Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025
Conteúdo especial

Projetista da McLaren de 1988 critica F1s atuais: "uma pena"

Gordon Murray lamenta perda de identidade e liberdade na Fórmula 1 com o passar das décadas

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17, Brendon Hartley, Scuderia Toro Rosso STR12, Carlos Sain

Projetista de carros que levaram Ayrton Senna e Nelson Piquet a títulos mundiais na Fórmula 1, Gordon Murray lamentou o momento atual do campeonato mundial. Para ele, é uma pena que atualmente todos os carros tenham praticamente o mesmo desenho.

"Não há muito o que dizer realmente sobre os carros atuais do ponto de vista da estética - acho que é uma pena", disse Murray.

"Eu não me importo com o fato de que eles estão totalmente dominados pela aerodinâmica, porque considero que os regulamentos os obrigam a parecerem praticamente iguais.”

"É o antigo negócio de colocar todos em uma sala, pintá-los de branco e dar a alguém 30 segundos para identificá-los. Eu não acho que conseguiria. Este é o pouco que eu realmente não gosto."

Murray acredita que teve sorte de ter trabalhado na F1 em um momento em que havia muito mais diversidade entre os carros, o que significava poder criar desenhos de carros distintos, como o Brabham BT52 de 1983.

"Eu estava na Fórmula 1 nos anos 70 e 80, e estas foram as duas décadas em que você teve mais liberdade, principalmente em onde colocar as principais massas no carro", disse Murray.

"Uma vez que os regulamentos passaram a ditar onde o piloto deveria estar, onde o combustível deveria estar e onde o motor deveria estar, tudo ficou preso. Antes, você poderia colocar o piloto atrás e na frente, o mesmo com combustível e motor."

Veja mais (em inglês):

Artigo anterior Conselho da FIA discute falta de segurança da F1 no Brasil
Próximo artigo Massa: GP do Brasil é importante para a Fórmula 1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros