Times grandes querem nova associação de equipes na F1
Principais escuderias do grid da categoria querem proteger interesses financeiros e vantagens após aquisição da F1 pelo Liberty Media
Segundo apurou a Autosport, publicação do grupo do Motorsport.com, o grid da Fórmula 1 tem interesse na criação de uma nova associação de equipes, que atuaria coletivamente para assegurar que as equipes atualmente protegidas pelo bônus do Mundial de Construtores continuem com os direitos garantidos.
Tal bônus hoje se aplica a Mercedes, Red Bull, Ferrari e McLaren, garantindo a estes times o recebimento preferencial em pagamentos feitos pelos donos dos direitos comerciais da categoria.
O Liberty Media, que adquiriu a F1 recentemente, classificou o sistema de pagamentos da categoria como injusto e como uma fonte de conflitos, colocando como objetivo a reforma do sistema. Isso pode colocar o grupo e os beneficiários do bônus em rota de colisão.
Quando questionados pela Autosport, nenhum dos membros das equipes confirmou que existe um movimento para a criação de uma nova associação dos times, mas não houve negativa quando perguntados se há conversas acontecendo.
Um deles, que pediu para não ter o nome revelado, admitiu: "Estamos preparados para entrar em reuniões e conversas, mas o progresso de tais conversas talvez seja pesado, pois alguns times vão tentar manter os privilégios. Devemos trabalhar juntos para o bem da F1 e ajudar o Formula One Group."
A FOTA (Formula One Teams Association) foi criada em 2008 para agir como uma voz coletiva em uma época de disputa política acirrada sobre como a F1 vinha sendo conduzida pela FOM (Formula One Management) e pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Em 2014, entretanto, a FOTA deixou de existir em meio a muitos conflitos devido aos acordos entre FOM e os times beneficiados pelo bônus.
Ainda não está claro como a nova associação serviria aos interesses de todas as equipes em vez de beneficiar somente os que já estão em posição privilegiada em termos financeiros.
Um chefe de equipe independente chegou a falar em duas associações - uma para os times que recebem o bônus, outra para representar os interesses dos times independentes.
Anthony Rowlinson and Dieter Rencken
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.