem um problema no Kers, que provocou uma bandeira vermelha durante o dia, tirou a alegria do estreante.
A Ferrari, que fornece motores para a Sauber, apareceu em segundo com Felipe Massa, 0s331 mais lento de Perez, mas ainda na faixa de 1min22s. A marca do brasileiro também foi feita em "stints" de uma única volta lançada, o que valoriza ainda mais o feito de Perez. No total, Massa acumulou 127 voltas, extraindo o máximo da confiabilidade do modelo F150th Italia.
De volta ao cockpit do RB7, Mark Webber colocou a Red Bull em terceiro, sete décimos mais lento com um carro relativamente leve, no momento em que o time austríaco e a Ferrari "disputaram" períodos de trechos curtos, comparando os tempos, como se fosse uma briga pela pole position.
Além de Massa, outro brasileiro esteve presente na pista e completou o chamado "G4": Rubens Barrichello. O veterano da Williams completou 105 voltas e ficou a 0s8 de Perez em uma volta lançada, enfrentando duas paradas na pista com o modelo FW33. Em seguida, veio o heptacampeão Michael Schumacher com a Mercedes, que começou o dia andando bem pesado e terminou com um novo pacote e o quinto tempo registrado em uma volta lançada.
Depois de passar mal no dia anterior, Nick Heidfeld assumiu o cockpit do Lotus Renault GP no período da tarde e completou o "top 6" com uma marca 1s7 mais lenta que Perez, mas quase sete décimos melhor que o parceiro Vitaly Petrov. O russo enfrentou problemas com o Kers pela manhã, completando só 24 voltas. Entre os dois ficou Heikki Kovalainen, com o carro do Team Lotus _que teve um radiador e um câmbio trocados pela manhã, quando Jarno Trulli estava no cockpit e só pôde dar seis voltas.
Já Force India, com Adrian Sutil, e Toro Rosso, com Jaime Alguersuari, focaram nos "stints" longos e não fizeram tempos competitivos, terminando em décimo e 11°, respectivamente. Atrás deles, ficou a Marussia Virgin de Jerome D'Ambrosio, que só não conseguiu ser mais rápido que Trulli.
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