Conteúdo especial

Saiba quais carros e categorias mais rápidos do mundo

A F1 é a principal série do esporte a motor, mas será também a mais rápida?

Valtteri Bottas, Williams FW38

Foto de: Williams F1

Um fã de esporte a motor sabe que diferentes categorias não são comparáveis, mas existem aspectos de cada uma delas que as fazem se tornar suas favoritas. A Fórmula 1, por exemplo, é o auge do automobilismo de muitas maneiras, embora alguns a considerem em declínio. Mesmo assim, um carro de F1 realmente é o mais rápido em uma pista de corrida?

Claro, carros de Fórmula 1 são máquinas construídas propositadamente para ir mais rápido em uma pista específica. Puxando 5GS em uma velocidade média de 260km/h é uma festa para os olhos. No entanto, as pistas têm visto máquinas mais rápidas.

Na semana das 500 Milhas de Indianápolis de 2016, Townsend Bell chegou a 242 milhas por hora, o que se traduz em 389,4 km/h. São mais de 17 quilômetros por hora mais rápido do que o carro mais rápido da F1 em uma corrida, que foi a Williams de Antonio Pizzonia em 2004, no GP da Itália, que atingiu a velocidade máxima de 372km/h.

No entanto, a Fórmula 1 está ficando mais rápida e seus circuitos estão ficando mais planos. Extra-oficialmente, Valtteri Bottas também da Williams foi a 378km/h em Baku e o ar rarefeito do México deve proporcionar velocidades semelhantes, como aconteceu no ano passado.

Além disso, carros devem ficar ainda mais rápidos com os novos regulamentos, que trazem novos elementos aerodinâmicos e pneus mais largos. Fala-se na melhoria de quatro segundos por volta.

Mas existem grandes elementos desafiadores e bastante variados. A moto da MotoGP vai de 0 a 200 km/h em 4,8 segundos, quase meio segundo mais rápida do que um carro de F1. Isso pode ser atribuído ao fato de que as motos têm pouco mais de 240cv, mas pesa apenas 157 kg, o que representa quase um terço de um carro de Fórmula 1. A moto da MotoGP mais rápida chega até 355 km/h no fim da reta de Mugello, o que é impressionante.

Outra concorrente usa cockpit fechado. Construído apenas para vencer uma das corridas mais prestigiadas de todos os tempos, as 24 Horas de Le Mans, os protótipos da LMP1 são assustadoramente tecnológicos, provavelmente os mais avançados no esporte.

Com seus sistemas de recuperação de energia, os carros da LMP1 podem chegar a mil cavalos em determinados momentos, um número que os tornam o mais poderosos no automobilismo. Carros de F1 estão se aproximando dessa marca, mas em dois anos, os carros da LMP1 terão novos regulamentos que podem lhes dar 500 cavalos adicionais. 

O Circuito das Américas, ou COTA para os mais íntimos, acolhe a MotoGP, WEC e Fórmula 1 em uma temporada, o que nos dá a ferramenta perfeita de comparação para determinar as diferenças dessas máquinas ferozes.

Vamos começar com um carro de produção, a McLaren P1. Esta maravilha híbrida completa uma volta no COTA em 2 minutos e 17 segundos. Impressionante, como o P1 é um supercarro bem respeitado.

Mas a Ferrari 458 GTE, competindo na classe GTE Pro no WEC, faz voltas 14 segundos mais rápidas. Os carros GTE deste ano são ainda mais rápidos, por isso há a possibilidade de que eles possam vir a baixar a marca em dois minutos.

Em seguida, vem uma moto da MotoGP, com 2min02s1, que é mais rápida do que o que temos visto até agora, mas longe de ser o mais rápido.

Um carro LMP1 nas 6 Horas de Austin pode completar uma volta na pista em 1min47s8, se não houver uma chuva torrencial, como normalmente acontece.

Um Fórmula 1 mostra realmente porque tem os carros mais rápidos do mundo, com uma volta mais rápida de 1min39s3. O COTA é, naturalmente, um "Tilkódromo", o nome que tem sido dado às pistas projetadas pelo renomado designer Hermann Tilke, o que torna o COTA o circuito mais adequado para a Fórmula 1 do que para qualquer outra categoria. 

Chega de eficiência! Jogue no lixo a recuperação de energia. Vamos falar de velocidade sem precedentes e irracional.

National Hot Rod Association. Uma corrida de drag abrange 400 metros, mas os dragsters da NHRA são tudo, menos regular, normal ou dentro do padrão. As velocidades são tão altas que eles correm a uma distância reduzida de 305 metros. Estas máquinas loucas tem picos de potência 11.000 cavalos e usa uma mistura de metanol e nitrometano. Um dragster pode acelerar de zero a 160 kmh em apenas 0s8 segundos e pode atingir velocidades máximas de 539 km/h. 

Você poderia pensar que terminaríamos aqui. Os 11 mil cavalos de potência desses dragsters loucos não são nada. Multiplique por dez e você chega ao ThrustSSC, o carro movido a jato mais rápido com seus 110.000 cv. Já se passaram quase 20 anos desde que Andy Green quebrou o recorde de velocidade em terra com um ThrustSSC com 1.227,986 km/h, o primeiro recorde de velocidade terrestre supersônico, o que significa que esta aeronave terrestre foi a primeira coisa com as rodas no chão que foi mais rápida do que a velocidade de som.

Dito isto o novo alvo para o recorde de velocidade terrestre é 1.600 km/h com novo projeto da BloodhoundSSC, e em alguns anos, poderemos ver o recorde de velocidade terrestre ser quebrado, mais uma vez.

Townsend Bell atingiu a marca de 389,4 km/h em Indianápolis neste ano.
Extraoficialmente, Valtteri Bottas chegou a 378 km/h em Baku
No fim da reta de Mugello se consegue chegar a 355 km/h.
Um carro da LMP1 dá uma volta em Austin em 1min47s
Uma McLaren P1 faz uma volta em 2min17s no mesmo circuito.
A Ferrari F458 é 14 segundos mais veloz do que a McLaren.
COTA Tur Zamanı Karşılaştırması
Um dragster consegue chegar a 539 km/h.
O ThrustSSC tem 110.000 hp e já atingiu 1.227,986 km/h.
O BloodhoundSSC buscará a incrível marca de 1.600 km/h.
10

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vandoorne avalia outras opções em caso de recusa da McLaren
Próximo artigo Para Red Bull, não falta nada para superar a Ferrari

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil