Renault: relação com a Mercedes tornou Ocon opção “estranha”
Chefe da Renault na F1, Cyril Abiteboul admitiu que os laços de Esteban Ocon com a Mercedes contaram contra ele na decisão final para a dupla do time francês em 2019.
Esperava-se que o piloto da Force India fosse confirmado como parceiro de Nico Hulkenberg, mas o plano foi abandonado quando Daniel Ricciardo se colocou à disposição da equipe pouco depois do GP da Hungria.
Ocon seria emprestado à Renault pela Mercedes, mais ou menos nos mesmos moldes com que Carlos Sainz veio da Red Bull ao time em setembro do ano passado.
No entanto, a equipe tinha dúvidas para se colocar nessa situação mais uma vez a uma equipe rival, especialmente pro se tratar de uma outra fabricante.
“Foi uma decisão difícil”, disse Abiteboul ao Motorsport.com. “Acho que Esteban era uma ótima peça.”
“Fomos extremamente honestos em nossas decisões com as pessoas em torno de Esteban – já que sempre essas discussões não são diretamente com o piloto. Mas, no caso atual, era um pouco estranho, porque era uma concorrente, a Mercedes.”
“E tenho de dizer que é algo que estava na nossa mente, o fato de que mais uma vez tínhamos de debater com um concorrente a respeito de um piloto.”
“Estamos saindo dessa situação com Carlos com uma associação positiva e negativa. Tenho de aceitar o fato de que, sem conversar com a Red Bull, não teríamos tido Carlos neste ano, e acho que foi ótimo ter Carlos, então, no balanço, acho que fizemos algo bom no ano passado.”
“Mas ter de fazer isso de novo, por mais um ou dois anos, em 2019 e 2020, em anos em que, caso sigamos nosso plano, começaremos a competir com as equipes de ponta...”
“Ser dependente de uma equipe de ponta, um concorrente, por um recurso muito importante, estava começando a sentir um pouco estranho.”
“Não foi isso que interrompeu o acordo, caso contrário não teríamos começado a considerar Esteban no começo de tudo. Mas era algo que estava realmente na nossa mente.”
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.