Ricciardo lidera TL3 em Mônaco por 0s001; Verstappen bate
Australiano registra o melhor tempo nos instantes finais do treino, pouco depois de Verstappen, que liderava, provocar grandes danos em seu carro com acidente
A Red Bull mostrou que de fato chegará à classificação do GP de Mônaco de F1 como a grande força a ser batida. O time obteve mais uma dobradinha no terceiro treino livre do fim de semana, novamente com Daniel Ricciardo na ponta, mas sofreu um contratempo indesejado com um acidente de Max Verstappen nos instantes finais.
O holandês ditava o ritmo do treino, com 1min11s787. Porém, a apenas oito minutos para o fim, o piloto do carro #33 atingiu a barreira de proteção interna da entrada da chicane da Piscina, quebrou a suspensão e, com o dano, não pôde evitar um novo impacto na saída do complexo, com mais força.
Com isso, seu carro sofreu danos na porção da frente, sobretudo no bico e na suspensão dianteira direita. A sessão foi brevemente interrompida com bandeira vermelha para a remoção do carro e a retirada dos detritos, e os mecânicos da Red Bull já se preparavam para o trabalho extra antes da classificação.
Houve tempo para que a pista fosse liberada para atividades nos minutos finais. Ricciardo, então, retornou para marcar 1min11s786, superando o companheiro de equipe por apenas 0s001. É a melhor marca do fim de semana até então, e, consequentemente, trata-se do novo recorde absoluto da pista de Mônaco.
No entanto, a Red Bull desta vez viu a concorrência mais próxima. Sebastian Vettel foi terceiro colocado, a apenas 0s2 de Ricciardo, com Kimi Raikkonen, o quarto, 0s1 atrás do alemão.
Já a Mercedes pintou como terceira força. Lewis Hamilton foi o quinto, enquanto que Valtteri Bottas veio a seguir. O finlandês também teve seu susto, quando colidiu de leve com as barreiras de proteção na saída da curva St. Devote.
A Toro Rosso, com Brendon Hartley e Pierre Gasly, além de Carlos Sainz (Renault) e Sergey Sirotkin (Williams) completaram os dez mais rápidos do treino. Já a Haas, que aparecia com frequência como quarta força do grid, teve dificuldades ao ver Romain Grosjean em 18º, logo à frente de Kevin Magnussen.
Treino livre 3:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 23 | 1'11.786 | 167.347 | ||
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 14 | 1'11.787 | 0.001 | 0.001 | 167.345 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 23 | 1'12.023 | 0.237 | 0.236 | 166.796 |
4 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 26 | 1'12.142 | 0.356 | 0.119 | 166.521 |
5 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 26 | 1'12.273 | 0.487 | 0.131 | 166.219 |
6 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 27 | 1'12.356 | 0.570 | 0.083 | 166.029 |
7 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 25 | 1'12.752 | 0.966 | 0.396 | 165.125 |
8 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 23 | 1'12.761 | 0.975 | 0.009 | 165.104 |
9 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 24 | 1'12.850 | 1.064 | 0.089 | 164.903 |
10 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 23 | 1'12.854 | 1.068 | 0.004 | 164.894 |
11 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 25 | 1'12.874 | 1.088 | 0.020 | 164.848 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 23 | 1'12.940 | 1.154 | 0.066 | 164.699 |
13 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 22 | 1'13.025 | 1.239 | 0.085 | 164.508 |
14 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 26 | 1'13.112 | 1.326 | 0.087 | 164.312 |
15 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 25 | 1'13.279 | 1.493 | 0.167 | 163.937 |
16 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 26 | 1'13.595 | 1.809 | 0.316 | 163.233 |
17 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 25 | 1'13.644 | 1.858 | 0.049 | 163.125 |
18 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 21 | 1'13.881 | 2.095 | 0.237 | 162.602 |
19 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 20 | 1'14.192 | 2.406 | 0.311 | 161.920 |
20 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 28 | 1'14.221 | 2.435 | 0.029 | 161.857 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.