Sem impressionar nos treinos, chinês da HRT quer ser titular em 2013
Em entrevista ao Lance!, Ma Qing Hua diz que encontrou "pedaço do corpo que faltava" e pede mais oportunidades
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
Ma Qing Hua está entrando aos poucos no circo da Fórmula 1. Este ano ele já participou de três sessões de treinos livres, pela equipe mais lenta do grid, a HRT. Com esse feito, já se tornou o primeiro chinês a participar de um final de semana de GP na F1. Mas ele quer mais. Apoiado por empresas chinesas e espanholas, Hua quer vaga de titular na equipe em 2013.
“Encontrei o pedaço que faltava no meu corpo”, disse o chinês em entrevista ao jornal Lance!. “É um carro que me deixa muito confortável e a maior dificuldade está em levá-lo ao limite o tempo inteiro. E é um limite muito alto, muito mais do que podemos imaginar”, definiu.
Em relação aos tempos de volta, Ma Qing não conseguiu números expressivos nas três sessões das quais participou. Normalmente ficou a 1s5 de seu companheiro Pedro de La Rosa, mas, mesmo assim, acha que pode ser titular no ano que vem.
“Se tiver a chance de ser titular no ano que vem, quero aproveitá-la. É um aprendizado continuo e, com mais tempo, saberei encontrar o limite de cada acerto, cada composto e cada pista”, afirmou. “Minha experiência é pequena em relação aos outros pilotos, mas só preciso de mais tempo para ganhar confiança”.
O piloto também contou ao jornalista Luis Fernando Ramos como é a situação do automobilismo na China. O esporte ainda é pouco praticado, mas o quadro tem mudado.
“O esporte a motor na China começou há cerca de quinze anos, quando surgiram as primeiras corridas oficiais organizadas por uma associação recém-criada. Começamos completamente do zero. O kartismo existia apenas nos grandes centros, como Xangai, Beijing ou Guangzhou. Mas cresceu muito rápido, num período curto de tempo. Já em 2004 tivemos o primeiro GP de F-1 e depois vieram MotoGP, Le Mans Series, V8 Supercars. Também criamos uma série de campeonatos locais para karts, carros de turismo e de fórmula. A cada ano cresce ainda mais”, explicou.
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