Symonds prevê aumento de até 25% no som da F1 em 2016
Mudanças no escapamento e no sistema dos turbos permitirão que carros sejam mais ‘barulhentos’
Uma das principais reclamações dos fãs da Fórmula 1 desde a volta dos motores turbo foi o som emitido pelos novos propulsores de 1,6 litro e seis cilindros em ‘V’, significativamente diferentes e mais baixos quando comparados aos antecessores – motores V8 aspirados, de 2,4 litros.
A categoria resolveu fazer alterações relacionadas ao tema para esta temporada, o que teoricamente deve ‘aumentar o volume’ dos carros em 2016.
Pat Symonds, diretor técnico da Williams, falou sobre o tema durante o Autosport Show e explicou as modificações aprovadas na última reunião do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Segundo Symonds, além da válvula de escape adicional que será introduzida, o aumento do som passará também pela válvula de alívio (wastegate, em inglês), que exercerá papel importante no sistema.
"No passado, a válvula de alívio era instalada diretamente no cano de escape principal. Em motores modernos, essa válvula não abre muito, pois há meios mais eficientes de controlar o excesso de energia”, disse.
“Na classificação, ela fica um pouco aberta; na corrida, praticamente fechada. Na nova configuração de escape, o som deve aumentar em 14% com a válvula fechada, com ela aberta, o aumento deve ser de 20% a 25% em relação ao que temos hoje” afirmou.
Symonds ainda não sabe ao certo como e em que intensidade o som dos caros da F1 em 2016 será, mas ele espera mudanças que tragam um pouco da era turbo que vigorou na categoria entre 1977 e 1988.
“Ainda não ouvimos a nova configuração na pista, mas acredito que teremos alguns dos antigos sons característicos dos motores turbo – os assobios e estouros. Mas vamos aguardar e ver o que a pista nos mostra”, completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.