Ricciardo lidera primeiro treino apertado na Alemanha
Australiano da Red Bull fechou sessão de retorno da F1 a Hockenheim com apenas 0s004 de vantagem para Hamilton
Daniel Ricciardo liderou uma apertada primeira sessão de treinos livres para o GP da Alemanha, superando Lewis Hamilton por apenas 0s004.
Ao longo da atividade, o australiano da Red Bull se alternou na liderança com nomes como Valtteri Bottas, Max Verstappen e o próprio Hamilton, mas registrou, a 14 minutos para o fim, o tempo de 1min13s525 com pneus ultramacios - os mais moles e rápidos do fim de semana.
Isso foi o suficiente para colocá-lo na ponta da tabela, com uma pequena margem para Hamilton. Verstappen, que fechou em terceiro, também ficou próximo, a 0s189 de distância.
Porém, a manhã não foi apenas de boas notícias para Ricciardo, já que a Red Bull confirmou que trocou peças em seu motor e, assim, fará com que o australiano inicie a prova de domingo no fundo do grid.
O líder do campeonato, Sebastian Vettel, ficou com a quarta melhor marca, enquanto que Kimi Raikkonen fechou em sexto – entre eles veio Bottas, que anunciou sua renovação de contrato com a Mercedes pela manhã.
Foi a primeira vez que os carros da nova geração da F1, com maior pressão aerodinâmica e pneus mais largos, andaram no circuito de Hockenheim, há que a pista ficou de fora do calendário em 2017. O tempo já ficou próximo do recorde absoluto, estabelecido por Michael Schumacher em sua pole position em 2004 1min13s306.
A Haas mais uma vez se estabeleceu como a “melhor do resto”: Romain Grosjean foi o sétimo, com Kevin Magnussen em oitavo. A dupla, porém, já veio a mais de 1s de distância de Ricciardo. Charles Leclerc, da Sauber, e Nico Hulkenberg, da Renault, fecharam os dez melhores.
O alemão passou por um susto durante o treino, já que escapou da pista em alta velocidade na curva 12, precisando passar pela caixa de brita até conseguir retornar à pista. Ele também foi criticado por Fernando Alonso, que o chamou de "amador" pelo rádio ao sentir que o piloto da Renault impediu suas ações na curva 2.
A sessão teve participação de dois pilotos reservas. Nicholas Latifi, que substituiu Esteban Ocon na Force India, fechou em 17º, enquanto que Antonio Giovinazzi, no lugar de Marcus Ericsson na Sauber, foi o 19º.
A sessão de Giovinazzi foi atrapalhada após a carenagem de seu motor se soltar de seu carro. Ele teve de voltar ao box com a unidade de potência da Ferrari parcialmente exposta.
No começo do treino, Pierre Gasly se queixou de problemas na direção de sua Toro Rosso e escapou na curva 12, o que lhe rendeu danos na carenagem ao atingir uma zebra.
Já a McLaren teve programação limitada, já que os carros de Alonso e Stoffel Vandoorne passaram a maior parte do tempo na garagem, com trabalho de acerto sendo feito em ambos. Vandoorne deu 14 voltas e terminou em último, enquanto que Alonso completou só 13.
Primeiro treino livre:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 22 | 1'13.525 | |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 29 | 1'13.529 | 0.004 |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 34 | 1'13.714 | 0.189 |
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 23 | 1'13.796 | 0.271 |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 30 | 1'13.903 | 0.378 |
6 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 24 | 1'14.267 | 0.742 |
7 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 29 | 1'14.691 | 1.166 |
8 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 28 | 1'14.853 | 1.328 |
9 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 25 | 1'15.097 | 1.572 |
10 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 32 | 1'15.282 | 1.757 |
11 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 29 | 1'15.415 | 1.890 |
12 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 13 | 1'15.544 | 2.019 |
13 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 32 | 1'15.629 | 2.104 |
14 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 10 | 1'15.769 | 2.244 |
15 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 36 | 1'15.864 | 2.339 |
16 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 34 | 1'15.876 | 2.351 |
17 | 34 | Nicholas Latifi | Force India | Mercedes | 27 | 1'16.023 | 2.498 |
18 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 32 | 1'16.071 | 2.546 |
19 | 36 | Antonio Giovinazzi | Sauber | Ferrari | 23 | 1'16.136 | 2.611 |
20 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 14 | 1'16.149 | 2.624 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.