Depois de uma temporada de resultados modestos e questionamentos sobre seu talento, Michael Schumacher entra em 2011 com as melhores expectativas possíveis a bordo do carro da Mercedes.
O modelo W02 se mostrou forte na pré-temporada, terminando a última bateria de testes coletivos, disputada em Barcelona, na Espanha, com o melhor tempo no resultado combinado dos cinco dias. E, em entrevista à agência alemã "SID", se mostrou contente com o trabalho feito nas últimas semanas. E muito cauteloso.
"Definitivamente, estamos na direção certa. Devemos estar em uma boa posição neste ano, mas não quero dizer que já temos um carro vencedor, pois prefiro esperar as corridas iniciais. De qualquer forma, com este carro nós seremos capazes de brigar pelas primeiras posições, e isso é bom. A equipe fez um ótimo trabalho."
O alemão de 42 anos também se diz renovado, apesar da idade, e que nada mudou em sua performance. "Nunca achei que voltaria após três anos e que tudo seria como antes. Sou realista a este respeito... É claro que a readaptação levou mais tempo do que esperava, mas fui sempre claro que isso seria difícil e não teria garantias de sucesso. Sou o tipo que fica encorajado pelos desafios."
Por fim, Schumacher credencia sua equipe para brigar pelo campeonato. "Estamos conversando sobre um esporte altamente complexo, competitivo e desafiador, então você não pode esperar que tudo funcione como desejado. É importante continuar forte e concentrado no trabalho. Nós fizemos isso e estou convencido de que a Mercedes será uma candidata ao título."